Pousadas de Portugal são as que mais ‘fãs’ têm no Facebook
No entanto, a hotelaria nacional regista uma classificação baixa no seu desempenho na rede social, revela a E.Life.

Publituris
Estado de São Paulo vai ganhar novo aeroporto internacional
Páscoa deverá acelerar recrutamento na hotelaria de acordo com a Eurofirms
KLM celebra 85 anos em Portugal com oferta a crescer 23% este verão
CEAV Protour 2025 no Porto acentua relacionamento com a APAVT
Euroairlines assina acordo de interline com Azores Airlines
28ª edição da Intur de 13 a 16 de novembro em Valladolid
Majestic Princess apresenta-se com novos e renovados espaços
Wine Workshop Experience tem 1ª edição dia 16 de abril no Palácio Chiado
Governo de Cabo Verde de olhos postos no desenvolvimento turístico de Santo Antão
Algarve dá a conhecer as linhas de financiamento e Programa Empresas Turismo 360º
As Pousadas de Portugal são as unidades hoteleiras em Portugal que mais ‘fãs’ apresentam na sua página de Facebook, com 250 mil seguidores.
No entanto, segundo uma análise da E.Life – empresa de Inteligência de Mercado e Gestão de Relacionamento nas redes sociais, a hotelaria nacional regista uma classificação muito abaixo das cinco estrelas, no que diz respeito ao seu desempenho no Facebook.
No segundo lugar, e a assinalar o maior crescimento de todas, está o hotel Horta da Moura, unidade de Turismo Rural, que conta com mais de 162 mil fãs, dos quais mais de mil foram conquistados durante o tempo do estudo.
A unidade vence também no ‘talking about’ (menções feitas pelos fãs das páginas e utilizadores fora delas), ultrapassando as 53 mil referências, e está à frente nas interacções (likes, comentários e shares realizados nas publicações das páginas), com mais de duas mil, das quais a grande maioria são ‘likes’.
A fechar o TOP 5 dos hotéis nacionais portugueses com mais ‘fãs’ no Facebook estão os hotéis Vila Galé, com 125 mil fãs, o The Yeatman, com 36 mil fãs, e o H2otel, com 32 mil seguidores.
Ainda segundo este relatório, as páginas das Pousadas de Portugal, Hotéis Vila Galé e The Yeatman Porto publicaram, cada uma, apenas um post numa semana, revelando pouca interactividade com a sua página.
Quando avaliado o ‘engagement’ (métrica que relaciona interacções na página com número de posts e número de fãs no período de tempo), com uma média de 0,28%, ganha o H2otel.
Com menos popularidade no Facebook, durante os dias da análise da E.Life, estão os Hotéis Vila Galé com um resultado pouco acima das três mil menções (métrica ‘talking about’), enquanto a página do The Yeatman Porto é a que regista menos reacções por parte dos utilizadores, tendo contabilizado apenas oito ‘likes’ no período de 26 de Setembro a 2 de Outubro.
A análise das páginas do Facebook foi realizada com o Facebook Pages Performance, ferramenta do Buzzmonitor (plataforma da E.Life para monitorização e análise de social media), seguindo o ranking do Social Bakers, na categoria accomodation.