Alojamento

Reportagem: Anantara Vilamoura, um luxo autêntico e verdadeiro

O primeiro e único hotel na Europa da marca Anantara aposta no serviço e na gastronomia.

Carina Monteiro
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Reportagem: Anantara Vilamoura, um luxo autêntico e verdadeiro

O primeiro e único hotel na Europa da marca Anantara aposta no serviço e na gastronomia.

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Sabemos que um hotel cumpre a sua missão quando, ao fazermos check-out, queremos regressar. Foi assim com o Anantara Vilamoura, hotel que reabriu no passado dia 1 de Abril, depois de um processo de transformação que o levou de Tivoli Victoria para a marca Anantara, ambas pertencentes ao grupo Minor.

Focada essencialmente no serviço, muito embora também sejam visíveis as mudanças na decoração, a mudança para Anantara obrigou a repensar todos os detalhes ao pormenor, o que resulta numa experiência incrível para o cliente.

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No Anantara não vamos falar de estadia, vamos antes usar a palavra experiência. E a experiência começa logo que se passa a porta de entrada. Há um ritual de boas-vindas na marca Anantara, diferente em todas as suas unidades. Em Vilamoura, o hóspede é convidado a tocar ferrinhos, instrumento que se encontra logo à entrada do lobby. Mais tarde, explicam-nos que a escolha tem a ver com o folclore português. Começamos a perceber o conceito da marca: mostrar a autenticidade do destino. O ritual de boas-vindas prossegue para o lounge (sala situada ao lado do lobby), onde é feito o check-in. O espaço já existia, mas agora encontra-se decorado de forma a receber confortavelmente os hóspedes. Serve-se sumo de laranja e água de alfarroba, amêndoas e frutos secos. Clientes que reservem as suites farão o check-in no quarto.

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“Como parte do DNA Anantara, a marca tem muito a ver com ser indígena, fornecer um sentido de pertença, de lugar, fornecer ao cliente a experiência de estar em Portugal, em particular no Algarve. Quisemos pegar neste fantástico hotel e transformá-lo no primeiro Anantara na Europa. Isso significa dar ao cliente uma experiência completa, desde que chega até quando entra no seu quarto, quando vai aos restaurantes, até que deixa o hotel”, refere Tamir Kobrin, director geral do Anantara Vilamoura. Com vários anos de experiência, Tamir chegou em Março ao Algarve, mas antes já estava a preparar a abertura do Anantara, através de vídeos conferências com as equipas em Portugal. É ele o responsável por trazer para o hotel a filosofia Anantara. Todos os rituais da marca são trazidos mas personalizados ao destino para que os clientes se sintam em Portugal. “A função mais importante quando cheguei foi criar este sentido de hospitalidade, criar e fornecer a experiência da marca Anantara. Apesar de ser uma marca asiática, estamos a oferecer Portugal”, explica.

“Fizemos três coisas importantes: concentrámo-nos no serviço. Fizemos muita formação com alguns dos nossos managers noutros hotéis da Anantara para experienciarem a marca e puderem trazer a experiência para Portugal. Em segundo lugar, concentrámo-nos na cozinha, mudámos os nomes e os conceitos dos restaurantes. Adicionalmente concentrámo-nos no Spa, para fornecer uma experiência completa de um Spa Anantara”, enumera. No final, “o serviço tem a ver com o espírito, com o sorriso. Se repararmos a equipa está entusiasmada, está orgulhosa. O serviço tem a ver com isto. Os clientes têm de sentir o valor. E o valor é algo intangível”.

Primeiros hóspedes

Aberto desde o início de Abril, o Anantara Vilamoura tem recebido muitos clientes estrangeiros. “Os seguidores da marca”, como lhe chama Tamir Kobrin, estão a chegar ao Algarve para conhecer o primeiro Anantara da Europa. “A maioria dos clientes que vêm agora conhecem a marca. Devido à nossa marca estar instalada na Ásia, Médio Oriente e Oceano Índico, os nossos clientes são europeus: ingleses, alemães, suíços, austríacos, noruegueses. Agora estamos muito perto deles. Antes tinham de viajar para longe, agora têm um Anantara mais perto. Portanto, a maior parte dos hóspedes que temos agora são britânicos, suíços, alemães, franceses, noruegueses, um pouco de portugueses e espanhóis”, explica.

Quanto ao Verão, as perspectivas são boas. “Começámos agora e no Verão, tipicamente, o Algarve tem uma grande ocupação. Perspectivámos que também vá ser assim para nós. Em resultado daquilo que fizemos, penso que temos uma oportunidade boa de ser bem-sucedidos. Temos grandes expectativas para este hotel”.

