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Montijo, falências na aviação, novos cruzeiros e muitas rotas

2019 foi marcado pelas falências de companhias aéreas e pelo Estudo de Impacte Ambiental do Aeroporto do Montijo, que fez correr muita tinta. Mas também houve notícias positivas.

Inês de Matos
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2019 foi marcado pelas falências de companhias aéreas e pelo Estudo de Impacte Ambiental do Aeroporto do Montijo, que fez correr muita tinta. Mas também houve notícias positivas.

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2019 foi marcado pelas falências de companhias aéreas e pelo Estudo de Impacte Ambiental do Aeroporto do Montijo, que fez correr muita tinta. Mas também houve notícias positivas.

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O ano começou com notícias positivas na aviação. A 8 de janeiro, a ANA – Aeroportos de Portugal e o Governo assinavam o acordo de financiamento do aeroporto do Montijo, que previa a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa até 2028 e a transformação da base aérea do Montijo em aeroporto, num investimento de 1,15 mil milhões de euros. Era o primeiro passo concreto para a construção do Aeroporto do Montijo, cuja urgência se tornou mais clara quando se ficou a saber que os aeroportos nacionais tinham atingido, em 2018, 55 milhões de passageiros, depois de um crescimento de 6,8%. Era mais um recorde, apesar do aeroporto de Lisboa estar esgotado, como denunciaram os players do setor ao longo do ano.
Também na TAP existiam boas notícias. A companhia começava o ano a receber dois aviões A330-900neo – o primeiro tinha chegado em dezembro de 2018 – e, no fim do mês, ficou a saber-se que transportara 15,8 milhões de passageiros em 2018, num aumento de 10,4%.
Mas as notícias positivas não duraram muito. A 28 de janeiro, a Vueling anunciava o fim da rota Funchal-Barcelona, que tinha começado em 2015, naquela que foi a primeira de uma série de notícias negativas para a Madeira, que receberia mais uma ‘bomba’ em fevereiro: a falência da Germania, que suspendeu de imediato todos os voos, incluindo os que operava para a Madeira e Faro. O fim da operação, denunciava a Associação de Turismo do Algarve (ATA), implicaria uma quebra de 25 mil turistas alemães na região e levantava grandes preocupações.
No início de fevereiro, chegou a informação de que a SATA se preparava para abandonar a rota de Providence, nos EUA, e que a Airbus deixaria de fabricar o A380, o maior avião comercial do mundo, depois da Emirates ter desistido da encomenda que tinha pendente, deixando o avião sem uma “carteira de pedidos substancial”, explicava a Airbus.
Em março, era a vez da LATAM Airlines anunciar um reforço da rota Lisboa-São Paulo, que passava para seis voos por semana, numa operação que tinha arrancado em setembro de 2018 e que, em outubro, passaria a voos diários.

Crise da Boeing e prejuízos da TAP
O mundo da aviação sofreria novo abanão em março, depois da queda inexplicada do B737-MAX da Ethiopian Airlines. O impacto da queda do aparelho não se fez esperar e, no dia seguinte, as ações da Boeing começavam a desvalorizar, já que não era a primeira vez que um destes aviões se despenhava sem explicação aparente. No dia 12 de março, a União Europeia proibiu todos os voos do B737-Max e poucos dias depois os EUA tomaram a mesma decisão, o que levou à paragem forçada de milhares destes aparelhos em todo o mundo e a uma crise sem precedentes, já que os avões continuaram parados até final do ano.
Março ficou também marcado pela notícia de que a TAP pretendia levar o programa de Stopover para o Brasil, depois do sucesso obtido em Portugal, mas o mês não acabaria sem que fossem conhecidos os prejuízos da TAP em 2018, que ascenderam 118 milhões de euros, iniciando um mal-estar entre os acionistas privados da companhia e o Estado, ou o Governo, que representa o Estado, que tem 50% de capital da TAP. “Foi um ano difícil”, admitiria Miguel Frasquilho, chairman da companhia aérea.
Na TAP, março foi também mês de inauguração das rotas para Telavive, Dublin e Basileia, à partida de Lisboa, e, dois dias depois, era a easyJet que inaugurava a rota Porto-Málaga.
Em março, nova falência no mundo da aviação, com islandesa Wow Air a cessar operações por problemas financeiros, enquanto, em abril, era a vez da indiana Jet Airways suspender a operação por falta de financiamento. As insolvências não afetariam, no entanto, Portugal, já que nenhuma destas companhias aéreas voava para território nacional.
Março trouxe ainda novidades nos cruzeiros, com a MSC Cruzeiros a batizar, logo no segundo dia do mês, o MSC Belissima em Southampton, enquanto a empresa de cruzeiros fluviais CroisiEurope inaugurava o Amália Rodrigues, novo navio para navegar no Douro.

