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E a selva aqui tão perto…

O mítico mundo da Amazónia está agora cada vez mais fácil de desvendar. Passeios na selva, pesca de piranhas, focagem de jacarés são algumas das actividades. E, claro, ainda há Manaus por explorar.

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O mítico mundo da Amazónia está agora cada vez mais fácil de desvendar. Passeios na selva, pesca de piranhas, focagem de jacarés são algumas das actividades. E, claro, ainda há Manaus por explorar.

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Por Joana Barros

A cidade de Manaus é uma entrada privilegiada para o universo das piranhas, dos botos, dos igarapés e um sem fim de nomes que até agora faziam parte apenas do imaginário. Com cerca de dois milhões de habitantes, a sétima cidade do Brasil fica nas margens do Rio Negro. É, actualmente, um importante pólo industrial (é aliás uma zona franca), com cerca de 720 empresas, em especial do sector automóvel, informática e televisão.

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Mas nem só de indústrias se faz Manaus. A cidade teve o seu momento áureo no fim do século XIX, com o negócio da borracha a aumentar e a trazer avultadas quantias de dinheiro para a região. Daí que muitos fundos tenham sido canalizados para a construção de edifícios art nouveau, sendo o Teatro Amazónia o expoente máximo deste estilo arquitectónico. Inaugurada em 1896, esta sala de espectáculos é uma demonstração de luxo e ostentação. Prova disso é a forma como foi construída com quase todos os materiais a virem da Europa (excepção para algumas madeiras locais e instalação eléctrica). Cristais de Paris, ferro de Glasgow… a lista de cidades é interminável.

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Na altura do aparecimento do Teatro Amazónia, este era uma oportunidade para empresários e suas esposas exibirem as roupas e as jóias enquanto ouviam ópera. Hoje, os espectáculos são tão ecléticos que vão desde concertos de rock, passando por peças de teatro, até à tradicional ópera. E está acessível a todos, com os bilhetes por vezes a serem mais baratos do que uma viagem de autocarro.

Outro exemplo do estilo art nouveau é o Mercado Adolpho Lisboa, também ele datado do final do século XIX. Um bom ponto de partida para começar a conhecer aquela que provavelmente será a sua gastronomia dos próximos dias: pirarucu, tambaqui, tucunaré… Atenção, estamos a falar de alguns dos peixes do Rio Negro que nos vão parar ao prato.

Do Peru até ao Atlântico

Manaus é, também, o porto de partida para uma das principais atracções da região: o Encontro das Águas. Trata-se do ponto em que dois rios se juntam sem se misturarem, numa extensão de seis quilómetros: Rio Negro e Rio Solimões.

O fenómeno dá-se devido às diferentes temperaturas dos dois rios, e diferentes densidades e velocidades a que circulam as águas. O Negro corre a cerca de 2km/h e o termómetro sobe até aos 28ºC, enquanto o Solimões atinge os 7km/h mas desce para os 22ºC. O pH das águas também tem influência, com o Rio Solimões a apresentar-se mais neutro e da cor do barro. Já o Rio Negro possui um pH mais elevado e uma cor a fazer lembrar o chá preto.

E para quem não conhece o Solimões, ele é, na verdade, o Rio Amazonas. Nascido nos Andes peruanos, o curso de água entra em território brasileiro com aquele nome (proveniente de tribos que habitavam as suas margens) e já em Manaus, após a junção com o Rio Negro, é-lhe finalmente dado o nome de Amazonas. Daí, segue até ao Atlântico totalizando quase sete mil quilómetros.

Amigos da onça

A Amazónia acolhe também vários animais endémicos. E muitos deles temidos, com a onça pintada e a anaconda a liderarem a lista. Mas enquanto a probabilidade de encontrar esta cobra durante o passeio é muito reduzida, já a de ver uma onça é quase garantida. Como? Basta visitar o mini-jardim zoológico do Hotel Tropical. O espaço surgiu há 36 anos e tem a mesma idade da unidade hoteleira. Aqui, pode encontrar 22 das espécies que habitam a Floresta Amazónia. E, claro, a estrela é a onça pintada.

Além do felino, há várias espécies de macacos, roedores, aves e jacarés, com nomes tão originais como capivara, paca, guariba, aracuã, caititu ou quati. Destaque para quatro das 1025 espécies brasileiras ameaçadas que habitam o zoo: a onça, o macaco aranha, o mutum cavalo (ave) e a jaguatirica (felino).

Paredes meias com este espaço está o já referido Hotel Tropical. Situado a 16 quilómetros do centro da cidade, este foi, durante muitos anos, quase um hotel de selva, uma vez que estava afastado do resto da civilização. Com o desenvolvimento de Manaus, a cidade acabou por “engolir” o hotel.

