Agentes alemães em peso em Lisboa
O encontro anual da Associação Alemã dos Agentes de Viagens decorre até ao próximo sábado em Lisboa.
Raquel Relvas Neto
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Começou hoje, dia 19, em Lisboa, e decorre até ao próximo sábado, dia 21 de Novembro, o congresso da Deutscher ReiseVerband (DRV) – associação alemã de agentes de viagens. Esta é a primeira vez que o país recebe a indústria do turismo alemão. Norbert Fiebig, presidente da DRV, deu uma entrevista ao Publituris em Setembro deste ano, onde realçou que, “não só a cidade de Lisboa, mas a indústria do Turismo português do País inteiro, bem como o governo, representado pelo secretário de Estado do Turismo, comprometeram-se fortemente em ser palco deste evento”. Esta será uma oportunidade para o destino apresentar-se e mostrar as suas mais-valias junto dos principais players do sector turístico alemão. Para o responsável, “a convenção em Lisboa proporcionará uma excelente oportunidade para os suppliers de viagens e turismo mostrarem o seu portfolio” aos profissionais alemães. “Todos os anos, os melhores profissionais da operação turística alemã marcam presença neste encontro. Além disso, a Convenção da DRV será uma ocasião ideal para fazer contactos com os decisores também do Turismo em Portugal e, assim, ampliar, o leque de serviços disponíveis para os turistas alemães”, esclarece.
Esta convenção vai ter como mote “Sonhos precisam de asas: Mentes inteligentes e novas estratégias para a digitalização”. Este ano, o congresso vai focar-se nos seguintes temas: “O mercado de trabalho na indústria do Turismo – atractivo até à data? Como podemos encontrar pessoal competente para a indústria de Turismo e como podemos ter um compromisso de longo prazo? E, como motiva os seus funcionários?”. As novas tecnologias integram também a ordem de trabalhos da associação alemã com o tema “Turismo 4.0: A digitalização e as suas consequências. Quais são as tendências da transformação digital que estão a surgir, o que significa para a indústria de viagens e como podemos fazer esta transformação algo comum?”. A “Directiva de Viagens da União Europeia: A reacção da indústria. O que temos de fazer para preparar o nosso negócio e a nós próprios” será também um tema a discutir.
O congresso da DRV trará a Lisboa cerca de 850 agentes de viagens e operadores turísticos alemães, constituindo uma oportunidade única de promoção de Portugal junto do mais importante mercado emissor de turistas na Europa.
Receitas do sector alemão
Questionado sobre o comportamento das agências de viagens, o responsável indica que, no ano fiscal que terminou a 31 de Dezembro de 2014, as agências de viagens de rua alcançaram um volume de negócios entre 1% e 2%. O mesmo número foi alcançado pelas agências de viagens online que têm, por conseguinte, “enfraquecido”. Segundo Norbert Fiebig, no último ano, o aumento percentual do volume de negócios das agências de viagens online (ou seja, portais que têm uma oferta completa de pacotes turísticos) estava a crescer apenas a um dígito. Para o mercado de distribuição, onde se inclui lazer e negócios, isso resultou num volume de facturação de 23 mil milhões de euros. “Depois dos valores recordes do ano passado, a distribuição na Alemanha gerou um novo pico no volume de negócios pelo segundo ano consecutivo”. Quanto aos resultados deste ano, a associação deve anunciá-los na sua 65ª Convenção.