Crise dos combustíveis, novas rotas e prejuízos da SATA
Mas abril ficaria marcado pela greve dos motoristas de matérias perigosas, que parou o país e os aviões, pois os aeroportos ficaram sem combustível, levando o ministro do Ambiente a anunciar a construção de um oleoduto para abastecer o aeroporto da capital.
Ainda em abril, ficava concluído o Estudo de Impacte Ambiental do Aeroporto do Montijo; a Iberia comemorava 80 anos da rota Madrid-Lisboa e eram conhecidos os prejuízos de 2018 da SATA: 53,3 milhões de euros, montante que se somaria aos 27,9 milhões de prejuízos no primeiro semestre de 2019, levando à demissão do presidente António Teixeira, em novembro, que não conseguiu atingir os objetivos.
No quarto mês do ano, houve também novidades ao nível de rotas, com a Ryanair a abrir ligações entre Lisboa e Lourdes, enquanto a Volotea começou a voar entre o Porto e Bilbao, e a easyJet abriu ligações entre o Porto e Málaga. Nos cruzeiros, a Royal Caribbean International recebia o Spectrum of the Seas, novo navio para o mercado asiático.
Em maio, a situação na Venezuela degradava-se e os EUA cancelavam todos os voos para o país, depois de também a TAP ter cancelado um voo para Caracas, na sequência de um ataque a tiro à tripulação da Air Europa num hotel da capital venezuelana. Enquanto isso, no Canadá começavam as negociações para a compra da Transat A.T. Inc, dona da Air Transat, pela Air Canada. O acordo seria aprovado em agosto.
Ainda em maio, a Globalia anunciava a intenção de levar a Air Europa para o Brasil; a frota da TAP atingia 100 aparelhos, depois da chegada de mais um A330neo; e a Delta Air Lines começava a voar entre Boston e Lisboa. Nos cruzeiros, o destaque era o Celebrity Edge, inaugurado em dezembro de 2018, que fazia escala inaugural em Lisboa.
Junho começou com a abertura da Perfect Day at Cococay, ilha privada da Royal Caribbean nas Bahamas, mas ficaria marcado pela abertura das rotas da TAP para os EUA, que passou a voar para Chicago, São Francisco e Washington, aumentando para oito os destinos nos EUA.
No dia 18 de junho, a TAP abria mais duas rotas na Europa: Nápoles e Tenerife, e, no dia 21, a Finnair começava a voar para o Porto. Mas foi a 24 de junho que abriu uma das operações mais aguardadas, os voos diários da Qatar Airways, que passou a ligar Lisboa e Doha.

Prémios da TAP e Montijo
No final de junho, eram os prémios da TAP – que pagou quase 1,2 milhões de euros em prémios a 180 funcionários – que davam que falar, causando polémica depois dos prejuízos de 2018, o que gelou definitivamente as relações entre o Estado e os acionistas privados.
E também julho foi fértil em novas rotas, principalmente à partida do norte, com a TAP a abrir voos entre o Porto e Bruxelas, enquanto a Emirates passava a voar da cidade Invicta, com quatro voos por semana. No dia 3, foi a vez da TAP iniciar a operação entre Lisboa e Conacri.
A 9 de julho, França anunciava uma ecotaxa para os voos desde território francês, que mereceu protestos por parte das companhias aéreas, porque a receita dessa taxa vai ser aplicada nos transportes rodoviário e ferroviário, concorrentes da aviação.
A meio do mês, chegavam os resultados dos aeroportos nacionais no primeiro semestre, que traduziam um novo recorde: crescimento de 7,2%, para cerca de 27,5 milhões de passageiros. Poucos dias depois, era conhecido o Estudo de Impacte Ambiental do Montijo, que dava luz verde à infraestrutura, apesar de identificar riscos. Arrancava então o período de consulta pública, que terminaria a 20 de setembro e, ao longo do qual, várias organizações ambientalistas se pronunciaram contra a infraestrutura, assim como a autarquia da Moita.
Também em julho, começavam os rumores de que a euroAtlantic airways, companhia do empresário Tomaz Metello, tinha sido vendida à I-Jet Aviation. Os rumores foram negados, mas as negociações confirmadas e o negócio seria concretizado a 15 de novembro.

Ryanair e falência Aigle Azur
O mês de agosto foi fértil em notícias sobre a Ryanair. Primeiro foi a greve dos tripulantes de cabine portugueses da low cost, que agendaram uma paralisação entre 21 e 25 de agosto, período de férias por excelência, levando o Governo a decretar serviços mínimos reforçados, que retiraram impacto à greve. Mas foi a 7 de agosto que rebentou a ‘bomba’, quando a Ryanair comunicou o encerramento da base de Faro no início de 2020. João Fernandes, presidente da ATA, garantia que tudo seria feito para que “pessoas e aeronaves permaneçam no território” e, dias depois, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, reunia-se com a companhia em Dublin. As negociações surtiram efeito, já que a Ryanair desistiria de encerrar a base, apenas reduzindo a operação.
Em meados do mês, a TAP anunciava a intenção de estender a Ponte Aérea a Madrid e, no penúltimo dia do mês, a Beijing Capital Airlines retomava a operação entre Portugal e a China, desta vez com paragem em Xi’an.
Nos cruzeiros, foi em agosto que o MS World Explorer, primeiro navio da Mystic Cruises, do empresário Mário Ferreira, começou a operar e, em setembro, arrancavam mais duas rotas da TAP no Porto, primeiro para Munique e, depois, para Lyon. Poucos dias depois, os aeroportos nacionais voltavam a ser notícia por más razões, já que três infraestruturas estavam entre as que mais atrasos tinham registado no verão: Ponta Delgada, Terceira e Lisboa.
Setembro não começava da melhor forma e pior ficou ao serem conhecidos os problemas financeiros da Aigle Azur. Inicialmente, a companhia francesa anunciou a manutenção dos voos mas, no dia seguinte, suspendeu parte das ligações, incluindo a Portugal, e acabou por cancelar toda a operação, entrando em liquidação no final do mês. Em dois anos, era a 36.ª companhia aérea a desaparecer por insolvência.
No final do mês, a MSC Cruzeiros anunciava ainda o lançamento de uma marca de luxo e a Costa Cruzeiros adiava a inauguração do Costa Smeralda para 30 de novembro, devido a atrasos nos estaleiros.