Actualmente, oferece 611 quartos, muitos deles a manterem a tradicional decoração colonial. A unidade hoteleira abarca as duas vertentes, quer seja turismo, quer seja negócios. Daí que tenha divisões que variam entre o espaço infantil (tropikids) até ao centro de convenções (com salas de reuniões que acomodam até 1200 pessoas). Na lista encontra-se ainda uma suite presidencial com 313 metros quadrados, que já albergou nomes como Bill Gates, Dilma Rousseff, Lula da Silva, Arnold Schwarzenegger ou Julio Iglesias.

E é do porto em frente a este hotel de personalidades que partimos para a selva.

No coração da Amazónia

Uma viagem de hora e meia pelo Rio Negro leva-nos até ao mítico Ariaú Amazon Towers. Trata-se de um hotel construído em palafitas de madeira. Mas quem é que se lembra de erguer tal construção no meio da selva? A história remonta a 1982, quando o oceanógrafo francês, Jacques Cousteau, passou quatro meses a estudar espécies na Amazónia. Na altura, estava hospedado no Hotel Mónaco. À conversa com o dono, Francisco Rita Bernardino, sugeriu que fosse construída uma base para as pessoas conhecerem a Amazónia e investigadores a explorarem. Quatro anos depois nasceu o Ariaú.

Esta unidade é composta por oito torres ligadas por passadeiras, também elas em palafita. Dispõe de área de eventos e festas, bem como de um anfiteatro junto à beira do rio e três heliportos. Tem ainda um museu e um aquário com peixes locais, que são resgatados das poças criadas pelo fim da época das chuvas e que quando o nível do rio volta a aumentar, são devolvidas à natureza. Existem três tipos de quartos e um deles é a casa tarzan, construída na copa das árvores.

Mas por motivos de manutenção, por agora, e até Abril, só estão a funcionar quatro torres. Assim, dos actuais 160 quartos, o hotel vai passar para os 260.

­­Aqui, temos a perfeita noção que estamos bem no coração da Amazónia, não só pelo verde que nos rodeia, mas também pela interação dos animais. Basta chegar à recepção para ver araras e macacos que não se coíbem de vir ter connosco.

Este é, também, um dos pontos de partida para as actividades na selva. A começar: nadar com o boto (golfinho) cor-de-rosa. Normalmente os golfinhos atraem sempre a simpatia dos humanos, mas aqui o boto tem fama de safado. É que quando os colonos portugueses começaram a entrar nesta região, algumas indígenas apareceram grávidas. E puseram as culpas no boto. Fama essa que até hoje o boto não se livrou. Neste passeio somos levados de piroga até uma plataforma no meio do rio onde se pode nadar com esta espécie.

Seguindo com as actividades, voltamos à piroga e às águas do Rio Negro. As águas são escuras devido à acidez libertada pela decomposição de algumas plantas, que deixa matéria orgânica. Sendo que o rio corre por 1700 quilómetros, recebe uma grande quantidade de restos de folhas e troncos. Sedimentos que são dissolvidos no leito do rio e decompostos, sendo aí que ocorre a libertação dos ácidos que dão ao rio a tal cor de chá preto.

Somos ainda levados por igarapés (afluentes) até ao ponto de partida para uma caminhada na selva. De catana na mão, o guia Miranda explica-nos que estamos num Igapó, um tipo de vegetação característica de terrenos baixos, próximos de rios e frequentemente inundados. Aqui, a copa das árvores não sobe mais do que 25 metros. O passeio dura cerca de meia hora, durante a qual Miranda explica várias técnicas de sobrevivência. Encontrar água nas árvores, usar algumas destas como sistema telefónico, encontrar comida, identificar remédios para as mais diversas maleitas, fazer fogo com o que a natureza nos dá, encontrar um anti-séptico e cicatrizante natural. A selva é um supermercado, aqui encontra-se de tudo, é só saber procurar.

Já no regresso, uma paragem para visitar as casas dos caboclos (mestiços de branco com índio), onde aprendemos a fazer tapioca. O programa termina ao fim da tarde com uma paragem obrigatória para pescar piranhas, que mais tarde serão comidas sobre a forma de caldo. Mas esta não é a última actividade em agenda: falta ainda esperar pelo cair da noite para regressarmos ao barco. Desta vez para a focagem de jacarés. Na proa da embarcação segue um homem com um holofote que, quando detecta um jacaré na margem do rio, aproxima o barco e salta para o apanhar. O animal é então “convidado” a juntar-se a nós durante alguns minutos para uma sessão fotográfica.

A selva também é uma farmácia

Num estilo ligeiramente diferente surge o Amazon Ecopark Jungle Lodge. É também um hotel de selva, mas com uma estrutura térrea e alojamento, na sua maioria, feito em bungalows de madeira. A funcionar neste formato desde 1995, tem 64 quartos, um bar, restaurante/buffet e um salão de eventos com capacidade para 110 pessoas em formato auditório. Também é possível encontrar uma praia e piscinas naturais com pequenas cascatas.

