Turistas elegem compras como passatempo preferido
Turismo de compras torna-se importante em viagens ao exterior.

Publituris
KLM celebra 85 anos em Portugal com oferta a crescer 23% este verão
CEAV Protour 2025 no Porto acentua relacionamento com a APAVT
Euroairlines assina acordo de interline com Azores Airlines
28ª edição da Intur de 13 a 16 de novembro em Valladolid
Majestic Princess apresenta-se com novos e renovados espaços
Wine Workshop Experience tem 1ª edição dia 16 de abril no Palácio Chiado
Governo de Cabo Verde de olhos postos no desenvolvimento turístico de Santo Antão
Algarve dá a conhecer as linhas de financiamento e Programa Empresas Turismo 360º
Arcos de Valdevez apresenta plano de posicionamento e desenvolvimento turístico sustentável
“Vinho da Casa” vai apresentar 100 vinhos, 20 produtores, durante 3 dias, em Lisboa
Os turistas elegem as compras como o seu passatempo preferido em viagens ao exterior, revela um estudo da ITB Berlin e IPK International.
Segundo o mesmo relatório, o turismo de compras tem desempenhado um papel cada vez mais importante, sendo escolha em uma de cada três férias dos viajantes a nível mundial no exterior.
O ranking dos países que mais fazem turismo de compras é liderado pela China, com o maior número de viagens, seguida pelo sudeste da Ásia e a Índia, onde mais de 50% dos turistas fazem compras durante as férias.
Para os latino-americanos as compras também ocupam um lugar acima da média, principalmente para os mexicanos, argentinos e chilenos. Já os americanos registam apenas 30% de afinidade às compras durante as férias, ficando abaixo da média.
Quanto aos europeus, são os finlandeses que mais fazem compras, seguidos pelos alemães, franceses, suecos e russos. Já os britânicos e italianos compram menos durante as suas férias no exterior.
Os destinos de compras mais populares são a Europa Ocidental (nomeadamente a Grã-Bretanha, França, Alemanha, Itália, Espanha e Turquia), a Ásia (China, Tailândia, Singapura e Coreia do Sul) e também os Estados Unidos.
No entanto, a importância que os passeios pelas lojas ocupam entre os turistas varia, dependendo do tipo de viagem, tendo um significado maior para as viagens por cidades, revela a mesma investigação.
Além disso, o gosto pelas compras abrange todas as idades e é popular entre pessoas de todos os níveis de educação e rendimentos, uma vez que, aqueles que gastam mais nas suas viagens, não são os que mais compram.