Novos prejuízos da TAP e Air Europa
Antes do mês terminar, a TAP divulgaria ainda os prejuízos do primeiro semestre: 120 milhões de euros, mais uma machadada nas relações entre o Estado e os acionistas privados, levando a que, a partir daí, começassem os rumores de que David Neeleman – que juntamente com Humberto Pedrosa, do Grupo Barraqueiro, detêm 45% do capital da TAP, através do consórcio Atlantic Gateway – queria vender a sua parte da empresa.
A 9 de outubro, a KLM comemorava o seu centenário e, no final do mês, a TAP começava a voar para Banjul, na Gâmbia, enquanto a Asiana Airlines dava início aos voos entre Seul e Lisboa, numa operação de teste, até março de 2020.
Em outubro, houve ainda novas rotas da Ryanair, que passou a voar entre o Porto e Toulouse, bem como de Lisboa para Saragoça, enquanto a MSC Cruzeiros anunciava novo projeto para abrir uma ilha privada em Vanuatu, a Perfect Day at Lelepa. Já o Estudo de Impacte Ambiental do Montijo recebia parecer positivo da Agência Portuguesa do Ambiente, que impunha, no entanto, medidas compensatórias que surpreenderam a ANA – Aeroportos de Portugal.
Novembro arrancou com a inauguração, em Hamburgo, do MSC Grandiosa, poucos dias antes da companhia comemorar o 10.º aniversário em Portugal, e trouxe também a compra da Air Europa pelo Grupo IAG, dono da Ibéria e da British Airways, num negócio de mil milhões de euros. A easyJet também esteve em destaque ao abrir uma rota entre o Funchal e Berlim, lançando ainda a agência de viagens online easyJet Holidays.
No fim do mês, era notícia que a Lufthansa era a companhia melhor colocada para ficar com a parte de Neeleman na TAP, mas a transportadora alemã recusou alimentar especulações, e a AirHelp voltava a falar nos problemas dos aeroportos nacionais, revelando que Portugal era o país europeu com maior percentagem de voos com perturbações em 2019: 34%.
Já o início de dezembro trouxe a abertura da Ocean Cay MSC Marine Reserve, ilha privada da MSC Cruzeiros nas Bahamas, e chegava a informação de que a Costa Cruzeiros passava a ter gestão direta em Portugal, enquanto a Royal Caribbean International apresentava o renovado Oasis of the Seas, num investimento de 165 milhões de euros. Destaque ainda para a nova rota da easyJet Porto-Málaga, bem como para a frota da TAP, que ficou, finalmente, renovada a 100%. P

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Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton já foi inaugurado

A unidade hoteleira insere-se no edifício do antigo Grupo de Teatro Modestos, do qual foi recuperada a fachada e a antiga sala de espetáculos.

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A 6 de novembro a Hilton inaugurou mais um hotel no Porto, o Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton, no antigo Teatro Modestos.

Inspirado pela herança teatral do edifício que ocupa, o Cénica Porto Hotel conta com 126 unidades de alojamento, incluindo suites, além de um restaurante com um menu mediterrânico, o Dramatics Restaurant & Bar, liderado pelo chef Nuno Miguel. A nova unidade hoteleira oferece ainda um spa com piscina interior, jacuzzi, sauna e banho turco, várias salas para tratamentos, um ginásio equipado pela Technogym, um pátio e um jardim.

Dramatics Restaurant & Bar | Créditos: DR

Situado na Rua de Gonçalo Cristóvão, no centro do Porto, o hotel ocupa um edifício que em tempos integrou a Quinta de Santo António do Bonjardim, no início do século XIX. Em 1902, o local tornou-se a casa do Grupo de Teatro Modestos, ativo até à década de 1980.

Para preservar este legado, o hotel preservou a fachada original do edifício, como refere em nota de imprensa, além de transpor a herança teatral do edifício no design de interiores.

O espaço da antiga sala de espetáculos também foi recuperado, de acordo com o hotel, que indica em comunicado que este será um ponto de encontro para planos culturais e eventos privados.

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Soltour Travel Partners quer oferecer em Portugal muito mais que destinos de Sol & Praia

Também em Portugal, o objetivo da Soltour Travel Partners “é proporcionar às agências de viagens um portefólio mais amplo e não só de destinos de Sol & Praia que caracterizam o operador turístico”, declarou ao Publituris, o delegado da empresa no nosso país, Luís Alexandrino. E acrescentou que “com a Soltour Travel Partners, as agências de viagens vão poder beneficiar de um conjunto de soluções que será muito interessante tendo em conta os novos partners já anunciados.

Após um ano de 2022 considerado positivo, destacando-se os destinos das Baleares e Canárias, o delegado da Soltour Travel Partners em Portugal, Luís Alexandrino declarou ao Publituris que, “em 2023 esperamos superar os números de 2019, crescer e oferecer um portefólio completo de serviços aos nossos clientes, que são agências de viagens”.

O responsável avançou que “já temos toda a programação charter delineada e se consideramos os acordos que a Soltour Travel Partners, tem vindo a anunciar com os novos partners é um compromisso verdadeiramente ambicioso na operação turística”.