Para chegar ao Ecopark são precisos 20 minutos de carro e outros 20 de barco. E, à semelhança do Ariaú, as principais actividades são, entre outros, a focagem de jacarés, nadar com os botos, visita às casas dos caboclos e à Floresta dos Macacos, pesca da piranha e, claro, o passeio na selva.

Esta, mais do que um supermercado, perfila-se como uma farmácia gigante. Desde a árvore com propriedades semelhantes às do Vicks Vaporub, passando por um repelente natural à base de formigas esmagadas, ou mesmo uma seiva de árvore que cura problemas respiratórios e tem poderes depurativos. Ah! E também há espaço para a estética. Isso fica a cargo do Mulateiro, uma árvore que serve para fazer champôs e cremes.

Oferta semelhante tem o Amazon Jungle Palace, uma terceira opção de alojamento na selva. Construído numa balsa, encontra-se localizado a dez quilómetros de Manaus (20 minutos de barco) e oferece actualmente 69 quartos, número que em breve vai aumentar para 149, quando a construção do novo bloco terminar. Estima-se que em Maio esteja concluído.

Inaugurado em 2009 com a actual gerência, a unidade oferece todo o conforto de um hotel de cidade e devido à proximidade de Manaus tanto atrai um público de lazer como de negócios. Para isso, contribuem as suas salas de reuniões com capacidade até mil participantes e uma vista de cortar a respiração.

Da reserva indígena para as cachoeiras

Foi a partir do Jungle Palace que partimos à descoberta da reserva índia. Fomos recebidos por elementos da tribo Dessana, mas no total da reserva existem 26 etnias. A visita começa à porta da casa da sabedoria e medicina tradicional, à espera de um convite para entrar. Mas primeiro uma explicação sobre a sua origem por parte do mestre de cerimónias: vêm de Pari-Cachoeira, em S. Domingos de Cachoeira, a 1800 quilómetros de Manaus, na fronteira com a Colômbia. Já dentro do espaço, é altura de assistir a uma sequência de músicas e danças. Numa delas somos convidados a participar.

E da reserva índia de volta a Manaus para nos fazermos à estrada em direção ao município de Fernando Figueiredo. Fica a 107 quilómetros da cidade (1h30m de carro) e é uma região conhecida por ter mais de 150 cachoeiras, das quais 49 estão identificadas. Iracema Falls é uma delas. Um momento de lazer que pode ser disfrutado num passeio de um dia ou durante um fim-de-semana, uma vez que possui alojamento e restaurante. Esta última constitui mais uma oferta que vem reforçar o carácter exótico e variado deste novo destino, que está agora mais acessível aos portugueses. ¶

* A jornalista viajou a convite da Solférias com o apoio da TAP

 

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Agência de Viagens El Corte Inglés já está em Guimarães

A escolha de Guimarães para esta nova abertura “é estratégica e simbólica”, destaca Ricardo Cardia, diretor geral da Viagens El Corte Ingés em Portugal, pois “queremos estar mais próximos dos nossos clientes e oferecer-lhes um espaço inovador, onde possam inspirar-se e planear as suas próximas viagens com toda a qualidade e confiança”.

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A Viagens El Corte Inglés acaba de abrir as portas da sua nova agência em Guimarães, assinalando mais um passo na expansão da marca em território nacional. Localizada no centro da cidade, mais propriamente, na Avenida D. João IV, 294, a nova loja traz consigo o mais recente conceito de agência da marca: um espaço moderno, digital e ainda mais centrado na experiência do cliente, indica a empresa em nota de imprensa.

Com um design contemporâneo e um ambiente pensado ao detalhe, a nova agência foi concebida para oferecer um atendimento personalizado, onde cada viagem é tratada como única. A Viagens El Corte Inglés assegura que tem uma equipa local, composta por profissionais experientes e apaixonados por viagens, preparada para acompanhar cada cliente desde o primeiro sonho até ao regresso a casa.

Com mais de 30 anos de presença em Portugal, a Viagens El Corte Inglés continua a investir no país com uma visão clara, conforme realça, e que passa por oferecer serviços de excelência aliados às novas tecnologias, sem nunca perder o toque humano que caracteriza a marca e que é marca distintiva dos nossos assessores de viagem. Neste sentido, a nova loja em Guimarães integra esta abordagem, ao mesmo tempo que reforça a presença da empresa na região norte.

 

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Lusanova promove formação sobre o Brasil em parceria com a TAP

Cerca de 30 agentes de viagens nacionais participaram numa ação de formação sobre o Brasil promovida pela Lusanova em conjunto com a TAP, nas instalações do operador turístico em Lisboa.

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A ação contou com uma apresentação do destino Brasil, realizada por Francisco Álvares da Lusanova, que abordou as diversas características e potencialidades deste destino a nível turístico, seguida de uma intervenção de António Gabriel, Key Account Manager da TAP, que aprofundou as características de voos e rotas para o destino, de forma a proporcionar uma formação completa e integrada a todos os profissionais do setor presentes.

