100rumos já transportou mais de 40 mil passageiros
Através do serviço Airport Shuttle, que comemora o seu segundo aniversário.
Patricia Afonso
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A 100rumos lançou o serviço Airport Shuttle há dois anos, no Porto, tendo o mesmo chegado a Lisboa no ano passado. Em entrevista, João Miguel Moura, responsável pela empresa, explica como tem evoluído este serviço.
Que balanço faz destes dois anos do serviço Airport Shuttle?
O balanço é, sem dúvida, muito positivo. Começámos no Porto há precisamente dois anos e a reacção do mercado foi muito entusiasta. Os hotéis, operadores turísticos nacionais e os organizadores de eventos internacionais viram este serviço como um produto que torna o destino mais competitivo.
Em Janeiro de 2013, abrimos escritório em Lisboa e fazia todo o sentido lançar o Shuttle também em Lisboa. Assim, fizemo-lo em Setembro passado.
Quantos passageiros já transportaram?
Já ultrapassámos os 40 mil. Não são, contudo, os números que queríamos! Fomos surpreendidos por alguma “indiferença” inicial dos parceiros em Lisboa. Talvez porque a cidade estivesse já servida de muitos operadores de transferes. Contudo, este serviço porta-a-porta, com reservas online e com o preço final de seis euros por pessoa não existia. É, portanto, inovador.
Foi, por isso, fundamental a nossa presença com stand na BTL 2014, para que todos pudessem ver, reservar, assinar parcerias e esclarecer dúvidas quanto à nossa operação. Estamos agora com um crescimento bastante significativo e com objectivos a serem cumpridos.
Em que cidades estão e qual a que tem respondido melhor a este serviço?
Actualmente, estamos em Lisboa e no Porto. Na proporção Porto – Lisboa, o Porto ainda responde melhor, fruto das relações sólidas e consolidadas desde 2012.
Lisboa vai seguramente ultrapassar os números do Porto, pois tem o triplo do potencial.
Têm algum plano de expansão?
Ter, temos, mas, infelizmente, deparo-me com alguma adversidade! Ser empreendedor e buscar oportunidades de negócio no nosso País não é, de todo, fácil. Costumo dizer que quando há uma boa ideia e um bom plano de negócios dinheiro não é problema.
A ideia do shuttle é boa, está-se a consolidar, mas há entidades locais às quais não interessa promover, ou ajudar a promover, nem sequer vender este serviço…vá-se lá entender porquê!
Contudo, já não dependemos dessa promoção. Os hotéis, operadores, agências e cliente final escolhem o nosso serviço pela fiabilidade, preço e também pelos horários a que operamos (diariamente entre as 04h00 e as 21h00).
Quais os vossos principais parceiros?
Sem dúvida, os hotéis! Sobretudo aqueles que vêem os seus clientes ao chegarem ou ao hotel ou ao seu país de origem, enviarem e-mails e comentários sobre o serviço que propuseram para a viagem entre hotel -aeroporto e vice versa: “pontuais, confortáveis, baratos e seguros”! Estes comentários fazem melhorar os seus rankings de qualidade.
Estamos também muito satisfeitos com as parcerias que surgiram com tour operadores que já nos respeitam como players do mercado, como sendo muito competitivos e com os quais temos parcerias que geram bons negócios para ambas as partes.
Quais as perspectivas deste negócio para 2014?
Consolidar a nossa presença em Lisboa e continuar a crescer no Porto. Aumentar a frota, criar mais emprego, apostar na venda online e ser sempre mais competitivos.
Prevemos um crescimento, face a 2013, de 25%.
Lembro que esta actividade representa apenas 20% do nosso volume de facturação. A 100rumos faz este ano cinco anos de existência e a área de turismo de negócios (DMC) continua a ser a mais forte em que actuamos.