O que não se sabe, disse, “é como a venda se vai comportar face à escalada do custo de vida, e também não podemos ignorar que temos uma guerra na Europa, fatores estes que poderão condicionar a procura de viagens”.

Luís Alexandrino explica que depois de dois anos limitados pela pandemia, 2022, “foi o ano que nos permitiu fazer uma aposta mais ambiciosa nas operações das ilhas espanholas que foi um verdadeiro êxito. Tanto Maiorca como Menorca, houve necessidade de reforçar a operação dada a elevada procura. Operamos praticamente um charter diário, entre Porto e Lisboa”.

No que se refere ao longo curso, designadamente, Caraíbas, o delegado no nosso país do operador turístico de origem espanhola destacou que “primamos pela rentabilidade e não pela cota de mercado. Oferecemos às agências de viagens o preço justo e real que lhes permitiu obter mais benefício em comprar o produto Soltour tendo em conta o preço médio praticado”.

Operação de verão com novidades
Para este verão, a programação da Soltour à partida de Portugal é vasta e traz algumas novidades. Segundo Luís Alexandrino “retomamos a operação charter em voo direto de Lisboa para Samaná com a companhia  World2Fly, todas as sextas-feiras de 30 de junho a 08 de setembro, será um destino exclusivo Soltour”. Conta ainda que, como estreia, “temos o destino de Albânia com companhia Air Albânia onde operaremos de Lisboa e Porto, uma frequência semanal aos domingos de 25 de junho a 10 de setembro. Também retomamos a operação de Almeria do Porto às quartas-feiras de 01 de julho a 10 de setembro”.

Em relação às ilhas espanholas, entre Lisboa e Porto, “iremos operar com companhia Air Nostrum/Air Horizont as seguintes frequências:  Maiorca, contamos com nove frequências semanais; Menorca, com sete frequências semanais, Ibiza, três frequências semanais; Tenerife quatro frequências semanais e uma frequência semanal para destino Gran Canária, Lanzarote e Fuerteventura”.

Em 2023 esperamos superar os números de 2019, crescer e oferecer um portefólio completo de serviços aos nossos clientes, que são agências de viagens”

E há mais: O destino de Cabo Verde, será operado pela companhia Smartwings, para ilha do Sal de Lisboa e Porto às quartas-feiras de 28 de junho a 12 setembro e a Ilha da Boa Vista do Porto às terças-feiras de 27 de junho a 12 de setembro, enquanto o destino de Saidia será operado com três frequências semanais com a companhia Air Nostrum de Lisboa e Porto com início a 4 de junho a 24 de setembro.

Em relação às Caraíbas, “temos a operação exclusiva de Samaná de Lisboa e os destinos de Punta Cana e Riveira Maya de Lisboa e Porto, bem como Varadero de Lisboa com a transportadora aérea Wold2fly (partilhado) a partir de abril até final de outubro”, destacou ainda o responsável.

No entanto, a Soltour oferece ao mercado uma programação que se desenrola durante todo o ano. Neste caso, conforme sublinhou Luís Alexandrino, estão “os destinos das Caraíbas à partida de Lisboa e Porto com charter, e regular via Madrid. Contamos também com as cinco frequências semanais de Lisboa para Cancun em voo direto da TAP, onde temos lugares em garantia”.

Entre os destinos mais procurados pelo mercado português constam as ilhas espanholas. O delegado da Soltour em Portugal dá conta que “entre Baleares e Canárias, transportamos aproximadamente 30 mil passageiros. É certo que ainda não atingimos os números de pré pandemia, mas temos como objetivo este verão superar os números de 2019”.

Novas parcerias beneficiam Portugal
Se a empresa em Portugal vai beneficiar das novas parcerias recentemente anunciadas pela Soltour Travel Partners, Luís Alexandrino realça que “em 2021 anunciamos o partner  Smytravel que pelas razões conhecidas deixou de fazer parte da Soltour Travel Partners, onde os resultados foram francamente positivos. Agora a estratégia é dar continuidade ao projeto Soltour Travel Partners e como foi recentemente anunciado contamos com a Guest Incoming, WebBeds, Europamundo e Luxtours”.

Assegurou que a Soltour vai passar a oferecer ao mercado português todo esse conjunto de novo produtos. “O objetivo é proporcionar às agências de viagens um portefólio mais amplo e não só de destinos de Sol & Praia que caracterizam a Soltour. Com a Soltour Travel Partners, as agências de viagens vão poder beneficiar de um conjunto de soluções que será muito interessante tendo em conta os novos partners já anunciados”.

Da mesma forma, a nova linha de negócio das costas espanhola e Algarve “vai-nos permitir crescer substancialmente o produto de só hotel nas Costas espanholas e Algarve e oferecer as agências de viagens um produto mais amplo e competitivo”, concluiu.

