Portugal sobe um lugar na lista de destinos turísticos mais competitivos
A segurança foi um dos parâmetros em que Portugal obteve melhor classificação, com 6,3 pontos em sete possíveis.

Inês de Matos
Portugal é país convidado de honra na Feira do Livro de Praga 2025
FLOA e GEA Portugal melhoram experiência de compra no setor das viagens com solução Buy Now Pay Later
Turkish Airlines passa a ligar diariamente Sevilha a Istambul a partir de setembro
Ilhas da Macaronésia buscam objetivos comuns na área do turismo
Depois de Espanha turismo de Albufeira mostra-se no mercado norte-americano
Eurowings já voa para Ponta Delgada
Azul começa a voar entre Recife e Madrid a 10 de junho
Governo de Cabo Verde confirma que o megaprojeto “Djéu” continua em fase de reversão
27ª edição do Vinhos a Descobrir de regresso a Lisboa
Agência de Viagens El Corte Inglés já está em Guimarães
Portugal subiu uma posição entre os destinos turísticos mais competitivos do mundo, ficando colocado no 14.º lugar, num ranking que é liderado por Espanha e que é elaborado anualmente pelo Fórum Económico Mundial.
Englobando um total de 136 países, o ‘Travel and Tourism Competitiveness Report” classifica os destinos turísticos mais competitivos com base em parâmetros como as características principais dos países, as políticas turísticas, as infraestruturas, os recursos naturais e culturais, ou a segurança.
No que diz respeito a Portugal, a segurança foi um dos parâmetros com melhor classificação, com 6,3 pontos em sete possíveis, os mesmo que foram obtidos nas categorias saúde e higiene.
No entanto, foi na categoria relativa às infraestruturas turísticas nacionais que o país alcançou a melhor classificação, com 6,4 pontos, com o Fórum Económico Mundial a colocar mesmo Portugal como o quarto melhor país.
Já nas categorias infraestruturas de aeroportos, recursos naturais, património cultural e viagens de negócios, Portugal recebeu uma classificação mais baixa, não indo além dos 3,9 pontos. Ainda assim, a nota mais fraca diz respeito à competitividade de preços, categoria em que o país ficou mesmo na 73.ª posição do ranking.
No cômputo geral, Portugal obteve um total de 4,7 pontos, ultrapassando países como a China, a Holanda, a Suécia e a República da Irlanda.
Já Espanha volta a ficar no primeiro lugar do ‘Travel and Tourism Competitiveness Report”, tirando partido de uma oferta que combina cultura e recursos naturais, um forte serviço de apoio aos turistas, uma rede de transportes eficiente e políticas nacionais pensadas para o turismo.