Aposta na gastronomia

A gastronomia e o serviço altamente focado no cliente são as apostas do Anantara. Como afirma o director, “queremos que, com o Anantara, o Algarve seja conhecido pelo serviço, pela gastronomia e por um destino de luxo”. O hotel dispõe de quatro restaurantes e dois bares. Do antigo Tivoli Victoria apenas permaneceu o restaurante EMO, no primeiro andar. E ainda bem. Com um novo conceito, o EMO é agora um restaurante vínico. O wine guru, António Lopes, considerado o melhor sommelier português em 2014 pela revista Wine, produz a carta em conjunto com o chef executivo Bruno Viegas. Na carta de vinhos encontram-se mais de 400 referências. No restaurante Victoria são servidos os pequenos-almoços e jantares buffet. A decoração tem diversos elementos do Algarve, desde as cerâmicas às laranjeiras até aos cestos com espigas e alfarrobas. Só provámos o pequeno-almoço e a experiência é única. Aqui comem os olhos e a barriga. Além de uma apresentação extremamente cuidada, encontram-se os produtos frescos e da região, sejam os doces de figo e laranja, as frutas e o mel da região, iogurtes artesanais de S.Bras, e uma diversidade de crossaints, cuja coqueluche é o de amêndoa e canela (altamente recomendável). Já para não falar dos sumos naturais, muitos e variados. É no restaurante Vitória que são feitas as Spice Spoons Cooking Classes. Estas aulas de culinárias são realizadas com o chef executivo e contemplam a visita ao mercado de Loulé para comprar os produtos e depois reproduzir pratos típicos algarvios como a cataplana.

Do interior do hotel para a piscina, vamos conhecer o restaurante Ria. O espaço presta homenagem aos sabores da Ria Formosa e a ementa é composta essencialmente por petiscos, peixe fresco e marisco. Além do simpático e do profissional serviço (que de resto é uma constante em todo o hotel), o Ria é completamente despretensioso e, novamente, altamente recomendável. As duas piscinas contam cada uma com o seu bar. O Cascade serve a piscina apenas para adultos. O Palms é o bar da outra piscina. A zona das piscinas é servida por sushine buttlers, que preparam a espreguiçadeira para o cliente, trazendo toalhas e água. Com alguma frequência os sunshine buttlers costumam oferecer um refresco aos hóspedes ao longo do dia.

Voltando ao interior do hotel, deixámos para o último o Anantara Lounge Bar. É que aqui que está reservada a Sun Down Ceremony, trata-se de um ritual da Anantara para os finais de tarde e início da noite. Todos os dias, às 20h, os clientes podem vir até ao Bar e degustar umas tapas ao som do Fado.

Neste capítulo da gastronomia, há uma experiência que o hóspede ainda pode usufruir. Os Dining by Design, como se chamam, são jantares exclusivos que contemplam menus de excelência, acompanhados por um serviço de chef pessoal e mordomo, num cenário idílico que pode ser, por exemplo, a suite presidencial. Por falar em suite presidencial, esta é mesmo exclusiva. Só há uma e divide-se em dois pisos. Também ela sofreu mudanças ao nível da decoração, novas amenities, colchões e atoalhados. Na suite presidencial há uma mesa corrida para jantares privados e com uma garrafeira feita pelo sommelier. Se o cliente pretender, os jantares podem ser acompanhados pelo wine guru. No piso superior está a cereja no topo do bolo, um sundeck com jacuzzi, mesa de jantar e uma magnífica vista sobre o campo de golfe Oceânico Victoria.

Para os amantes do golfe, o Anantara Vilamoura preparou o Anantara Golf Lounge onde se encontra o golfe guru Tomás Carlota. Os golfistas têm ao seu dispor uma zona de balneários, cacifos e transfers para outros campos de golfe, além do acesso ao Oceânico Victoria. Nos cacifos um kit surpresa: água, bolas de golfe e toalha.

Já quanto aos hóspedes mais novos, o Anantara desenvolveu uma parceria com a Worldwide Kids Company. Além da Adventurers Creche e Adventurers Kids Club, existem clínicas de golfe, academias de futebol e de dança. Por último, o recém-renovado Anantara Spa oferece uma ampla selecção de terapias; incluindo a tradicional massagem tailandesa em salas completamente preparadas, rituais centenários de Ayurveda e tratamentos com produtos regionais como os citrinos, os figos e as amêndoas. As terapias podem ser complementadas com o programa de bem-estar e com sessões de ioga e tai chi. Para os que procuram manter uma rotina activa, o resort dispõe de um ginásio aberto 24 horas, serviço de personal trainer e ainda um court de ténis de piso rápido.

