Conceição Estudante despede-se com balanço positivo
Em final de mandato, a secretária Regional do Turismo e Transportes da Madeira realça que o futuro da região passa “pelo desenvolvimento turístico”.
Carina Monteiro
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Conceição Estudante, secretária regional do Turismo e Transportes da Madeira, termina o seu mandato depois das eleições para o Governo Regional a 29 de Março até ao novo governo tomar posse.
Ao Publituris, à margem da Fitur, que acontece em Madrid até domingo, a responsável, em jeito de balanço, realçou que ainda há muito por fazer no sector do Turismo na Madeira e “mesmo que ficasse há muita coisa para fazer”.
Independentemente do partido político que ganhar as próximas eleições na Região Autónoma da Madeira, Conceição Estudante considera que na Madeira tem sempre havido “uma cultura turística muito forte e evidente para todos os que lá vão”. “Há cada vez mais uma consciência que, depois da construção de infra-estruturas na região, que o retorno passa pelo desenvolvimento turístico”.
A responsável considera que, actualmente, “há uma consciência mais alargada da importância económica do Turismo para a Madeira e da possibilidade de agarrar em determinados aspectos da cultura e da tradição e, olhar para eles de forma diferente e torná-los economicamente válidos. Isso tem de ser feito de forma sustentável”.
Conceição Estudante deseja que no próximo Governo regional “se falasse sempre em desenvolvimento e não em crescimento puro e duro”.
Ano turístico
2014 veio confirmar a tendência de crescimento já verificada na região no ano anterior. A secretária Regional do Turismo e Transportes indica que o destino cresceu em todos os indicadores, sobretudo, “aqueles que prezo mais, ou seja, o RevPar e as receitas cresceram, com taxas de crescimento até superiores às dormidas e ao número de turistas”.
No que diz respeito ao ano que teve agora início, Conceição Estudante perspectiva um bom ano, tendo por base os resultados que a hotelaria já está a registar para o primeiro semestre.
*Em Madrid, a convite da Fitur.