Acordos e alianças com diferentes parceiros do setor

Durante os últimos meses do ano passado, a Soltour Travel Partners dedicou grande parte dos seus esforços à assinatura de novos acordos e alianças com diferentes parceiros do setor, a fim de oferecer os melhores produtos e serviços às agências de viagens. Com estas alianças, a empresa alargou o seu catálogo de produtos e melhorou a qualidade dos mesmos.
Com a WebBeds, última das parcerias que, desde o ano passado têm sido anunciadas pela Soltour Travel Partners, prevê a criação de um fornecedor de alojamentos com o objetivo de proporcionar uma maior cobertura de hotéis a todas as agências.
Com este acordo, a Soltour considera que aumentará exponencialmente a sua capacidade comercial para oferecer uma vasta gama de hotéis a partir de 2023.
De referir que a WebBeds é um dos principais fornecedores mundiais de serviços de alojamento e distribuição de produtos terrestres para a indústria de viagens, diferenciando-se pela escala global.
A empresa fornece serviços B2B através de mais de 430 mil hotéis distribuídos por todo o mundo, em mais de 16 mil destinos. Desta forma, a WebBeds tem contratos diretos com mais de 31 mil hotéis independentes e mais de 62 mil hotéis que fazem parte de cadeias globais. Trabalha atualmente com mais de 44 mil clientes e mais de 1.500 profissionais de viagens em mais de 50 países do mundo inteiro.
Pouco antes, e com vista a diversificar ainda mais a sua oferta de destinos, proporcionando maior competitividade às agências de viagens com as quais trabalha, a Soltour Travel Partners tinha anunciado a sua associação à Luxotour, operador de viagens com mais de 40 anos de experiência especializado em Marrocos, mas que trabalha outros destinos em vários continentes, como Egito,
Jordânia, Israel, Turquia, Cabo Verde, Senegal, Maldivas, Peru, Argentina e Canadá, entre outros, e tem a sua própria DMC em Marrocos e Tunísia.
Criada em 1980, a Luxotour disponibiliza programas turísticos completos com circuitos, estadias com voos, transferes, excursões e todo o tipo de produtos para mais de 100 destinos diferentes. Conta ainda com um departamento para grandes viagens, um para grupos e um terceiro para viagens de incentivos, disponibilizando os seus produtos exclusivamente através de agências de viagens.
Com a Europamundo, a empresa aliou-se para promover as viagens em circuitos internacionais. A Europamundo, que faz parte do Grupo JTB, fundado no Japão há mais de 110 anos, tem circuitos próprios em todos os continentes, exceto na Antártida, com 1.972 tours diferentes em 2022, 142 mil passageiros por ano (provenientes de 83 países) e 1.200 pontos de venda na Península Ibérica, permitindo aos viajantes descobrir a essência e a cultura de cada lugar de uma forma mais pessoal e exclusiva.
Este operador de circuitos internacionais se caracteriza por oferecer produtos flexíveis com viagens de três a 36 dias, dependendo das preferências de cada viajante, recorrendo à sua própria tecnologia que tem sido remodelada e melhorada ao longo dos anos.
Da mesma forma, a Soltour Travel Partners estabeleceu uma parceria com a Guest Incoming para lançar uma nova linha de negócios costeira especializada em sol e praia, que inclui as costas espanholas e o Algarve. A agência de viagens para o Mediterrâneo, que conta com contratação direta de cerca de dois mil hotéis, é considerada líder em serviços e novas tecnologias.
Costa Brava e Costa de Barcelona, assim como Costa Dorada, Costa Blanca (Benidorm-Gandia), Murcia, Costa del Sol (Torremolinos, Benalmadena, Fuengirola), Costa de la Luz (Matalascañas) e o Algarve são as zonas incluídas na nova linha de negócio. Na sequência do acordo com a DMC nasce o Soltour powered by Guest Incoming.

Sobre o autorCarolina Morgado

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Turismo

Nova Edição: O balanço de 2022 e as perspectivas para 2023 no turismo, os segredos da Allways, autocaravanismo e dossier tecnologia

A primeira edição de 2023 do Publituris tem com tema principal o balanço de 2022 e as perspectivas para 2023 feitas por alguns ‘stakeholders’ do setor do turismo. Além disso, a edição revela os segredos do “luxury” da Allways Unique Travel Designers, o segmento do autocaravanismo e um dossier sobre tecnologia no turismo.

Publituris

A primeira edição do jornal Publituris faz capa com um balanço de 2022 e as perspectivas para o ano que agora se inicia. Para o efeito, o jornal Publituris ouviu vários intervenientes do setor que antecipam um ano incerto em, por isso, com um otimismo moderado.

A crescente inflação, subida das taxas de juros, menor rendimento disponível por parte das famílias, além da guerra na Ucrânia foram os problemas mais apontados por Francisco Calheiros (CTP), João Fernandes (Turismo do Algarve), Pedro Machado (Turismo do Centro), António Marques Vidal (APECATE), Luís Araújo (Turismo de Portugal), Berta Cabral (Turismo dos Açores), Vítor Costa (Turismo de Lisboa), Eduardo Jesus (Turismo da Madeira), Vítor Silva (Turismo do Alentejo), Eduardo Santander (ETC), Julia Simpson (WTTC), Pedro Costa Ferreira (APAVT), Adriano Portugal (Mercado das Viagens), Álvaro Vilhena (Viajar Tours), Luís Henriques (Airmet), Tiago Encarnação (Lusanova), Amaro Correia (Iberobus), Eduardo Cabrita (MSC Cruzeiros), Paulo Pinto (Europcar), Francisco Teixeira (Melair Cruzeiros), Joaquim Robalo de Almeida (ARAC), José Lopes (easyJet), Marie-Caroline Laurent (CLIA) e Paulo Geisler (RENA).

Na “Distribuição”, damos a conhecer (alguns) segredos da Allways Unique Travel Designers, uma marca do grupo Travelstore, que atua no segmento “luxury”.

O dossier desta edição é dedicado à Tecnologia. Tendo a pandemia realçado a relevância da tecnologia e digitalização para a recuperação e o avanço da indústria das viagens, esta veio demonstrar a necessidade de acelerar os processos.