O Anantara Vilamoura tem 150 colaboradores, número que sobe para os 175 em época alta. Os preços começam nos 325 euros até aos 400 euros. Na shoulder season (Outubro a Maio) os preços situam-se nos 250 euros. “É comparável aos nossos concorrentes, como o Vila Vita Parc ou o Conrad”, conclui Tamir Kobrin.

SABIA QUE?
Os 280 quartos, recentemente melhorados, apresentam pormenores subtis com materiais em madeira e fibras naturais da região, criando um ambiente requintado e confortável, ideal para relaxar e descontrair. Para esta unidade, o Anantara Vilamoura associou-se aos artesãos locais do Projecto TASA para a produção de peças únicas que enriquecem os espaços das 17 Suítes Anantara, colocando à disposição dos hóspedes sacos de praia tecidos à mão, bases para copos de cortiça local e cerâmicas típicas do Algarve.

PERFIL
Tamir Kobrin
Antes de assumir a função de director geral do Anantara Vilamoura, Tamir Kobrin estava no Sri Lanka, onde abriu o primeiro Anantara no país, em 2014. Antes esteve na Índia. Este é 13º País onde trabalha. Já trabalhou em diferentes partes do mundo. Regressa à Europa depois de 17 anos. Fala várias línguas. Nasceu em Israel, mas cresceu na Suíça, onde estudou e iniciou a sua carreira

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Agência de Viagens El Corte Inglés já está em Guimarães

A escolha de Guimarães para esta nova abertura “é estratégica e simbólica”, destaca Ricardo Cardia, diretor geral da Viagens El Corte Ingés em Portugal, pois “queremos estar mais próximos dos nossos clientes e oferecer-lhes um espaço inovador, onde possam inspirar-se e planear as suas próximas viagens com toda a qualidade e confiança”.

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A Viagens El Corte Inglés acaba de abrir as portas da sua nova agência em Guimarães, assinalando mais um passo na expansão da marca em território nacional. Localizada no centro da cidade, mais propriamente, na Avenida D. João IV, 294, a nova loja traz consigo o mais recente conceito de agência da marca: um espaço moderno, digital e ainda mais centrado na experiência do cliente, indica a empresa em nota de imprensa.

Com um design contemporâneo e um ambiente pensado ao detalhe, a nova agência foi concebida para oferecer um atendimento personalizado, onde cada viagem é tratada como única. A Viagens El Corte Inglés assegura que tem uma equipa local, composta por profissionais experientes e apaixonados por viagens, preparada para acompanhar cada cliente desde o primeiro sonho até ao regresso a casa.

Com mais de 30 anos de presença em Portugal, a Viagens El Corte Inglés continua a investir no país com uma visão clara, conforme realça, e que passa por oferecer serviços de excelência aliados às novas tecnologias, sem nunca perder o toque humano que caracteriza a marca e que é marca distintiva dos nossos assessores de viagem. Neste sentido, a nova loja em Guimarães integra esta abordagem, ao mesmo tempo que reforça a presença da empresa na região norte.

 

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Lusanova promove formação sobre o Brasil em parceria com a TAP

Cerca de 30 agentes de viagens nacionais participaram numa ação de formação sobre o Brasil promovida pela Lusanova em conjunto com a TAP, nas instalações do operador turístico em Lisboa.

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A ação contou com uma apresentação do destino Brasil, realizada por Francisco Álvares da Lusanova, que abordou as diversas características e potencialidades deste destino a nível turístico, seguida de uma intervenção de António Gabriel, Key Account Manager da TAP, que aprofundou as características de voos e rotas para o destino, de forma a proporcionar uma formação completa e integrada a todos os profissionais do setor presentes.

Tiago Encarnação, diretor de operações da Lusanova, destacou mais uma vez a importância destas ações de formação, que devem ser contínuas, salientando que “é muito importante continuarmos a investir na formação dos agentes de viagem nacionais, dando-lhes informação relevante e efetiva que podem utilizar depois no seu dia a dia com os seus clientes”, para considerar que “o objetivo de fazermos ações conjuntas é efetivamente colocarmos à disposição dos profissionais do setor todas as ferramentas necessárias para esse fim”.

O responsável reconhece que a TAP é um parceiro estratégico de relevo, sobretudo para rotas e destinos no Brasil, por isso “seguimos juntos em mais uma formação que pensamos ter sido de facto relevante para os profissionais que estiveram presentes”, disse.

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Incerteza global não impacta viagens na Europa e Portugal continua a ser um dos destinos preferidos

De acordo com o último relatório da European Travel Commission (ETC), o ritmo de evolução da atividade turística na Europa continua a surpreender, apesar de uma conjuntura internacional pouco favorável, fortemente marcada por uma situação de instabilidade política internacional e de contínua pressão sobre os orçamentos familiares. Portugal continua no Top10 das preferências como destino turístico, com mais de 30% dos inquiridos a repetirem o destino.

