Crescimento do turismo na Madeira deve manter-se em 2014
A secretária Regional da Cultura, Turismo e Transportes classifica 2013 como um ano “muito bom”.
Carina Monteiro
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Até Novembro, a Madeira cresceu 8% em dormidas e hóspedes, o que leva a secretária Regional da Cultura, Turismo e Transportes, Conceição Estudante, a classificar o ano de 2013 como “muito bom”.
“Olhando para que o são as expectativas e contactos do sector na Madeira para 2014, acredito que será um ano de continuidade dos resultados de 2013”, afirma. Quanto ao comportamento dos mercados, os países do Norte da Europa, como Reino Unido e Alemanha, apresentaram resultados “muito bons”. O mesmo sucedeu com o mercado francês, que registou “um grande crescimento”. A responsável destaca, ainda, “a óptima recuperação do mercado português, excedendo as expectativas”. De uma maneira geral, e sobretudo a partir deste Inverno, os países da Escandinávia também deram sinais positivos, assim como os pequenos mercados para a Madeira, como Holanda, Áustria, e mercados emergentes como a Rússia.
Questionada sobre a operação da Escandinávia para este Inverno que previa a chegada de 12 mil turistas à Madeira, Conceição Estudante diz que ainda não se podem fazer balanços, porque o Inverno ainda não terminou. No entanto, mostra-se optimista face aos resultados: “Penso que os números poderão ser atingidos, porque os dados do princípio da operação indiciam que o crescimento poderá dar cumprimento a essa expectativa”.
Em 2014, a Madeira vai continuar a trabalhar “com mais e melhores produtos”. Além do incremento dos produtos tradicionais, a região “vai dar enfoque às áreas do turismo activo e desportivo, bem como às actividades ao ar-livre. “Os números deste turismo não são comparáveis com os produtos tradicionais, mas também são importantes, na medida que têm um potencial de crescimento. O nosso ‘target’, sobretudo no Inverno, é sempre o cliente tradicional da Madeira, o cliente sénior, que não trabalha de uma forma continuada e que pode viajar durante o período de Inverno. Na Europa, é uma população com uma tendência de crescimento muito grande”.
*A jornalista encontra-se em Madrid a convite da Fitur.