Além de ouvidas várias opiniões de quem está no terreno, também damos a conhecer algumas das soluções implementadas pela HiJiffy, Paraty Tech, Amadeus, Mastercard, Travelport, Roiback, Google, Optigest, XLR8RM, CLEVER/HOST e Vasco.

Para fechar, fazemos uma análise ao mercado do autocaravanismo que, depois de ter sido um dos segmentos turísticos com maior aumento de procura durante a pandemia, continua em alta e revela expectativas positivas para o futuro.

Além do Check-in, as opiniões pertencem a Jaime Quesado (economista e gestor), Dana Dunne (eDreams ODIGEO) e António Paquete (economista e consultor de empresas).

Boas leituras!

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W Algarve contrata novo diretor de marketing e comunicação

Henrique Pires é a nova aposta do W Algarve para dirigir o departamento de marketing e comunicação da unidade hoteleira, como anunciado em comunicado.

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Com 11 anos de experiência no setor hoteleiro, o profissional setubalense começou o seu percurso profissional no Pine Cliffs Hotel, passou pelo Waldorf Astoria Ras Al Khaimah e fez carreira na cadeia Minor Hotels, onde foi responsável pelas áreas do marketing e comunicação dos Anantara Hotels & Resorts e dos Tivoli Hotels & Resorts, em Portugal.

Chega agora ao recém-aberto W Algarve, onde irá desempenhar funções como diretor de marketing e comunicação.

“Estou muito contente e entusiasmado por me juntar à fantástica equipa do W Algarve e abraçar este novo desafio. É um grande orgulho para mim trazer as minhas ideias e visão para um hotel que abriu há cerca de meio ano e que já conquistou tanto terreno na região”, garante Henrique Pires.

O W Algarve marca o primeiro Hotel da marca W a abrir em Portugal. Situado no topo das icónicas falésias do sul de Portugal, o recém-aberto W Algarve junta-se à família de W Escapes, oferecendo “uma mistura de descontração à beira-mar com uma energia exuberante”, como referido em comunicado.

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Grupo Onyria duplamente nomeado nos European Excellence Awards 2022

O Grupo Onyria está duplamente nomeado para os European Excellence Awards 2022, onde está a concorrer em shortlist nas categorias Travel & Tourism e Internal Communications.

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O Onyria, grupo de gestão hoteleira com mais de 30 anos, detém o hotel de cinco estrelas Onyria Quinta da Marinha, onde foi desenvolvido o projeto de comunicação interna “Trading Places” (Inverter os papéis) – que valeu as duas nomeações do grupo para este concurso.

O projeto consistiu na ideia de inverter os papéis dos colaboradores do Onyria Quinta da Marinha Hotel, tornando-os hóspedes por um dia.

A iniciativa surgiu no seguimento dos dois anos de pandemia, como forma de compensar a resiliência da equipa. Os colaboradores “transformaram-se em clientes de luxo e carregaram energias para o verão de 2022, o momento de regresso à normalidade”, como o grupo indica em comunicado.

“Não há sucesso em hotelaria sem talento humano e esta foi uma forma de celebrarmos o nosso talento, numa altura decisiva para o turismo em Portugal. Estas nomeações são muito positivas porque vêm demonstrar o nosso empenho para fazer um trabalho de excelência, não só de forma externa, como interna”, afirma o diretor do Onyria Quinta da Marinha Hotel, João Pinto Coelho.

Os vencedores serão conhecidos a 9 de dezembro.

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O futuro das acessibilidades em debate no Congresso da AHRESP

O futuro do aeroporto, não só de Lisboa como das restantes vias aéreas portuguesas, marcou a sessão paralela, onde ainda houve tempo para falar das questões da ferrovia nacional e os problemas de ligação a Espanha.

Carla Nunes

O futuro das acessibilidades em Portugal esteve em debate numa das sessões paralelas do Congresso da AHRESP, que começou esta sexta-feira, 14 de outubro, no Convento de São Francisco, em Coimbra.

A sessão começou com um aviso por parte de Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP): “Se não tivermos rapidamente infraestruturas de mobilidade que respondam às necessidades das pessoas, principalmente um novo aeroporto, mais moderno e em condições de receber mais volume [de pessoas], podemos mais tarde ou mais cedo começar a perder turistas para outros destinos”.

Num discurso pautado pela necessidade de que “não podemos perder mais tempo” em relação ao futuro do aeroporto de Lisboa, Francisco Calheiros coloca os números em cima da mesa.

“Não canso de o dizer: segundo um estudo apresentado pela CTP, a não decisão sobre o novo aeroporto terá no mínimo um custo de quase sete mil milhões euros, menos 28 mil empregos e uma perda de receita fiscal de 2 mil milhões por ano”, frisa.

Os intervenientes da sessão, que contou com a participação de Eugénio Fernandes, CEO da euroAtlantic Airways, José Luís Arnaut, presidente do Conselho de Administração da ANA – Aeroportos de Portugal e Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT procederam desta forma a debater as várias possibilidades para o aeroporto, com Luís Arnaut a referir-se em tom jocoso à procura de localização de aeroportos como “um desporto nacional”.

Para Pedro Costa Ferreira, “uma das poucas cosias que nos aproxima da realidade” passa pela realização de obras no aeroporto da Portela, por considerar que “nesta década não vamos ter solução”.

Lembra ainda que “as acessibilidades aéreas não são só em Lisboa”, reportando-se aos aeroportos de Porto Santo – que afirma não ter condições e precisar de obras – e o da Madeira, “com restrição de operacionais que foram definidas em 1964”.

