Mercado inglês cresce 30% no Hotel Mundial
O Hotel Mundial voltou a marcar presença, este ano, na stand do Turismo de Portugal na World Travel Market, que decorre até 6 de Novembro.

Carina Monteiro
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
O Hotel Mundial voltou a marcar presença, este ano, no stand do Turismo de Portugal na World Travel Market, que decorre até 6 de Novembro. O mercado inglês começou a dar sinais de retoma, crescendo este ano 30% na unidade lisboeta.
“Deixei de vir à WTM, nos últimos anos, não porque desconsiderasse a importância da feira, mas pelas mudanças que ocorreram no mercado”, começa por dizer Manuel Pinto, director do Hotel Mundial. “Assistimos a grandes alterações do mercado inglês, com a passagem de uma parte do negócio do circuito de vendas para as Online Travel Agencies, com o desaparecimento de operadores turísticos que tinham uma programação de city e short breaks. Esse foi um dos motivos pelos quais deixamos de vir à feira. Entretanto, nos últimos anos, verificámos que o mercado inglês tem vindo a crescer, sobretudo, este ano (+30%), mas ainda aquém das 20 mil dormidas que tivemos há sete ou oito anos”, explica.
Por outro lado, diz o responsável, “surgiram novas empresas que fazem distribuição online, que são B2B e algumas até têm DMC em Portugal e começam a ser parceiras.” Este não é o único motivo para retomar a participação na feira: “A existência de operadores de várias nacionalidades” permitem que esta feira seja o ponto de encontro para outros mercados.
Em termos globais, o ano de 2014 está a igualar as taxas de ocupação de 2013 no Hotel Mundial e a receita cresceu 3%.
O que está a surpreender o responsável do hotel é a diminuição da dependência das OTA’s. “Até há dois meses, 70% das nossas vendas eram através do online. Essa dependência está a começar a diminuir e estamos a ser solicitados por diversos operadores, quer do mercado brasileiro, inglês, francês ou até espanhol.”
HOTEL PORTUGAL
Quanto à segunda unidade do grupo, o Hotel Portugal, aberto no início do ano, este tem correspondido às expectativas. Não obstante a localização, em plena baixa lisboeta, e a decoração da unidade, o foco do hotel boutique é, desde o início, o atendimento ao cliente.
Uma aposta ganha a avaliar pelos comentários na internet, onde o atendimento é sempre “sobressaído”, refere Manuel Pinto. O hotel tem, desde Abril, uma taxa de ocupação de 95%.
* A jornalista encontra-se em Londres, na WTM