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No último relatório trimestral, sobre o Turismo na Europa no 1.º trimestre de 2025, a European Travel Commission (ETC) revela que o ritmo de evolução da atividade turística continua a “surpreender”, apesar de uma conjuntura internacional “pouco favorável, fortemente marcada por uma situação de instabilidade política internacional e de contínua pressão sobre os orçamentos familiares, com alta generalizada dos preços, incluindo os relacionados com serviços turísticos, designadamente os custos associados às viagens aéreas e aos custos de alojamento”.

Apesar disso, o “European Tourism Trends & Prospects” prevê que os ventos adversos enfrentados em 2024 se mantenham em 2025, exigindo planeamento estratégico, adaptação e inovação no setor nos próximos anos.

Certo é que a procura turística europeia encerrou 2024 em alta, com as chegadas de turistas internacionais a aumentarem 6,2% em relação a 2023 e a maioria dos destinos a reportarem aumentos substanciais.

No 1.º trimestre de 2025, o número de chegadas foi bastante consistente com o do último trimestre de 2024, mas a recuperação no número de noites encerrou o ano mais forte do que o esperado, acima dos 5,9%.

A nível regional, as chegadas aumentaram 6,2% e as dormidas 5,2% em relação ao ano passado, marcando uma ligeira moderação no crescimento das chegadas, mas uma aceleração nas dormidas em comparação com o relatório anterior, admitindo a ETC “tratar-se de um declínio modesto na duração da estadia, mas a tendência geral é ainda para estadias mais longas desde a pandemia”.

A preferência do consumidor continua a inclinar-se para destinos com melhor relação qualidade-preço e temperaturas mais amenas. No entanto, isto não prejudicou a procura por alguns destinos tradicionalmente populares do Sul e do Mediterrâneo que superaram a média regional em termos de chegadas.

Segundo o inquérito “Monitoring Sentiment for Domestic and Intra-European Travel”, 72% dos europeus pretendem viajar nos próximos seis meses e Portugal continua no Top10 das preferências como destino turístico.

Cerca de 30,4% dos inquiridos que pretendem vir a Portugal nos próximos meses, já estiveram em Portugal, o que demonstra satisfação e consequentemente intenção de regresso, 46,3% estiveram em França e 42,9% estiveram em Espanha.

A segurança do destino é o critério mais importante, selecionado por mais de metade dos inquiridos, indicando este dado que os turistas colocam a segurança pessoal no topo das suas preocupações ao escolherem um destino.

As boas condições climatéricas foram selecionadas por 39,1% dos inquiridos o que reflete a valorização por destinos com clima agradável, geralmente associado a sol, temperaturas amenas e ausência de intempéries.

Os dados demonstram, igualmente, que nos últimos três anos, 14% dos viajantes europeus visitaram Portugal, tornando-o o 11.º destino preferido, subindo ao 10.º lugar quando retiradas as viagens domésticas.

Outro dado indica que 11,8% dos europeus que viajaram até Portugal nos últimos três anos, preveem regressar num futuro próximo e que 8,5% dos europeus que visitaram recentemente a vizinha Espanha planeiam visitar Portugal nos próximos seis meses.

As mais recentes estimativas para 2025 da ETC sugerem que os turistas na Europa deverão gastar cerca de 14% mais do que em 2024, prevendo-se que o crescimento dos gastos ultrapasse o do número de chegadas, sugerindo um aumento do gasto médio por visita.

Quanto à estadia média, durante o 1.º trimestre do corrente ano os turistas internacionais em viagem pelos destinos europeus passaram uma média de 2,7 noites, com base nos dados mais recentes do TourMIS. Em comparação com o mesmo período de 2024, os turistas ficaram menos noites em muitos destinos europeus, não se concentrando tal realidade apenas numa sub-região. Portugal enquadra-se nesta tendência, com uma redução de -2,6% na duração das estadias.

Tarifas (ainda) não impactam viagens dos americanos para a Europa
As novas tarifas comerciais anunciadas pelos EUA aumentaram a incerteza em relação às viagens transatlânticas, com a Europa a preparar-se para uma possível queda no número de visitantes americanos este ano. Apesar de a Europa continuar a ser um dos principais destinos de longa distância, as flutuações na taxa de câmbio Euro/Dólar americano e o aumento dos custos de viagem podem abrandar a procura por parte dos EUA. Esta possível quebra é significativa, dado que os Estados Unidos representavam 9% das viagens globais antes da pandemia e, no ano passado, os americanos constituíram mais de um terço das chegadas de longa distância à Europa.

