Barceló Hotels & Resorts vai investir em Portugal
A marca hoteleira do grupo turístico espanhol procura oportunidades de investimento nos principais destinos turísticos portugueses. Carmen Pardo, directora de desenvolvimento para Portugal e a Galiza, adianta ao Publituris que a expansão em Portugal vai realizar-se em vários modelos de negócio.
Raquel Relvas Neto
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A Barceló Hotels & Resorts está a analisar várias propostas para abrir a sua primeira unidade em Portugal. Carmen Pardo, directora de desenvolvimento para Portugal e a Galiza da marca hoteleira espanhola do Grupo Barcelo, indicou ao Publituris que o objectivo “não é apenas uma unidade, mas várias nos diferentes destinos turísticos do País”.
A responsável explica que “dado que a Barceló começou a sua expansão em Portugal há muito pouco tempo, inicialmente estamos a analisar oportunidades no Porto, Lisboa e Algarve”. Contudo, explica, “sabemos que há outras possíveis localizações de muito interesse, mas que farão mais sentido uma vez que tenhamos já uma estrutura no País”. Madeira, Açores ou o Douro são destinos que também têm interesse para a Barceló Hotels & Resorts.
Questionada sobre se a expansão em Portugal vai passar por construção de unidades hoteleiras ou aquisição de existentes, a responsável espanhola indica que a marca hoteleira “tem, até à data, uns 175 hotéis em todo o mundo (concretamente, em três continentes) e que na realidade forma parte de um grupo integrado (Grupo Barceló) composto por empresas especializadas em toda a cadeia de valor turística, tem no seu portfolio tanto hotéis em propriedade, como em regime de aluguer, mas também de gestão em percentagens muito similares”. Por isso, “para o mercado português estamos receptivos a qualquer possível fórmula sempre que analisada vejamos interesse pela localização concreta e pelo potencial de mercado que possa ter. Somos muito flexíveis quanto a ir ao encontro das expectativas dos proprietários”, esclarece.
Para Carmen Prado, Portugal enquadra-se “na perfeição” na estratégia de expansão da cadeia hoteleira. “O destino Portugal, não só por ter tido um crescimento exponencial, mas sobretudo porque vai ao encontro do que os turistas fidelizados à Barceló Hotels & Resorts procuram, pelo que digamos que o crescimento em Portugal era uma “cadeira” pendente na nossa empresa e um crescimento muito natural para nós”.
No que diz respeito ao posicionamento que pretendem no mercado português, a directora de desenvolvimento para Portugal e a Galiza da marca hoteleira espanhola explica que “a Barceló, que nasceu como uma cadeia para destinos de férias e especialmente de sol e Praia, foi amadurecendo e crescendo noutros segmentos e para outros muitos perfis de procura. Assim, temos hotéis em destinos puramente urbanos e de negócio, mas também urbanos com importante componente de férias e/ou de shortbreak. Em Portugal, pretendemos exactamente a mesma segmentação, que nos permita oferecer ao mesmo turista oferta de negócio e de lazer, familiar de férias ou de shortbreak”.Quanto a categorias, com a recente compra da Occidental Hoteis, “a Barceló está numa fase de rebranding que fará com que tenha um leque muito maior de marcas para chegar a todos os públicos”, realça.