Tiago Encarnação, diretor de operações da Lusanova, destacou mais uma vez a importância destas ações de formação, que devem ser contínuas, salientando que “é muito importante continuarmos a investir na formação dos agentes de viagem nacionais, dando-lhes informação relevante e efetiva que podem utilizar depois no seu dia a dia com os seus clientes”, para considerar que “o objetivo de fazermos ações conjuntas é efetivamente colocarmos à disposição dos profissionais do setor todas as ferramentas necessárias para esse fim”.

O responsável reconhece que a TAP é um parceiro estratégico de relevo, sobretudo para rotas e destinos no Brasil, por isso “seguimos juntos em mais uma formação que pensamos ter sido de facto relevante para os profissionais que estiveram presentes”, disse.

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Incerteza global não impacta viagens na Europa e Portugal continua a ser um dos destinos preferidos

De acordo com o último relatório da European Travel Commission (ETC), o ritmo de evolução da atividade turística na Europa continua a surpreender, apesar de uma conjuntura internacional pouco favorável, fortemente marcada por uma situação de instabilidade política internacional e de contínua pressão sobre os orçamentos familiares. Portugal continua no Top10 das preferências como destino turístico, com mais de 30% dos inquiridos a repetirem o destino.

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No último relatório trimestral, sobre o Turismo na Europa no 1.º trimestre de 2025, a European Travel Commission (ETC) revela que o ritmo de evolução da atividade turística continua a “surpreender”, apesar de uma conjuntura internacional “pouco favorável, fortemente marcada por uma situação de instabilidade política internacional e de contínua pressão sobre os orçamentos familiares, com alta generalizada dos preços, incluindo os relacionados com serviços turísticos, designadamente os custos associados às viagens aéreas e aos custos de alojamento”.

Apesar disso, o “European Tourism Trends & Prospects” prevê que os ventos adversos enfrentados em 2024 se mantenham em 2025, exigindo planeamento estratégico, adaptação e inovação no setor nos próximos anos.

Certo é que a procura turística europeia encerrou 2024 em alta, com as chegadas de turistas internacionais a aumentarem 6,2% em relação a 2023 e a maioria dos destinos a reportarem aumentos substanciais.

No 1.º trimestre de 2025, o número de chegadas foi bastante consistente com o do último trimestre de 2024, mas a recuperação no número de noites encerrou o ano mais forte do que o esperado, acima dos 5,9%.

A nível regional, as chegadas aumentaram 6,2% e as dormidas 5,2% em relação ao ano passado, marcando uma ligeira moderação no crescimento das chegadas, mas uma aceleração nas dormidas em comparação com o relatório anterior, admitindo a ETC “tratar-se de um declínio modesto na duração da estadia, mas a tendência geral é ainda para estadias mais longas desde a pandemia”.

A preferência do consumidor continua a inclinar-se para destinos com melhor relação qualidade-preço e temperaturas mais amenas. No entanto, isto não prejudicou a procura por alguns destinos tradicionalmente populares do Sul e do Mediterrâneo que superaram a média regional em termos de chegadas.

Segundo o inquérito “Monitoring Sentiment for Domestic and Intra-European Travel”, 72% dos europeus pretendem viajar nos próximos seis meses e Portugal continua no Top10 das preferências como destino turístico.

Cerca de 30,4% dos inquiridos que pretendem vir a Portugal nos próximos meses, já estiveram em Portugal, o que demonstra satisfação e consequentemente intenção de regresso, 46,3% estiveram em França e 42,9% estiveram em Espanha.

A segurança do destino é o critério mais importante, selecionado por mais de metade dos inquiridos, indicando este dado que os turistas colocam a segurança pessoal no topo das suas preocupações ao escolherem um destino.

As boas condições climatéricas foram selecionadas por 39,1% dos inquiridos o que reflete a valorização por destinos com clima agradável, geralmente associado a sol, temperaturas amenas e ausência de intempéries.

Os dados demonstram, igualmente, que nos últimos três anos, 14% dos viajantes europeus visitaram Portugal, tornando-o o 11.º destino preferido, subindo ao 10.º lugar quando retiradas as viagens domésticas.

Outro dado indica que 11,8% dos europeus que viajaram até Portugal nos últimos três anos, preveem regressar num futuro próximo e que 8,5% dos europeus que visitaram recentemente a vizinha Espanha planeiam visitar Portugal nos próximos seis meses.

As mais recentes estimativas para 2025 da ETC sugerem que os turistas na Europa deverão gastar cerca de 14% mais do que em 2024, prevendo-se que o crescimento dos gastos ultrapasse o do número de chegadas, sugerindo um aumento do gasto médio por visita.

Quanto à estadia média, durante o 1.º trimestre do corrente ano os turistas internacionais em viagem pelos destinos europeus passaram uma média de 2,7 noites, com base nos dados mais recentes do TourMIS. Em comparação com o mesmo período de 2024, os turistas ficaram menos noites em muitos destinos europeus, não se concentrando tal realidade apenas numa sub-região. Portugal enquadra-se nesta tendência, com uma redução de -2,6% na duração das estadias.

