Future Labs Hotel é projeto piloto em Setúbal
A Escola de Turismo e Hotelaria de Setúbal e o NEST – Centro de Inovação do Turismo juntam-se no projeto Future Labs Hotel.

Publituris
Bernardo Trindade reeleito como presidente da AHP para o triénio 2025-2027
Sacavém acolhe 48ª agência da rede Bestravel
Turismo na Ásia e Pacífico está a recuperar a todo o vapor
Princess Cruises promove cruzeiros pelo Japão em junho e julho
Europa é o continente mais afetado pelo aquecimento global
Pinto Lopes Viagens propõe circuitos associados à literatura
CTP tem dúvidas sobre eficácia da “Via Verde para a Imigração” mas prefere “acordo com falhas do que nenhum”
Solférias aproveita nova rota da TAP entre Faro e Funchal e lança programação especial
Turismo da Tailândia lança 12ª edição do passatempo online
Pavilhão de Portugal já é destaque na Expo de Osaka
A Escola de Turismo e Hotelaria de Setúbal e o NEST – Centro de Inovação do Turismo juntam-se no projeto Future Labs Hotel que vai ser implementado no Hotel-Escola de Setúbal para promover a aceleração da inovação aplicável à hotelaria.
O objetivo, segundo o comunicado do Turismo de Portugal, é melhorar a experiência do turista, usando o espaço do Quartel 11 Boutique Hotel como ecossistema de inovação e laboratório de ideias tecnológicas. “O turismo é um produto emocional. O turista pode gostar de tudo numa cidade, mas se for mal atendido num hotel, a experiência pode tornar-se negativa”, exemplificou Roberto Antunes, diretor executivo do NEST – Centro de Inovação do Turismo.
“A premissa deste projeto assenta no conhecimento do hóspede, na identificação e antecipação das suas necessidades e expectativas. O Future Labs Hotel pretende também identificar lacunas tecnológicas, de forma a otimizar serviços e custos e promover a sustentabilidade do negócio”, revela a nota de imprensa.
Uma equipa da escola ficará responsável por recolher informação no terreno (big data) e o NEST identificará eventuais parceiros tecnológicos para desenvolver serviços e aplicações tecnológicas.
As áreas de atuação previstas são o Atendimento, Quartos, Cozinha e Área Envolvente, ligando o espaço do hotel aos pontos de interesse turístico da região, e “constituindo uma alavanca de conhecimento do setor e uma oportunidade de treino de capacidades para quem, no futuro, irá trabalhar e liderar no setor do turismo”.
O Future Labs Hotel é uma iniciativa que parte de um espaço hoteleiro real – para já o Hotel-Escola de Setúbal, mas com perspetivas de expansão para outras unidades -, para desenvolver serviços e aplicações tecnológicas suportadas por dados.