Turismo internacional gera mais receitas em 2014
Segundo a OMT, foram gerados mais 45 mil milhões de euros em receitas em relação ao ano anterior.
Marta Barradas
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Pipadouro ganha prémio como melhor experiência inovadora em enoturismo a nível mundial
Mercado canadiano está em “franco crescimento nos Açores”, diz Berta Cabral
Boost Portugal leva Spinach Tours para Espanha, Países Baíxos, EUA e América do Sul
As receitas geradas pelo turismo internacional aumentaram, no ano de 2014, cerca de 45 mil milhões de euros em relação ao ano anterior, atingindo o valor recorde de 1.170 mil milhões de euros, avança a Organização Mundial de Turismo (OMT).
As receitas geradas por visitantes internacionais em alojamento, restauração, entretenimento, compras e outros serviços, alcançaram o valor total de 937 mil milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 3,7% em relação ao ano de 2013, em termos reais, isto é, tendo em conta as flutuações da taxa de câmbio e inflação.
Foi ainda verificado um aumento no número de chegadas de turistas internacionais, em 4,4%, atingindo um total de 1,135 milhões, acima dos 1.087 milhões contabilizados no ano de 2013.
Os serviços internacionais de transporte de passageiros apresentaram, igualmente, um aumento nas suas receitas, arrecadando um valor total de cerca de 207 mil milhões de euros, elevando o total das exportações de turismo internacional, em média, para cerca de quatro mil milhões de euros por dia.
De notar ainda que, o turismo internacional, no que diz respeito a viagens e transporte de passageiros, representa 30% das exportações mundiais de serviços e 6% do total das exportações de bens e serviços.
Taleb Rifai, secretário-geral da OMT, refere que, “num cenário de diminuição dos preços das ‘commodities’, os gastos no turismo internacional cresceram significativamente em 2014, provando a capacidade do sector para estimular o crescimento económico, aumentar as exportações e criar empregos”.
Europa foi a região mais visitada
A Europa foi a região onde os gastos no sector do turismo teve mais impacto, representando 41% do valor total das receitas, tendo alcançado, em 2014, 383 mil milhões de euros.
A Ásia e Pacífico, que representam 30% do total das receitas geradas pelo turismo internacional, apresentaram um total de 284 mil milhões de euros, seguindo-se o continente americano (22%), com 206 mil milhões. Por último, o continente africano, com um peso de apenas 3% do total das receitas, arrecadou 37 mil milhões de euros com o sector do Turismo.