Tarifas (ainda) não impactam viagens dos americanos para a Europa
As novas tarifas comerciais anunciadas pelos EUA aumentaram a incerteza em relação às viagens transatlânticas, com a Europa a preparar-se para uma possível queda no número de visitantes americanos este ano. Apesar de a Europa continuar a ser um dos principais destinos de longa distância, as flutuações na taxa de câmbio Euro/Dólar americano e o aumento dos custos de viagem podem abrandar a procura por parte dos EUA. Esta possível quebra é significativa, dado que os Estados Unidos representavam 9% das viagens globais antes da pandemia e, no ano passado, os americanos constituíram mais de um terço das chegadas de longa distância à Europa.

Apesar destes desafios, as viagens dos EUA para a Europa continuam a apresentar bons resultados no início de 2025, com mais de 80% dos destinos que reportaram dados a registar um crescimento homólogo no primeiro trimestre.

Podem também surgir efeitos compensatórios, incluindo uma redução das viagens para os EUA — especialmente a partir da China — e um aumento das viagens de curta distância dentro da Europa, à medida que mais viajantes optam por permanecer na região, face à incerteza económica e geopolítica.

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Turismo sustentável e economia circular em análise na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche, do Instituto Politécnico de Leiria vai ser palco, no próximo dia 14 de maio, a partir das 14h00, da Conferência FAST 2025, para um debate entre a academia e as empresas, em torno dos temas do turismo sustentável e da economia circular em Portugal.

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De entrada gratuita, a conferência visa alargar a discussão sobre práticas e estratégias para um futuro mais sustentável no setor do turismo, numa iniciativa do projeto FAST – Ferramentas de Apoio à Sustentabilidade no Turismo, do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR) do Instituto Politécnico de Leiria, no âmbito da Agenda ATT – Agenda Mobilizadora Acelerar e Transformar o Turismo, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A sessão de abertura conta com as intervenções do presidente do Instituto Politécnico de Leiria, Carlos Rabadão, do diretor da ESTM, Sérgio Leandro, do diretor do CiTUR, Paulo Almeida, e do presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, Pedro Dominguinhos.

O primeiro painel da conferência, ‘Turismo Sustentável’, tem participação de Carlos Manuel Oliveira, profissional de Marketing, e Berta Costa, docente na ESTM, bem como de Francisco Dias, docente e investigador do Politécnico de Leiria, para a apresentação da plataforma ORVE – Otimização de Recursos e Valorização da Experiência.

Já o segundo painel, dedicado ao tema ‘Economia Circular no Turismo’, contará com intervenções de Mafalda Brilhante, diretora de Recursos Humanos do Grupo Pestana, de Paulo Simões, secretário executivo da OesteCim, e ainda de Roberto Antunes, diretor executivo do NEST – Centro de Inovação do Turismo, para a apresentação da Agenda ATT, enquanto, a sessão de encerramento da conferência, agendada para as 17h45, está a cargo do diretor do CiTUR, Paulo Almeida.

O projeto FAST, refira-se, tem como propósito promover a viabilidade das atividades económicas a longo prazo, respeitando a autenticidade sociocultural das comunidades e fazendo um uso adequado do território e dos recursos naturais, salientando a importância da monitorização constante dos impactos da atividade turística, assim como a manutenção de um elevado nível de satisfação, quer dos visitantes, quer dos residentes. Para tal, as empresas do setor devem adotar políticas e práticas responsáveis na dimensão interna e externa, ao nível económico e social, assim como projetar práticas inovadoras que assegurem experiências turísticas no âmbito dos princípios da sustentabilidade.

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Celebrity Cruises apresenta novo restaurante e opções de entretenimento do Celebrity Xcel

O Celebrity Xcel, novo navio de cruzeiro da Celebrity Cruises, que vai ser inaugurado em novembro deste ano, vai contar com um novo restaurante e mais opções de entretenimento, nomeadamente para quem viaja com a cara metade.

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A Celebrity Cruises revelou esta quinta-feira, 8 de maio, que o Celebrity Xcel, novo navio de cruzeiros da companhia, que vai ser inaugurado em novembro deste ano, vai contar com um novo restaurante e mais opções de entretenimento, nomeadamente para quem viaja com a cara metade.

Num comunicado enviado à imprensa, a companhia de cruzeiros, que em Portugal é representada pela Melair Cruzeiros, explica que o Celebrity Xcel “vai trazer muitas novidades às noites românticas, oferecendo mais variedade do que nunca para tornar as férias a dois ainda mais inesquecíveis”.

As novidades começam logo nas opções de restauração, que ficam mais alargadas neste novo navio, que vai contar com 32 opções gastronómicas, com destaque para o Bora, restaurante que constitui uma novidade a bordo dos navios da Celebrity Cruises.

