HOTREC pede fim de cláusulas de paridade à UE
A organização que representa o sector hoteleiro na Europa opõe-se a qualquer compromisso para manter as cláusulas de paridade na rede de distribuição de quartos de hotéis.

Raquel Relvas Neto
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A HOTREC, organização que representa o sector hoteleiro na Europa, opõe-se a qualquer compromisso proposto pelas Online Travel Agency que “tentam manter as cláusulas de paridade na rede de distribuição de quartos de hotéis”.
Segundo a organização, em comunicado, a “liberdade empresarial dos hoteleiros deve ser completamente restaurada, permitindo-lhes fixar os seus preços para qualquer canal de distribuição de acordo com as suas necessidades de negócio”.
A Comissão Europeia anunciou esta semana o lançamento de testes de mercado com investigações anti-fraude em França, Suécia e Itália no sector de ‘hotel booking’, como a Booking.com.
Segundo Christian de Barrin, CEO da HOTREC, “existem três sites principais que realizam 90% das reservas de hotéis, dos quais a Booking.com é de longe o maior, em comparação com cerca de 200 mil, maioritariamente pequenos hotéis na Europa. Com esta proporção de poder no mercado, não é difícil ser julgado, por isso a protecção dos pequenos é crucial. As autoridades devem ter cuidado na avaliação que regula o mercado e define as regras no final”.
No que refere às actuais condições de paridade praticadas no mercado, a organização realça que as mãos dos hoteleiros estão atadas neste momento e a sua liberdade empresarial tem sido prejudicada, “pois eles não têm possibilidade de decidir por si quais os preços e condições para oferecer nos diferentes canais de distribuição. Esta restrição de concorrência e aos clientes vai ser negada a possibilidade de usufruir os benefícios próprios da concorrência”.
A HOTREC pede à Autoridade da Concorrência na Europa para “proibir todos os tipos de cláusulas de paridade nos contratos de distribuição, a fim de permitir que os hoteleiros decidam por si e não os retalhistas, sobre como e por que preço os seus quartos de hotel são vendidos nos diferentes canais de distribuição”.