Apesar destes desafios, as viagens dos EUA para a Europa continuam a apresentar bons resultados no início de 2025, com mais de 80% dos destinos que reportaram dados a registar um crescimento homólogo no primeiro trimestre.

Podem também surgir efeitos compensatórios, incluindo uma redução das viagens para os EUA — especialmente a partir da China — e um aumento das viagens de curta distância dentro da Europa, à medida que mais viajantes optam por permanecer na região, face à incerteza económica e geopolítica.

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Turismo sustentável e economia circular em análise na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche, do Instituto Politécnico de Leiria vai ser palco, no próximo dia 14 de maio, a partir das 14h00, da Conferência FAST 2025, para um debate entre a academia e as empresas, em torno dos temas do turismo sustentável e da economia circular em Portugal.

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De entrada gratuita, a conferência visa alargar a discussão sobre práticas e estratégias para um futuro mais sustentável no setor do turismo, numa iniciativa do projeto FAST – Ferramentas de Apoio à Sustentabilidade no Turismo, do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR) do Instituto Politécnico de Leiria, no âmbito da Agenda ATT – Agenda Mobilizadora Acelerar e Transformar o Turismo, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A sessão de abertura conta com as intervenções do presidente do Instituto Politécnico de Leiria, Carlos Rabadão, do diretor da ESTM, Sérgio Leandro, do diretor do CiTUR, Paulo Almeida, e do presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, Pedro Dominguinhos.

O primeiro painel da conferência, ‘Turismo Sustentável’, tem participação de Carlos Manuel Oliveira, profissional de Marketing, e Berta Costa, docente na ESTM, bem como de Francisco Dias, docente e investigador do Politécnico de Leiria, para a apresentação da plataforma ORVE – Otimização de Recursos e Valorização da Experiência.

Já o segundo painel, dedicado ao tema ‘Economia Circular no Turismo’, contará com intervenções de Mafalda Brilhante, diretora de Recursos Humanos do Grupo Pestana, de Paulo Simões, secretário executivo da OesteCim, e ainda de Roberto Antunes, diretor executivo do NEST – Centro de Inovação do Turismo, para a apresentação da Agenda ATT, enquanto, a sessão de encerramento da conferência, agendada para as 17h45, está a cargo do diretor do CiTUR, Paulo Almeida.

O projeto FAST, refira-se, tem como propósito promover a viabilidade das atividades económicas a longo prazo, respeitando a autenticidade sociocultural das comunidades e fazendo um uso adequado do território e dos recursos naturais, salientando a importância da monitorização constante dos impactos da atividade turística, assim como a manutenção de um elevado nível de satisfação, quer dos visitantes, quer dos residentes. Para tal, as empresas do setor devem adotar políticas e práticas responsáveis na dimensão interna e externa, ao nível económico e social, assim como projetar práticas inovadoras que assegurem experiências turísticas no âmbito dos princípios da sustentabilidade.

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Celebrity Cruises apresenta novo restaurante e opções de entretenimento do Celebrity Xcel

O Celebrity Xcel, novo navio de cruzeiro da Celebrity Cruises, que vai ser inaugurado em novembro deste ano, vai contar com um novo restaurante e mais opções de entretenimento, nomeadamente para quem viaja com a cara metade.

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A Celebrity Cruises revelou esta quinta-feira, 8 de maio, que o Celebrity Xcel, novo navio de cruzeiros da companhia, que vai ser inaugurado em novembro deste ano, vai contar com um novo restaurante e mais opções de entretenimento, nomeadamente para quem viaja com a cara metade.

Num comunicado enviado à imprensa, a companhia de cruzeiros, que em Portugal é representada pela Melair Cruzeiros, explica que o Celebrity Xcel “vai trazer muitas novidades às noites românticas, oferecendo mais variedade do que nunca para tornar as férias a dois ainda mais inesquecíveis”.

As novidades começam logo nas opções de restauração, que ficam mais alargadas neste novo navio, que vai contar com 32 opções gastronómicas, com destaque para o Bora, restaurante que constitui uma novidade a bordo dos navios da Celebrity Cruises.

“Com vistas panorâmicas do oceano e um ambiente vibrante, este restaurante levará os nossos hóspedes numa viagem até à costa mediterrânica, oferecendo um menu dedicado às várias variedades de marisco. O Bora  no Rooftop Garden transforma-se ao longo do dia, proporcionando o cenário perfeito para um brunch animado ou um jantar íntimo”, revela a Celebrity Cruises.

Ao longo do dia, o Bora vai servir um brunch inspirado na culinária mediterrânea, enquanto à noite o restaurante se transforma num “ambiento íntimo, com pratos pensados para partilhar e preparações exclusivas feitas à mesa pelo chef”, num ambiente que “será complementado por baladas gregas e canções românticas italianas, criando uma noite verdadeiramente inesquecível”.