“A tecnologia melhorou no âmbito da pista [do aeroporto da Madeira], a pista foi aumentada, melhorou nos aviões, melhorou na formação, [mas] mantém-se os mesmos limites, e julgo que é o único aeroporto internacional no mundo em que os limites não são recomendatórios, mas são mandatários. Ninguém toca nisto, e isto fere a região”, explica.

Quanto à solução de aproveitar a infraestrutura de Beja, Eugénio Fernandes lembra que esta “peca por pequenas coisas: não tem abastecimento de combustível, fecha ao fim de semana, não tem serviço 24 horas e se quisermos aterrar passageiros que não são do espaço Schegen, não há SEF”.

Por essa razão, e dada a logística adicional desta opção, o CEO da euroAtlantic Airways defende que “o que for mais rápido é o melhor” – neste caso, “do ponto de vista teórico e sonhador”, uma solução rápida de Portela +1, que sabe “que agora não será possível, estamos num contexto diferente”.

Quanto à opção de Santarém, Pedro Costa Ferreira é taxativo ao assegurar que esta representa “mais 24 anos de diálogo”.

“Se estivermos à procura de uma decisão que não tenha vozes contrárias, não vamos ter mais aviões em Portugal. Fazer políticas é fazer escolhas. Assusta-me que seja necessário um consenso para o aeroporto”, declara.

“O fenómeno do entroncamento”

E porque, como Pedro Costa Ferreira lembra, “os problemas das acessibilidades não são só aéreas” a ferrovia também foi discutida na sessão, tendo sido caracterizada pelo presidente da APAVT como o “fenómeno do entroncamento” dadas as 8h40 necessárias para chegar de Lisboa a Madrid – incluindo, também, uma passagem pelo Entroncamento.

Afirma ainda que “do ponto de vista de sustentabilidade, os voos de curta duração vão ser muito atacados” e que nos encontramos “muito dependentes dos voos curtos nalguns mercados muito importantes para [o país]”. Aliás, José Luís Arnaut precisa que 94% dos turistas que visitam Portugal vêm de avião.

“Somos um país periférico, é obvio que temos de fazer um trabalho grande e estamos atrasados décadas na ligação com comboios rápidos com Espanha”, afirma Arnaut.

A encerrar o tema da ferrovia, Eugénio Fernandes acredita que “se houver uma conectividade grande a Madrid, e uma conectividade boa internamente, vamos conseguir desenvolver muito o turismo e o Interior”.

Numa nota final, reportando-se ao tema do congresso, Francisco Calheiros defende que esta não é “uma questão nem de utopia, nem de sobrevivência, é sim uma necessidade cada vez mais atual que as empresas devem ter em conta”.

“Continuamos a viver tempos desafiantes. O turismo, porém, continua resiliente. É praticamente unânime que se não fossem as receitas do turismo a receita seria muito menor”, termina o presidente da CTP.

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AHRESP
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AHRESP revela programa do próximo congresso em Coimbra

O congresso terá cerca de 60 oradores, 12 sessões paralelas e cinco workshops de parceiros, além de duas sessões plenárias.

Carla Nunes

O próximo Congresso da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), que decorre de 14 a 15 de outubro no Convento de São Francisco, em Coimbra, já tem um pré-programa definido.

Sob o tema, “Sustentabilidade: utopia ou sobrevivência?”, o congresso terá cerca de 60 oradores, 12 sessões paralelas e cinco workshops de parceiros, além de duas sessões plenárias.

A primeira sessão plenária, a cargo de Luís Marques Mendes, abre com o tema “Que conjuntura política e social teremos em 2023?”. Já a segunda sessão plenária vai consistir numa conversa entre a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, com as jornalistas Rosário Lira e Rosália Amorim, que serão também moderadoras em várias sessões paralelas.

De destacar ainda a sessão de abertura, que conta com a presença de Carlos Moura, presidente da direção da AHRESP, Pedro Machado, presidente da Turismo do Centro de Portugal, António Costa e Silva, ministro da Economia e do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A sessão de encerramento, onde serão lidas as conclusões do congresso, ficará a cargo da Secretária de Estado do Turismo, Congresso e Serviços, Rita Marques.

Ao longo dos dois dias de congresso, as sessões paralelas tratarão temas como o futuro das acessibilidades em Portugal, a sustentabilidade económica e ambiental, a influência do digital na vida das empresas, entre outros assuntos, que podem ser consultados no programa disponível no website da AHRESP.

“O Congresso AHRESP surge no momento em que a recessão bate à porta da Europa, o que pode não deixar ninguém imune – nenhum país e nenhuma atividade – nem mesmo aquela que teve indesmentível recuperação no verão, mas insuficiente para fazer face aos desafios que se colocam à economia nacional como um todo e, em casos muito concretos, aos diversos setores da atividade turística”, refere a associação em comunicado.

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Hospitality Talks
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“Hospitality Talks” reúnem hoteleiros e empresas tecnológicas para mitigar escassez de mão-de-obra no setor

A iniciativa conjunta da HiJiffy, RM hub, Climber RMS e OTA Insight vai juntar “cerca de uma centena de gestores hoteleiros”.

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A 11 e 13 de outubro, em Lisboa e Porto, respetivamente, hoteleiros e especialistas em tecnologia vão reunir-se nas “Hospitality Talks” para discutir formas de mitigar a falta de trabalhadores no setor.

