“Não damos verdadeira atenção ao que representa o mercado interno”
O mercado interno é responsável por 58% da procura turística da região Centro. Pedro Machado, presidente da Turismo do Centro de Portugal, ambiciona consolidar o crescimento deste mercado e além de tornar-se no primeiro destino nacional para os portugueses.

Raquel Relvas Neto
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O turismo interno representa 58% da procura no Centro de Portugal. Foi com estes números que Pedro Machado, presidente da Turismo do Centro, iniciou a sua intervenção na sessão de abertura do Vê Portugal – 3º Fórum de Turismo Interno, que acontece até terça-feira, dia 31, no Convento de São Francisco, em Coimbra.
O responsável destacou que “por vezes, não damos verdadeira atenção aquilo que representa o mercado interno”, um mercado “estratégico e crucial” para a região. “Em 2015, crescemos na ordem dos dois dígitos e queremos consolidar este crescimento para os anos vindouros”, completa.
Para Pedro Machado, o mercado interno tem três ordens de valor na operação turística que justifica o debate que tem lugar em Coimbra: está disponível o ano inteiro; a possibilidade de vários períodos de férias ao longo do ano; e, por último, a afinidade natural, que faz “com que possamos estimular a procura ao longo do ano”.
“São razões mais do que suficientes para que pudéssemos fazer uma aposta clara sobre aquilo que representa hoje o mercado interno em Portugal e em particular do trabalho que temos desenvolvido”.
Segundo o responsável, existem três vectores cruciais para aquela que será a nova economia para o Turismo para os próximos dez anos e que devem ser tidos em atenção, são eles: Valor ao cliente; sustentabilidade económica, cultural, social; e requalificação dos destinos turísticos.
É trabalhando estes vectores que se podem colmatar alguns dos “problemas estruturais da região Centro”, concretamente, a sazonalidade; a estadia média baixa; e a litoralização. Problemas estes que estão a ser discutidos no âmbito do Vê Portugal.