TUR4all Portugal é a nova plataforma sobre Turismo Acessível
A plataforma disponibiliza informação sobre as condições de acessibilidade nos diversos recursos turísticos e vai estar disponível em sete idiomas.
Raquel Relvas Neto
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A Accessible Portugal, a Fundação Vodafone Portugal e o Turismo de Portugal, lançaram a primeira plataforma online TUR4all Portugal exclusivamente dedicada ao turismo acessível.
Trata-se de uma plataforma que disponibiliza informação sobre as condições de acessibilidade nos diversos recursos turísticos como hotéis, monumentos e museus, nos transportes (adaptados), restaurantes com casas de banho adaptadas ou ementas em braille, entre outras situações. A plataforma agrega um conjunto de informação fiável e validada por técnicos especialistas, tendo por base uma metodologia de avaliação da acessibilidade de recursos turísticos, consistindo num conjunto de questionários de verificação dos critérios de acessibilidade, validados com organizações públicas e privadas de apoio a pessoas com deficiência e representantes do sector turístico.
Para determinado recurso turístico, a plataforma permite consultar toda a informação relevante sobre acessibilidades, desde estacionamento reservado, rampas de acesso, corrimãos de segurança e largura das portas; circulação em cadeiras de rodas, iluminação, sinalética, características dos elevadores, número de degraus e altura, corrimãos de segurança; as características dos quartos adaptados; nos restaurantes indica aspectos como a altura do balcão de atendimento, informação sobre acessibilidade dos menus, serviço de mesa; nos serviços e equipamentos: visitas e actividades para pessoas com necessidades especiais, equipamentos específicos para deficiências auditivas e visuais, informação em escrita simplificada/LGP/braille, bem como nível de formação do staff para lidar com necessidades específicas, entre outros.
Na apresentação, que decorreu esta terça-feira, no Auditório Vodafone, a secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, salientou que a plataforma Tur4all será de grande utilidade não apenas para as pessoas com deficiência em Portugal e para além de Portugal, (…) mas tem a potencialidade de ir mais além, de poder ser extremamente útil a todos aqueles que tenham algum tipo de necessidade específica com diferentes características”. A executiva frisou a importância de uma plataforma como esta, pois presta informação às pessoas com deficiência sejam elas sensoriais, da visão ou da audição, sejam motoras ou de índole intelectual ou desenvolvimento, que querem e desejam fazer turismo”. Ana Sofia Antunes destacou ainda que este “é um sector que é uma aposta ganha à partida”, pois é “um sector com uma população que fica mais tempo, que volta mais vezes”.
Segundo Ana Garcia, Presidente da Accessible Portugal, “Acreditamos que é uma iniciativa que beneficia todos, tanto do lado da oferta turística, como capacitando a procura para decisões mais ajustadas às suas necessidades. A idade dos turistas está a aumentar, pelo que é importante criar condições para que todos possam viajar em segurança e com a qualidade de que necessitam para apreciarem os destinos. Trata-se de dar resposta às necessidades do mercado, mas também aos direitos das pessoas”.
Por sua vez, Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, disse que esta é uma ferramenta que “vai acelerar a necessidade de oferta de estar cá dentro. Porque não vai ser bom para um hotel quando se faz a pesquisa, não estar lá. Isto é um instrumento de aceleração da mudança”. Também Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, referiu que com esta plataforma “existem oportunidades de negócio para as empresas”.
Ana Mendes Godinho lamenta que não ter sido possível lançar esta ferramenta há mais tempo, mas aproveitou para salientar que “temos aqui esta aceleração fantástica que o Turismo também tem que assumir: o Turismo é além de tudo mais um instrumento que tem que assumir a responsabilidade de ser factor de mudança e de capacitação do destino Portugal para todos”.
Para já é possível aceder à TUR4all em português, castelhano e inglês. Brevemente, os conteúdos também estarão disponíveis em alemão, francês, italiano e mandarim. No que diz respeito à aplicação esta já está disponível para download para smartphones Android, sendo que a versão para o sistema IOS deve estar pronta até Junho.