“Com vistas panorâmicas do oceano e um ambiente vibrante, este restaurante levará os nossos hóspedes numa viagem até à costa mediterrânica, oferecendo um menu dedicado às várias variedades de marisco. O Bora  no Rooftop Garden transforma-se ao longo do dia, proporcionando o cenário perfeito para um brunch animado ou um jantar íntimo”, revela a Celebrity Cruises.

Ao longo do dia, o Bora vai servir um brunch inspirado na culinária mediterrânea, enquanto à noite o restaurante se transforma num “ambiento íntimo, com pratos pensados para partilhar e preparações exclusivas feitas à mesa pelo chef”, num ambiente que “será complementado por baladas gregas e canções românticas italianas, criando uma noite verdadeiramente inesquecível”.

Previstas estão também várias novidades ao nível do entretenimento, uma vez que o novo navio da Celebrity Cruises vai contar com a “oferta mais diversificada e criativa de toda a frota”, entre a qual se destacam três novos espetáculos de teatro.

“Os nossos hóspedes vão viver momentos de puro fascínio com o maior elenco de sempre no teatro da Celebrity, que dará vida a atuações arrebatadoras com cantores e bailarinos de classe mundial, artistas de parkour e talentos especializados. Tudo será apoiado por tecnologia de ponta, como iluminação cinética, efeitos de laser e um ecrã LED de grandes dimensões. Tudo para proporcionar uma experiência imersiva inesquecível”, refere a companhia de cruzeiros.

Segundo Lisa Lehr, vice-presidente de entretenimento da Celebrity Cruises, o Celebritu Xcel vai oferecer a “programação de entretenimento mais abrangente até à data, com mais de 75 artistas residentes – o maior número a bordo de um navio da Celebrity”.

“A oferta é completamente renovada em todos os aspetos – desde espetáculos inesquecíveis no Teatro, novos espetáculos interativos no The Club, até festas imersivas e diversas atuações de música ao vivo. Os hóspedes terão opções infinitas para encontrar o programa ideal, noite após noite”, acrescenta a responsável.

Após o jantar, as noites românticas podem continuar nos vários bares do navio, a exemplo do Piano Bar ou do The Club, assim como numa das muitas festas temáticas que o navio vai proporcionar, com destaque para a Shine the Night, que está de regresso no Celebrity Xcel e vai decorrer nos decks exteriores.

O Celebrity Xcel vai ser inaugurado em novembro de 2025 e vai passar a temporada inaugural nas Caraíbas, com cruzeiros de sete noites à partida de Fort Lauderdale para visitar alternadamente as Bahamas, México, Ilhas Cayman, Puerto Plata, St. Thomas e St. Maarten.

No verão seguinte, o navio vai realizar a sua primeira temporada na Europa, disponibilizando itinerários de sete a onze noites, pelo Mediterrâneo, com partidas de Barcelona e Atenas, com estadias inéditas e prolongadas na Madeira, Portugal.

 

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KIPT CoLab lança Barómetro Estatístico para o setor do Turismo a 26 de maio

O KIPT CoLab – Laboratório Colaborativo para a Inovação no Turismo vai lançar, a 26 de maio, o Barturs, um Barómetro Estatístico para o Turismo, que pretende funcionar como “uma janela de monitorização e antecipação das dinâmicas do setor”.

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O KIPT CoLab – Laboratório Colaborativo para a Inovação no Turismo vai lançar, a 26 de maio, o Barturs, um Barómetro Estatístico para o setor do Turismo, que consiste numa “plataforma digital que propõe novas formas de análise, compreensão e projeção do futuro do turismo em Portugal”.

“A ferramenta, desenvolvida em colaboração com investigadores e empresas associadas ao KIPT CoLab, constitui-se como uma janela de monitorização e antecipação das dinâmicas do setor, disponibilizando indicadores com base em dados oficiais e de empresas, modelos previsionais e informação atualizada em contínuo”, explica o KIPT CoLab, num comunicado enviado à imprensa.

O evento de lançamento está agendado para as às 15h00, no Hotel Meliá Lisboa Aeroporto, e o KIPT CoLab explica que esta iniciativa se insere “num esforço alargado de qualificação e inovação aplicado à atividade turística, no qual o KIPT tem desempenhado um papel agregador entre empresas, investigadores e decisores públicos”.

O projeto conta com o apoio institucional da Agência Nacional de Inovação (ANI), da FCT, da Missão Interface, do PRR, da República Portuguesa e da União Europeia e o evento de lançamento vai contar com a “presença de representantes institucionais de relevo”, com destaque para o secretário de Estado do Turismo, bem como dirigentes da ANI e da FCT.

Já a sessão de encerramento será conduzida pelo presidente da Assembleia Geral do KIPT, Carlos Moura, estando ainda prevista a participação de outros agentes estratégicos do setor.

