Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra lança curso de Turismo de Ar Livre
Numa primeira fase o curso será leccionado a 20 participantes da Escola de Coimbra.
Raquel Relvas Neto
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
O primeiro curso de Especialização Tecnológica em Turismo de Ar Livre, pioneiro a nível europeu, arrancou esta semana nas Escolas de Hotelaria e Turismo geridas pelo Turismo de Portugal.
Numa primeira fase o curso será leccionado a 20 participantes da Escola de Coimbra, devendo em breve estender-se às Escolas de Lamego, Fundão, Setúbal, Portalegre e Algarve.
Dirigido a jovens com o ensino secundário, este curso com a duração de 16 meses preparará os alunos para a organização de programas e actividades de animação turística, em cumprimento das regras de segurança e boas práticas da actividade e contribuindo para a sustentabilidade ambiental do turismo activo.
Esta iniciativa do Turismo de Portugal e da APECATE – Associação de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos aproxima os alunos do mercado de trabalho, proporcionando estágios curriculares numa rede alargada de parceiros onde se incluem para já 50 empresas de animação turística.
No final do curso, o sector da animação turística beneficiará de profissionais habilitados a conceber, planear, organizar e acompanhar programas de actividades de ar livre de natureza turística – como canoagem e rafting, bicicleta, manobras com cordas, escalada, tiro com arco, paintball, birdwatching, caminhadas e outras actividades pedestres.
Este curso estimula, por outro lado, o prosseguimento de estudos, uma vez que as competências e as unidades curriculares são reconhecidas por cinco Universidades (Viseu, Coimbra, Lisboa, Portalegre e Algarve), a que se juntarão em breve mais duas.