Previstas estão também várias novidades ao nível do entretenimento, uma vez que o novo navio da Celebrity Cruises vai contar com a “oferta mais diversificada e criativa de toda a frota”, entre a qual se destacam três novos espetáculos de teatro.

“Os nossos hóspedes vão viver momentos de puro fascínio com o maior elenco de sempre no teatro da Celebrity, que dará vida a atuações arrebatadoras com cantores e bailarinos de classe mundial, artistas de parkour e talentos especializados. Tudo será apoiado por tecnologia de ponta, como iluminação cinética, efeitos de laser e um ecrã LED de grandes dimensões. Tudo para proporcionar uma experiência imersiva inesquecível”, refere a companhia de cruzeiros.

Segundo Lisa Lehr, vice-presidente de entretenimento da Celebrity Cruises, o Celebritu Xcel vai oferecer a “programação de entretenimento mais abrangente até à data, com mais de 75 artistas residentes – o maior número a bordo de um navio da Celebrity”.

“A oferta é completamente renovada em todos os aspetos – desde espetáculos inesquecíveis no Teatro, novos espetáculos interativos no The Club, até festas imersivas e diversas atuações de música ao vivo. Os hóspedes terão opções infinitas para encontrar o programa ideal, noite após noite”, acrescenta a responsável.

Após o jantar, as noites românticas podem continuar nos vários bares do navio, a exemplo do Piano Bar ou do The Club, assim como numa das muitas festas temáticas que o navio vai proporcionar, com destaque para a Shine the Night, que está de regresso no Celebrity Xcel e vai decorrer nos decks exteriores.

O Celebrity Xcel vai ser inaugurado em novembro de 2025 e vai passar a temporada inaugural nas Caraíbas, com cruzeiros de sete noites à partida de Fort Lauderdale para visitar alternadamente as Bahamas, México, Ilhas Cayman, Puerto Plata, St. Thomas e St. Maarten.

No verão seguinte, o navio vai realizar a sua primeira temporada na Europa, disponibilizando itinerários de sete a onze noites, pelo Mediterrâneo, com partidas de Barcelona e Atenas, com estadias inéditas e prolongadas na Madeira, Portugal.

 

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KIPT CoLab lança Barómetro Estatístico para o setor do Turismo a 26 de maio

O KIPT CoLab – Laboratório Colaborativo para a Inovação no Turismo vai lançar, a 26 de maio, o Barturs, um Barómetro Estatístico para o Turismo, que pretende funcionar como “uma janela de monitorização e antecipação das dinâmicas do setor”.

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O KIPT CoLab – Laboratório Colaborativo para a Inovação no Turismo vai lançar, a 26 de maio, o Barturs, um Barómetro Estatístico para o setor do Turismo, que consiste numa “plataforma digital que propõe novas formas de análise, compreensão e projeção do futuro do turismo em Portugal”.

“A ferramenta, desenvolvida em colaboração com investigadores e empresas associadas ao KIPT CoLab, constitui-se como uma janela de monitorização e antecipação das dinâmicas do setor, disponibilizando indicadores com base em dados oficiais e de empresas, modelos previsionais e informação atualizada em contínuo”, explica o KIPT CoLab, num comunicado enviado à imprensa.

O evento de lançamento está agendado para as às 15h00, no Hotel Meliá Lisboa Aeroporto, e o KIPT CoLab explica que esta iniciativa se insere “num esforço alargado de qualificação e inovação aplicado à atividade turística, no qual o KIPT tem desempenhado um papel agregador entre empresas, investigadores e decisores públicos”.

O projeto conta com o apoio institucional da Agência Nacional de Inovação (ANI), da FCT, da Missão Interface, do PRR, da República Portuguesa e da União Europeia e o evento de lançamento vai contar com a “presença de representantes institucionais de relevo”, com destaque para o secretário de Estado do Turismo, bem como dirigentes da ANI e da FCT.

Já a sessão de encerramento será conduzida pelo presidente da Assembleia Geral do KIPT, Carlos Moura, estando ainda prevista a participação de outros agentes estratégicos do setor.

 

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LovelyStay celebra 10 anos de operação com bons resultados e acelera expansão internacional

A LovelyStay, presente em Lisboa, Porto, Algarve e Madeira, celebra 10 anos de operação com mais de 135 milhões de euros em receitas brutas geradas para proprietários e investidores, 725 mil hóspedes recebidos e 270 mil check-ins realizados desde a sua fundação, em 2015, ao mesmo tempo que acelera a sua expansão internacional.