 

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LovelyStay celebra 10 anos de operação com bons resultados e acelera expansão internacional

A LovelyStay, presente em Lisboa, Porto, Algarve e Madeira, celebra 10 anos de operação com mais de 135 milhões de euros em receitas brutas geradas para proprietários e investidores, 725 mil hóspedes recebidos e 270 mil check-ins realizados desde a sua fundação, em 2015, ao mesmo tempo que acelera a sua expansão internacional.

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A LovelyStay, empresa portuguesa especializada na gestão de alojamento local e empreendimentos turísticos, celebra este mês uma década de operação com resultados sólidos e uma visão ambiciosa para o futuro, com mais de 135 milhões de euros gerados em receitas brutas para proprietários e investidores, mais de 270 mil check-ins realizados e 725 mil hóspedes recebidos ao longo dos últimos 10 anos.

Hoje, a LovelyStay opera em Lisboa, Porto, Algarve, Madeira e outras regiões-chave, e já iniciou a sua expansão internacional, com operações em curso em Londres e Istambul e novos projetos previstos em Espanha. A empresa conta com mais de 270 colaboradores, unidos pela ambição de redefinir a hospitalidade através da tecnologia, do serviço personalizado e da excelência operacional.

Segundo destaca William Tonnard, CEO da LovelyStay, “estes 10 anos mostraram que é possível crescer com sustentabilidade, mantendo uma proposta clara de valor para os proprietários e foco total na rentabilidade”, sublinhando que a empresa representa uma nova geração de operadores turísticos, mais digitais, mais estratégicos, mais orientados para o retorno.

Nos últimos anos, a LovelyStay tem vindo a reforçar a sua atuação em segmentos premium, com especial destaque para a gestão integral de edifícios turísticos e villas de luxo, em zonas urbanas e destinos de elevado valor, destacando a entrada da empresa na Quinta do Lago. Estes projetos beneficiam de planos de receita personalizados, operação dedicada, integração multicanal e foco total na excelência da experiência do hóspede.

Num setor cada vez mais competitivo e regulado, a LovelyStay aposta na inovação como alicerce de crescimento. O desenvolvimento de ferramentas de automação, plataforma de gestão e modelos híbridos (curto, médio e longo prazo) permite oferecer aos clientes transparência total, controlo direto sobre os resultados e uma operação fluida e eficiente.

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CPLP apoia candidatura do Campo do Tarrafal a Património da Humanidade

A candidatura do Campo do Tarrafal a Património da Humanidade, que reúne o apoio da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, deverá ser entregue à UNESCO em fevereiro de 2026.

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A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) declarou apoio à candidatura do Campo de Concentração de Tarrafal de Santiago, em Cabo Verde, a Património da Humanidade, avança a Lusa.

O apoio à candidatura foi anunciado no final de uma reunião que decorreu esta quarta-feira, 7 de maio, em São Tomé e Príncipe e na qual foi decidido “apoiar as novas candidaturas dos sítios dos estados-membros a Património Mundial da UNESCO, nomeadamente do Campo de Concentração do Tarrafal, por representar um marco na valorização da memória de resistência”.

A declaração final foi assinada durante a III Reunião Extraordinária dos Ministros Cultura da CPLP, entre 05 e 07 de maio, tendo a decisão sido anunciada pelo Ministério da Cultura de Cabo Verde.

Augusto Veiga, ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, explica que o apoio é “importante” para preparar a candidatura, que deverá ser entregue à UNESCO em fevereiro de 2026.

A Lusa lembra que, há um ano, os presidentes de Portugal, Cabo Verde e Guiné-Bissau, assim como o ministro da Defesa de Angola, descerraram, no local, uma placa que assinalou os 50 anos da Libertação do Campo do Tarrafal.

O Campo de Concentração de Tarrafal de Santiago funcionou entre 1936 e 1956, tendo reaberto em 1962, com o nome de Campo de Trabalho de Chão Bom, para aprisionar anticolonialistas de Angola, Guiné-Bissau e Cabo Verde, enquanto na primeira fase a maioria dos presos políticos eram portugueses que contestavam o regime fascista do Estado Novo.

O encerramento do Campo do Tarrafal só aconteceu depois da revolução do 25 de Abril de 1974, que derrubou o Estado Novo e libertou os presos políticos.

 

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Maior Legoland do mundo abre em Xangai em julho

O Legoland Xangai tem abertura prevista para julho, naquele que será o maior parque temático do mundo dedicado a estes conhecidos blocos de construção e que inclui também um hotel de 250 quartos.

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A Lego vai abrir, em julho, um Legoland em Xangai, naquele que será o maior parque temático do mundo dedicado a estes conhecidos e adorados blocos de construção, avança a Lusa, que cita a imprensa chinesa.

Localizado a cerca de 52 quilómetros a sudoeste do centro de Xangai, o Legoland vai contar com mais de 75 atrações e espetáculos distribuídos por oito zonas distintas, que incluem milhares de figuras construídas com cerca de 85 milhões de peças Lego.