A iniciativa conjunta da HiJiffy, RM hub, Climber RMS e OTA Insight vai juntar “cerca de uma centena de gestores hoteleiros” com o objetivo de identificar “os contextos em que a adoção de soluções tecnológicas e de revenue management podem funcionar como um trunfo na mitigação desta problemática”, indica a HiJify em comunicado.

As conclusões das Hospitality Talks serão incluídas num plano estratégico, “posteriormente disponibilizado aos diferentes stakeholders”, desde players da indústria, até decisores políticos. O intuito passa por “catalisar um compromisso conjunto no sentido de converter Portugal num exemplo de sucesso a nível a europeu”.

“É fundamental esclarecer que a adoção de soluções tecnológicas não visa eliminar a componente humana, muito pelo contrário. O objetivo passa antes por automatizar tarefas repetitivas e de baixo valor acrescentado, maximizando a eficiência de processos”, sublinha Tiago Araújo, CEO da HiJiffy, no respetivo comunicado.

A mesma mensagem é reforçada pelo CEO da RM Hub, Rudi Azevedo, que explica que “a tecnologia permite que as empresas possam canalizar esforços para as áreas operacionais, podendo desta forma direcionar o seu esforço para melhorar a experiência do cliente externo e interno”.

Evento limitado a 50 participantes por edição

Os hoteleiros interessados em fazer parte das Hospitality Talks devem formalizar a inscrição gratuita na edição de Lisboa, que terá lugar a 11 de Outubro, no NEYA Lisboa Hotel, às 9h00, através deste link.

Por sua vez, os interessados em participar na edição do Porto, que decorre a 13 de outubro no Selina Navis Cowork, às 14h00, poderão fazê-lo gratuitamente através deste link.

O evento será limitado a 50 participantes, “por forma a assegurar um envolvimento ativo de todos os presentes”. No entanto, a HiJiffy sublinha que ainda existem vagas disponíveis.

Além das conclusões resultantes dos diferentes painéis de discussão, os hoteleiros serão também chamados a participar num inquérito final. Todos os insights serão depois plasmados num documento que visa funcionar como um plano estratégico.

“Com a iniciativa ‘Hospitality Talks’ procuramos trazer não só os dados e tendências mais relevantes e atuais do mercado hoteleiro, mas também partilhar dicas de como trabalhar com a falta de staff e manter uma estratégia de sucesso”, remata Joanna Tomaszkiewicz, responsável da OTA Insight.

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Hotel Vila Raia
Alojamento

Idanha-a-Nova recebe nova unidade de três estrelas

O verão é visto pelo General Manager do Hotel Vila Raia como “a época de eleição para atrair clientes”, devido aos atrativos da zona.

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A zona da Raia acabou de ganhar mais quartos com a abertura do Hotel Vila Raia, em Idanha-a-Nova, Castelo Branco. A unidade de três estrelas acrescenta assim 26 quartos à região, num investimento que já superou um milhão de euros.

Os quartos, todos com twin bed, “seguem um modelo muito utilizado em Espanha, podendo-se juntar as camas sempre que o cliente desejar”, como explica Jorge Humberto, General Manager do Hotel Vila Raia.

Ao alojamento juntam-se valências como uma piscina exterior, sauna e jacuzzi, bem como uma sala de reuniões e estacionamento próprio. O edifício da unidade encontrava-se fechado há oito anos, pelo que foi necessário proceder a restauros, pinturas e à impermeabilização da piscina, de acordo com o General Manager.

O responsável aponta que esta unidade “será mais procurada pelo cliente que  quer fugir da agitação das grandes cidades e procura um sítio calmo e sossegado para carregar baterias”. O verão é visto como “a época de eleição para atrair clientes”, dados os atrativos da zona.

“Temos praias fluviais, aldeias históricas e boa gastronomia perto do hotel. Estamos inseridos numa região rica em eventos e que atraem muita gente de fora”, justifica Jorge Humberto.

Por se tratar de um novo hotel, o responsável afirma que não têm “qualquer historial em que possamos basear a nossa perspetiva [de reservas futuras]”. No entanto, mantém-se otimistas, dadas as reservas realizadas “na primeira e segunda semana de abertura e para a última semana de setembro”.

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Carrís Porto Ribeira contrata Simão Cruz para direção de vendas

O profissional conta com várias experiências na vertente hoteleira, somando passagens pelo Grupo Tivoli e pela Blue & Green Hotels.

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A Carrís Hoteles contratou Simão Cruz para assumir o cargo de diretor de vendas do Carrís Porto Ribeira.

O profissional conta com várias experiências na vertente hoteleira, somando passagens pelo Grupo Tivoli, onde assumiu funções de Corporate Account Manager, e pela Blue & Green Hotels, onde desempenhou o cargo de Iberian Market Manager em todas as vertentes de negócio – Corporate, MICE e Leisure. Posteriormente, Simão Cruz foi responsável pela planificação e reposicionamento do Santa Luzia ArtHotel, em Guimarães, enquanto Sales & Marketing Manager.

A Carrís Hoteles é uma cadeia hoteleira com unidades hoteleiras distribuídas pela Galiza e o Norte de Portugal. Atualmente, dispõe de seis hotéis localizados no Porto (Carrís Porto Ribeira), A Coruña (Carrís Marineda), Ferrol (Carrís Almirante), Santiago de Compostela (Carrís Casa de la Troya e Monte do Gozo) e Ourense (Carrís Cardenal Quevedo).

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