The Tall Ships Races Lisboa 2016 espera 1 milhão de visitantes
APROVELA organiza o evento que na edição de 2012 gerou 9,1 milhões de euros em retorno económico directo.

Inês Pereira
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
Depois de 2012 a The Tall Ships Races está de volta a Lisboa, em Julho de 2016. A regata em águas lusas vai ser organizada pela APORVELA, cujo presidente João Lúcio, em declarações ao Publituris referiu que “a The Tall Ships Races é uma excelente oportunidade para afirmar Lisboa como a Capital Atlântica da Europa, reforçando, pela sua identidade e origens, o compromisso histórico da cidade com o mar. É intenção da APORVELA e restantes parceiros co-organizadores contribuir para colocar a cidade e o país na rota da economia do mar, do crescimento azul e do desenvolvimento inteligente, sustentado e inclusivo. Em 2012, na última vez que a regata passou pelo nosso país, as expetativas foram largamente superadas e, portanto, estamos a trabalhar para que o evento do próximo ano seja novamente um verdadeiro sucesso para todos os intervenientes”.
Recorde-se que na última vez que a regata passou pelo nosso país, estiveram em Lisboa 4.700 espetadores estrangeiros, num evento que gerou 9,1 milhões de euros de retorno económico direto.
Para a edição de 2016, e “a aproximadamente seis meses da realização da regata, são já 33 os navios inscritos, o que quer dizer que está para já confirmada a presença de 1.200 tripulantes de várias nacionalidades. É um número que vai seguramente aumentar à medida que forem surgindo novas inscrições. Esperamos uma edição com mais de 50 grandes veleiros de todo o mundo, 3.500 jovens tripulantes de várias nacionalidades e cerca de 1 milhão de visitantes” refriu João Lúcio.
De acordo com o presidente da instituição, para a APORVELA “enquanto Instituição Sem Fins Lucrativos, participar na organização do maior festival gratuito da Europa e do maior evento náutico do país significa poder manter vivas as tradições dos grandes navios de vela e, ao mesmo tempo, promover o encontro entre culturas, entre as suas gentes, levando a tradição das navegações portuguesas aos quatro cantos do mundo tem como objetivo promover a ligação dos portugueses com o mar e a preservação do património náutico nacional. Mantemos uma especial ligação à juventude, formando marinheiros em programas de treino de mar e vela a bordo da Caravela Vera Cruz e de grandes veleiros que todos os anos participam nas Tall Ships Races”.
O evento vai decorrer no novo Terminal de Cruzeiros entre Santa Apolónia e o Terreiro do Paço. Ao longo do rio e das embarcações, estender-se-á o Passeio dos 7 Mares dividido por zonas que terão várias atividades culturais e recreativas durante os quatro dias do evento, desde concertos, workshops, exposições, entre muitas outras atrações. “Se tiver de destacar alguns momentos, destacaria a chegada dos grandes veleiros a Lisboa, a oportunidade única que os visitantes terão de subir a bordo e conhecer cada um dos navios, o fogo-de-artifício e ainda o desfile naútico no Rio Tejo que marca a largada da Regata rumo a Cádiz” salientou João Lúcio.
O evento acontece de 22 a 25 de Julho do próximo ano.