By Travel promove autonomia das agências de viagens
A marca By Travel surgiu no seio de um grupo de amigos que procuraram um melhor caminho para promover a viabilidade e o sucesso do negócio das agências de viagens […]
Raquel Relvas Neto
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A marca By Travel surgiu no seio de um grupo de amigos que procuraram um melhor caminho para promover a viabilidade e o sucesso do negócio das agências de viagens de vendas a retalho. Conheça a marca.
Dezoito agências de viagens envergam, actualmente, a marca By Travel, um grupo de agências de viagens que começou há cinco anos com apenas sete empresas.
A By Travel apresenta-se como um grupo de agências de viagens de venda a retalho, que criou uma marca e “usa as suas sinergias para substanciar algum volume de compras e assim obter melhores condições e comissionamento junto dos diferentes ‘players’ do mercado”.
Helena Palma Duarte e Pedro Leal, fundadores da marca, explicam que a By Travel surgiu de um pequeno grupo de agências franchisados de uma rede que teve a necessidade de “melhorar as nossas condições para mantermos a viabilidade do nosso negócio”, mas também porque começou a “sentir algumas ‘dificuldades’ devido, em nosso entender, aos elevados custos do uso dessa marca face aos benefícios dessa mesma utilização. Todos os ‘fees’ obrigatórios acrescidos dos tradicionais ‘royalties’ asfixiavam a viabilidade económica e financeira de muitas agências”. Assim, optaram por procurar autonomia e seguir o “caminho em prol da viabilidade e sucesso do nosso negócio”.
A By Travel apresenta-se sem uma estrutura centralizada, de forma a reduzir os custos, e tem um objectivo simples: “tentar negociar o melhor possível com todos os fornecedores em proveito de todo o grupo”.
Mas quais as vantagens que a By Travel apresenta às agências de viagens que queiram aderir à marca? Helena Palma Duarte e Pedro Leal respondem: “Não temos custos de entrada. Não existem ‘fees’ de administração. Todos contribuímos equitativamente para a promoção da marca”. A gestão e orientação da By Travel continua a ser feita pelas agências fundadoras, “sem qualquer encargo para as demais”. “Com o aumento do número de balcões, temos a necessidade de reunir no mínimo duas vezes por ano, para fortalecer laços de companheirismo, sentir o ‘pulsar’ de todos os outros colegas, desenvolver estratégias e usar as sinergias de todos para continuarmos a crescer e a ganhar peso no mercado a todos os níveis”, indicam.
Futuro
Em tempos a By Travel teve uma parceria com a extinta D-Viagem/Vibo, do Grupo Orizonia, mas os responsáveis explicam que a meta não passa por crescer em número de balcões ou agências, pois a entrada na marca é selectiva. “Queremos ter no nosso grupo agências idóneas, com bons profissionais e que prestigiem a nossa marca”, esclarecem. “Estamos muito orgulhosos no número [de agências] atingido e em já possuirmos alguma expressão a nível nacional, bem como algum peso e força na negociação junto dos nossos fornecedores”, realçam.
Os casos mais recentes de adesão à By Travel são os balcões do Lumiar e da Quinta do Lambert, em Lisboa, assim como dos de Leiria e Chaves. “Lamentavelmente, na região Sul estamos presentes apenas com o balcão de Setúbal, mas creio que brevemente vamos crescer nessa zona”, indicam, acrescentando que já existem pré-acordos para alargarem a sua expressão territorial.
Helena Palma Duarte e Pedro Leal explicam que no percurso futuro da marca não querem afastar-se do que os motivou inicialmente no seu desenvolvimento – “diminuição de custos para as agências, aumentando gradualmente a rentabilidade de cada uma”. “Seremos sempre revendedores, mas tentaremos afirmar-nos no futuro com algumas iniciativas próprias”, concluem.