Crescimento do turismo na Madeira deve manter-se em 2014
A secretária Regional da Cultura, Turismo e Transportes classifica 2013 como um ano “muito bom”.

Carina Monteiro
Estado de São Paulo vai ganhar novo aeroporto internacional
Páscoa deverá acelerar recrutamento na hotelaria de acordo com a Eurofirms
KLM celebra 85 anos em Portugal com oferta a crescer 23% este verão
CEAV Protour 2025 no Porto acentua relacionamento com a APAVT
Euroairlines assina acordo de interline com Azores Airlines
28ª edição da Intur de 13 a 16 de novembro em Valladolid
Majestic Princess apresenta-se com novos e renovados espaços
Wine Workshop Experience tem 1ª edição dia 16 de abril no Palácio Chiado
Governo de Cabo Verde de olhos postos no desenvolvimento turístico de Santo Antão
Algarve dá a conhecer as linhas de financiamento e Programa Empresas Turismo 360º
Até Novembro, a Madeira cresceu 8% em dormidas e hóspedes, o que leva a secretária Regional da Cultura, Turismo e Transportes, Conceição Estudante, a classificar o ano de 2013 como “muito bom”.
“Olhando para que o são as expectativas e contactos do sector na Madeira para 2014, acredito que será um ano de continuidade dos resultados de 2013”, afirma. Quanto ao comportamento dos mercados, os países do Norte da Europa, como Reino Unido e Alemanha, apresentaram resultados “muito bons”. O mesmo sucedeu com o mercado francês, que registou “um grande crescimento”. A responsável destaca, ainda, “a óptima recuperação do mercado português, excedendo as expectativas”. De uma maneira geral, e sobretudo a partir deste Inverno, os países da Escandinávia também deram sinais positivos, assim como os pequenos mercados para a Madeira, como Holanda, Áustria, e mercados emergentes como a Rússia.
Questionada sobre a operação da Escandinávia para este Inverno que previa a chegada de 12 mil turistas à Madeira, Conceição Estudante diz que ainda não se podem fazer balanços, porque o Inverno ainda não terminou. No entanto, mostra-se optimista face aos resultados: “Penso que os números poderão ser atingidos, porque os dados do princípio da operação indiciam que o crescimento poderá dar cumprimento a essa expectativa”.
Em 2014, a Madeira vai continuar a trabalhar “com mais e melhores produtos”. Além do incremento dos produtos tradicionais, a região “vai dar enfoque às áreas do turismo activo e desportivo, bem como às actividades ao ar-livre. “Os números deste turismo não são comparáveis com os produtos tradicionais, mas também são importantes, na medida que têm um potencial de crescimento. O nosso ‘target’, sobretudo no Inverno, é sempre o cliente tradicional da Madeira, o cliente sénior, que não trabalha de uma forma continuada e que pode viajar durante o período de Inverno. Na Europa, é uma população com uma tendência de crescimento muito grande”.
*A jornalista encontra-se em Madrid a convite da Fitur.