Vistos ‘gold’ permitiram 334 milhões de euros de investimento directo
Rui Machete, ministro dos Negócios Estrangeiros, anunciou que 2014 vai ser “um ano igualmente promissor”.
Raquel Relvas Neto
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Em 2013, foram concedidas 535 Autorizações de Residência para Actividade de Investimento (ARI), conhecidos como ‘vistos gold’, o que resultou num investimento directo em Portugal de mais de 334 milhões de euros, segundo anunciou Rui Machete, ministro dos Negócios Estrangeiros, durante a assinatura de um protocolo no âmbito da agilização de vistos para mercados estratégicos.
Segundo o responsável, no ano passado, os vistos gold permitiram um investimento directo de 334 milhões de euros de investimento, “onde se destacaram as três economias emergentes – Brasil, Rússia e China”.
“Os números registados nas três primeiras semanas de 2014 apontam para um ano igualmente promissor. Em 23 dias foram concedidas 49 autorizações, a mais de 27 milhões de euros de investimento directo. Um sucesso que se deve à excelente divulgação do nosso corpo diplomático na promoção externa”, realçou o ministro dos Negócios Estrangeiros.
Por ordem de países com montante investido em Portugal, depois dos três países acima referidos, seguem-se Angola, África do Sul, Paquistão, Líbano, Venezuela, Índia, Colômbia, Síria, São Cristovão e Nevis, Iraque, Tunísia, Moçambique, EUA, Egipto, Jordânia, Myanmar, Ucrânia, Líbia, Vietname, Marrocos, Turquia, Guiné-Bissau, Taiwan e Palestina.
Segundo o responsável, no geral, a emissão de vistos em Portugal tem vindo a aumentar nos últimos anos, tendo ultrapassado os 150 mil em 2013.