PS propõe reposição da taxa de IVA na restauração para 13% em 2016
O partido estima que a perda de receita será de 300 milhões de euros em 2016, “com um impacto de 210 milhões de euros no défice público”.

Marta Barradas
SET destaca a importância de “distribuir os eventos por todo o território”
“Este é um setor de soluções e não de problemas”, assume presidente da APECATE
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”
O PS apresentou, esta terça-feira, o cenário macroeconómico do País para os próximos quatro anos, propondo a reposição do IVA da restauração nos 13%, já no próximo ano de 2016.
Segundo a agência Lusa, a proposta lançada pelo grupo parlamentar socialista, realizada por um grupo de trabalho de economistas do partido, estima que a perda de receita será de 300 milhões de euros em 2016, “com um impacto de 210 milhões de euros no défice público”.
Neste âmbito, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) saúda a proposta do PS: “Trata-se de uma medida fundamental para a recuperação de um dos sectores que mais gera postos de trabalho em Portugal e cujo contributo para a economia nacional é inquestionável”, afirma Mário Pereira Gonçalves, presidente da associação.
O responsável destaca ainda que “estamos muito satisfeitos com esta proposta do PS, que reconhece a importância de alterar uma realidade que já causou demasiados estragos: estamos a falar de 26.400 postos de trabalho que se perderem só no último trimestre e milhares de empresas que fecharam nos últimos anos no sector com maior peso no Turismo, o principal motor das exportações nacional.”