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A LovelyStay, empresa portuguesa especializada na gestão de alojamento local e empreendimentos turísticos, celebra este mês uma década de operação com resultados sólidos e uma visão ambiciosa para o futuro, com mais de 135 milhões de euros gerados em receitas brutas para proprietários e investidores, mais de 270 mil check-ins realizados e 725 mil hóspedes recebidos ao longo dos últimos 10 anos.

Hoje, a LovelyStay opera em Lisboa, Porto, Algarve, Madeira e outras regiões-chave, e já iniciou a sua expansão internacional, com operações em curso em Londres e Istambul e novos projetos previstos em Espanha. A empresa conta com mais de 270 colaboradores, unidos pela ambição de redefinir a hospitalidade através da tecnologia, do serviço personalizado e da excelência operacional.

Segundo destaca William Tonnard, CEO da LovelyStay, “estes 10 anos mostraram que é possível crescer com sustentabilidade, mantendo uma proposta clara de valor para os proprietários e foco total na rentabilidade”, sublinhando que a empresa representa uma nova geração de operadores turísticos, mais digitais, mais estratégicos, mais orientados para o retorno.

Nos últimos anos, a LovelyStay tem vindo a reforçar a sua atuação em segmentos premium, com especial destaque para a gestão integral de edifícios turísticos e villas de luxo, em zonas urbanas e destinos de elevado valor, destacando a entrada da empresa na Quinta do Lago. Estes projetos beneficiam de planos de receita personalizados, operação dedicada, integração multicanal e foco total na excelência da experiência do hóspede.

Num setor cada vez mais competitivo e regulado, a LovelyStay aposta na inovação como alicerce de crescimento. O desenvolvimento de ferramentas de automação, plataforma de gestão e modelos híbridos (curto, médio e longo prazo) permite oferecer aos clientes transparência total, controlo direto sobre os resultados e uma operação fluida e eficiente.

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CPLP apoia candidatura do Campo do Tarrafal a Património da Humanidade

A candidatura do Campo do Tarrafal a Património da Humanidade, que reúne o apoio da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, deverá ser entregue à UNESCO em fevereiro de 2026.

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A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) declarou apoio à candidatura do Campo de Concentração de Tarrafal de Santiago, em Cabo Verde, a Património da Humanidade, avança a Lusa.

O apoio à candidatura foi anunciado no final de uma reunião que decorreu esta quarta-feira, 7 de maio, em São Tomé e Príncipe e na qual foi decidido “apoiar as novas candidaturas dos sítios dos estados-membros a Património Mundial da UNESCO, nomeadamente do Campo de Concentração do Tarrafal, por representar um marco na valorização da memória de resistência”.

A declaração final foi assinada durante a III Reunião Extraordinária dos Ministros Cultura da CPLP, entre 05 e 07 de maio, tendo a decisão sido anunciada pelo Ministério da Cultura de Cabo Verde.

Augusto Veiga, ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, explica que o apoio é “importante” para preparar a candidatura, que deverá ser entregue à UNESCO em fevereiro de 2026.

A Lusa lembra que, há um ano, os presidentes de Portugal, Cabo Verde e Guiné-Bissau, assim como o ministro da Defesa de Angola, descerraram, no local, uma placa que assinalou os 50 anos da Libertação do Campo do Tarrafal.

O Campo de Concentração de Tarrafal de Santiago funcionou entre 1936 e 1956, tendo reaberto em 1962, com o nome de Campo de Trabalho de Chão Bom, para aprisionar anticolonialistas de Angola, Guiné-Bissau e Cabo Verde, enquanto na primeira fase a maioria dos presos políticos eram portugueses que contestavam o regime fascista do Estado Novo.

O encerramento do Campo do Tarrafal só aconteceu depois da revolução do 25 de Abril de 1974, que derrubou o Estado Novo e libertou os presos políticos.

 

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Maior Legoland do mundo abre em Xangai em julho

O Legoland Xangai tem abertura prevista para julho, naquele que será o maior parque temático do mundo dedicado a estes conhecidos blocos de construção e que inclui também um hotel de 250 quartos.

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A Lego vai abrir, em julho, um Legoland em Xangai, naquele que será o maior parque temático do mundo dedicado a estes conhecidos e adorados blocos de construção, avança a Lusa, que cita a imprensa chinesa.

Localizado a cerca de 52 quilómetros a sudoeste do centro de Xangai, o Legoland vai contar com mais de 75 atrações e espetáculos distribuídos por oito zonas distintas, que incluem milhares de figuras construídas com cerca de 85 milhões de peças Lego.

Além do parque temático, que vai também ter sala de cinema 4D, está prevista a construção de uma unidade hoteleira, com 250 quartos e que vai ser decorada segundo cinco ambientes diferentes inspirados no universo destes brinquedos reconhecido à escala global.

