
Patricia Afonso
Agência de Viagens El Corte Inglés já está em Guimarães
Lusanova promove formação sobre o Brasil em parceria com a TAP
Incerteza global não impacta viagens na Europa e Portugal continua a ser um dos destinos preferidos
Turismo sustentável e economia circular em análise na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Celebrity Cruises apresenta novo restaurante e opções de entretenimento do Celebrity Xcel
KIPT CoLab lança Barómetro Estatístico para o setor do Turismo a 26 de maio
LovelyStay celebra 10 anos de operação com bons resultados e acelera expansão internacional
CPLP apoia candidatura do Campo do Tarrafal a Património da Humanidade
Maior Legoland do mundo abre em Xangai em julho
Turismo no Porto confirma crescimento em 2024
Os dados do últimos trimestre de 2013 da easyJet revelaram um final do ano positivo para a low cost, que verificou um aumento de 4,1% no número de lugares ocupados em aeronaves, para os 16,1 milhões; e de 4,2% no total de passageiros, para os 14,3 milhões.
No período em análise, a taxa de ocupação subiu para 88,7%, um aumento de 0,1 pontos percentuais; enquanto a receita total por assento cresceu 3,4% numa base reportada para 55,71 libras (cerca e 67,87 euros) por assento ou em 1,4% em moeda constante, “independentemente de fortes comparadores do ano anterior, baseados na actividade comercial pós Jogos Olímpicos no Reino Unido e de um cenário competitivo particularmente desafiante.” “O crescimento na receita por assento foi alimentado por uma cuidada gestão da capacidade, combinada com a performance de lugares alocados e com a gestão de taxas e encargos”, explica a easyJet,
No que respeita a manutenção da vantagem relativa ao custo, “o custo por assento, excluindo o combustível, aumentou 3% numa base reportada e 1,2% numa base de moeda constante.” Algo que se ficou a dever “aos aumentos antecipados nas taxas em aeroportos regulamentados e aos aumentos nos custos de manutenção associados com o envelhecimento da frota de aeronaves previsto, bem como à subida da proporção de aviões utilizados em regime de leasing.”
Sobre os resultados deste trimestre, , Carolyn McCall, Chief Executive da easyJet, referiu: “A easyJet está a registar um começo de ano promissor. Garantimos um aumento da receita por assento no trimestre, mesmo tendo em consideração um ambiente competitivo e desafiante num cenário particularmente duro comparativamente com o ano anterior. O desempenho no trimestre em questão testemunha o nosso contínuo enfoque no custo, o progresso face às nossas prioridades estratégicas e as vantagens estruturais da easyJet no mercado de voos de curta distância, quando comparada com a concorrência de baixo custo e tradicionais.”