Conferência “Tourism Innovation Journeys” inicia concurso de ideias para a valorização do Turismo no Douro
Esta é uma iniciativa dos Departamentos de Turismo da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e do Instituto Superior de Novas Profissões.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
O Auditório da Biblioteca Vítor de Sá, em Lisboa, recebeu, no passado dia 5 de Dezembro, a conferência inaugural do projecto “Tourism Innovation Journeys”. Esta iniciativa dos Departamentos de Turismo da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e do Instituto Superior de Novas Profissões desenvolver-se-á de forma faseada ao longo do presente ano lectivo.
Na sua primeira edição, este projecto tem como principais objectivos “a divulgação de boas práticas ao nível da gestão de destinos e recursos turísticos na região do Rio Douro, bem como a geração de ideias criativas e inovadoras que possam maximizar a sua atractividade turística”.
Concretamente, no âmbito do projecto em causa, foi proposta aos estudantes da área de estudos de Turismo e Lazer a formação de equipas de trabalho que deverão propor ideias de produtos turísticos que valorizem a atractividade de cinco marcas-destino da região, nomeadamente a Rota do Românico, Douro Generation, Aldeias Vinhateiras do Douro, Fundação Côa Parque e Parque Natural do Douro Internacional.
Em meados de 2017, esta iniciativa terá como um dos seus momentos altos uma viagem de dos estudantes e docentes à região Duriense, parcialmente realizada a bordo de um cruzeiro fluvial. Durante esta viagem, as equipas de trabalho apresentarão os seus projectos de valorização dos respectivos destinos turísticos em cinco locais emblemáticos para cada uma das marcas-destino. A primeira edição do “Tourism Innovation Journeys” encerrará com o anúncio das ideias vencedoras numa cerimónia a realizar nos Paços do Concelho de Lisboa.
A conferência inaugural do projecto constituiu o primeiro momento de partilha de experiências e conhecimentos entre os responsáveis de cada uma das cinco marcas-destino da região do Douro e os cerca de cem estudantes que estão, actualmente, a desenvolver os seus projectos de ideias. Destacou-se ainda a participação do Professor Doutor Mário Ascensão, da Universidade Haaga-Helia (Finlândia), cuja intervenção procurou inspirar os estudantes na busca de ideias e soluções inovadoras e marcantes para os destinos turísticos do Douro.