Destaque também para a “Miniland”, uma recriação, construída integralmente com blocos Lego, cujo peso total é superior a 45 toneladas, de algumas das áreas mais emblemáticas de Xangai, assim como de outros ícones culturais e turísticos da China.

O Legoland de Xangai encontra-se já em fase final de construção e vai dar emprego a cerca de mil colaboradores, estando já confirmado que o parque temático vai também levar a palco o “Monkie Kid”, o primeiro espetáculo do mundo dedicado à série “Monkie Kid”, da LEGO, que é inspirado no Rei Macaco, da obra clássica chinesa Jornada ao Oeste.

“Conhecemos bem este mercado e estamos entusiasmados com o seu potencial. Este complexo será uma referência e ponto de encontro para todos os fãs da Lego na China”, afirmou Fiona Eastwood, diretora executiva da Merlin Entertainments, o grupo britânico responsável pela gestão dos parques Legoland.

Apesar do parque temático só ter abertura prevista para julho, a venda de passes de temporada e bilhetes para visitas exclusivas, que incluem estadias no hotel temático, já está a decorrer.

A Lusa recorda ainda que Xangai inaugurou, em 2016, o primeiro parque Disneyland na China continental, que se seguiu à abertura do parque de Hong Kong, em 2005, e tem já prevista, para 2027, a abertura de um novo complexo temático dedicado ao universo cinematográfico de Harry Potter.

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Turismo no Porto confirma crescimento em 2024

O turismo no Porto registou um crescimento assinalável em 2024, e a vereadora da Câmara Municipal com este pelouro, Catarina Santos Cunha, considera que “há todo um trabalho, em conjunto com o setor, para qualificar a oferta e para capitalizar as novas tendências, garantindo um crescimento sustentável e equilibrado, que beneficie tanto os visitantes como os residentes”.

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O turismo no Porto continua a mostrar sinais de crescimento, com dados que apontam para um aumento sustentado em vários pontos chave do setor. De acordo com indicadores divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), interpretados pela autarquia, os proveitos totais dos estabelecimentos de alojamento turístico alcançaram os 492 milhões de euros, o que se traduz num crescimento de 12,8% face ao período homólogo, a que corresponde mais de seis milhões de dormidas nos alojamentos turísticos com mais de 10 camas (uma variação positiva de 6,9% em relação ao ano de 2023).

A média do RevPAR anual (receita por quarto disponível) foi de 80 euros, refletindo a valorização do setor, indica ainda nota da Câmara Municipal, que avança que, no que diz respeito ao consumo com cartões estrangeiros na cidade, o ano de 2024 atingiu 588 milhões de euros. O Aeroporto Francisco Sá Carneiro também registou um aumento no número de passageiros, com um total superior a 15 milhões passageiros em 2024, o que representa uma variação positiva de 4,9%. Os dados da taxa municipal turística acompanharam esta evolução, com uma receita de cerca de 20,9 milhões de euros.

Mais avança que, no ano que agora terminou, os estabelecimentos de alojamento turístico na cidade registaram um total de 6.276.074 dormidas, representando um crescimento de 6,9% em relação ao ano anterior. O número de hóspedes também subiu, atingindo os 2.967.090, segundo dados do INE, o que indica uma variação positiva de 6,9%.

A autarca destaca que a estratégia do Município do Porto tem sido no sentido de aposta na capacitação dos agentes do setor, através dos programas de formação que têm sido promovidos, como o Confiança Porto (nas áreas do alojamento, circuitos turísticos e agentes de equipamentos culturais) e outras em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, ou a estratégia de gestão da carga turística, com a descentralização dos fluxos turísticos para zonas periféricas da cidade, através dos oito quarteirões da cidade, que considera serem frutos destes resultados verificados o ano passado.

Catarina Santos Cunha realça ainda que “importa continuar a investir na melhoria da experiência do visitante e na promoção de iniciativas com vista à captação de novos perfis de turistas, como é o caso dos projetos Global Kitchen, o Curated Porto, e as atividades na rede Great Wine Capitals, que posicionam o Porto como destino de qualidade e diferenciador, mas que também beneficiam e contribuem para a qualidade de vida de quem está diariamente na cidade”.

Com base nas previsões da European Travel Commission, que indicam que, em 2025, os europeus planeiam viagens mais longas e com orçamentos mais elevados, e que cerca de 30% dos europeus planeiam gastar entre 1.501 e 2.500 euros por viagem, enquanto 17% considera gastar mais de 2.500 euros, “é expectável que a atividade turística no Porto possa continuar a crescer, impulsionada tanto por tendências internacionais quanto por iniciativas locais, como o aumento do investimento em novas unidades de alojamento turístico e a melhoria da experiência dos visitantes”, defende a vereadora .

 

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