Além do parque temático, que vai também ter sala de cinema 4D, está prevista a construção de uma unidade hoteleira, com 250 quartos e que vai ser decorada segundo cinco ambientes diferentes inspirados no universo destes brinquedos reconhecido à escala global.

Destaque também para a “Miniland”, uma recriação, construída integralmente com blocos Lego, cujo peso total é superior a 45 toneladas, de algumas das áreas mais emblemáticas de Xangai, assim como de outros ícones culturais e turísticos da China.

O Legoland de Xangai encontra-se já em fase final de construção e vai dar emprego a cerca de mil colaboradores, estando já confirmado que o parque temático vai também levar a palco o “Monkie Kid”, o primeiro espetáculo do mundo dedicado à série “Monkie Kid”, da LEGO, que é inspirado no Rei Macaco, da obra clássica chinesa Jornada ao Oeste.

“Conhecemos bem este mercado e estamos entusiasmados com o seu potencial. Este complexo será uma referência e ponto de encontro para todos os fãs da Lego na China”, afirmou Fiona Eastwood, diretora executiva da Merlin Entertainments, o grupo britânico responsável pela gestão dos parques Legoland.

Apesar do parque temático só ter abertura prevista para julho, a venda de passes de temporada e bilhetes para visitas exclusivas, que incluem estadias no hotel temático, já está a decorrer.

A Lusa recorda ainda que Xangai inaugurou, em 2016, o primeiro parque Disneyland na China continental, que se seguiu à abertura do parque de Hong Kong, em 2005, e tem já prevista, para 2027, a abertura de um novo complexo temático dedicado ao universo cinematográfico de Harry Potter.

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Turismo no Porto confirma crescimento em 2024

O turismo no Porto registou um crescimento assinalável em 2024, e a vereadora da Câmara Municipal com este pelouro, Catarina Santos Cunha, considera que “há todo um trabalho, em conjunto com o setor, para qualificar a oferta e para capitalizar as novas tendências, garantindo um crescimento sustentável e equilibrado, que beneficie tanto os visitantes como os residentes”.

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O turismo no Porto continua a mostrar sinais de crescimento, com dados que apontam para um aumento sustentado em vários pontos chave do setor. De acordo com indicadores divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), interpretados pela autarquia, os proveitos totais dos estabelecimentos de alojamento turístico alcançaram os 492 milhões de euros, o que se traduz num crescimento de 12,8% face ao período homólogo, a que corresponde mais de seis milhões de dormidas nos alojamentos turísticos com mais de 10 camas (uma variação positiva de 6,9% em relação ao ano de 2023).

A média do RevPAR anual (receita por quarto disponível) foi de 80 euros, refletindo a valorização do setor, indica ainda nota da Câmara Municipal, que avança que, no que diz respeito ao consumo com cartões estrangeiros na cidade, o ano de 2024 atingiu 588 milhões de euros. O Aeroporto Francisco Sá Carneiro também registou um aumento no número de passageiros, com um total superior a 15 milhões passageiros em 2024, o que representa uma variação positiva de 4,9%. Os dados da taxa municipal turística acompanharam esta evolução, com uma receita de cerca de 20,9 milhões de euros.

Mais avança que, no ano que agora terminou, os estabelecimentos de alojamento turístico na cidade registaram um total de 6.276.074 dormidas, representando um crescimento de 6,9% em relação ao ano anterior. O número de hóspedes também subiu, atingindo os 2.967.090, segundo dados do INE, o que indica uma variação positiva de 6,9%.

A autarca destaca que a estratégia do Município do Porto tem sido no sentido de aposta na capacitação dos agentes do setor, através dos programas de formação que têm sido promovidos, como o Confiança Porto (nas áreas do alojamento, circuitos turísticos e agentes de equipamentos culturais) e outras em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, ou a estratégia de gestão da carga turística, com a descentralização dos fluxos turísticos para zonas periféricas da cidade, através dos oito quarteirões da cidade, que considera serem frutos destes resultados verificados o ano passado.

Catarina Santos Cunha realça ainda que “importa continuar a investir na melhoria da experiência do visitante e na promoção de iniciativas com vista à captação de novos perfis de turistas, como é o caso dos projetos Global Kitchen, o Curated Porto, e as atividades na rede Great Wine Capitals, que posicionam o Porto como destino de qualidade e diferenciador, mas que também beneficiam e contribuem para a qualidade de vida de quem está diariamente na cidade”.

Com base nas previsões da European Travel Commission, que indicam que, em 2025, os europeus planeiam viagens mais longas e com orçamentos mais elevados, e que cerca de 30% dos europeus planeiam gastar entre 1.501 e 2.500 euros por viagem, enquanto 17% considera gastar mais de 2.500 euros, “é expectável que a atividade turística no Porto possa continuar a crescer, impulsionada tanto por tendências internacionais quanto por iniciativas locais, como o aumento do investimento em novas unidades de alojamento turístico e a melhoria da experiência dos visitantes”, defende a vereadora .

 

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