Créditos: Ricardo Rollo
Solférias e Exoticoonline lançam Paraíba e Manaus
Operadores promovem Brasil em workshop que juntou mais de 500 agentes de viagens.
Patricia Afonso
TP vai alargar número de delegados nos mercados emergentes, segundo o SET
Mercado nacional é mais de 50% do turismo nos Açores, diz Berta Cabral na convenção da Airmet
SET quer sentar à mesa APAVT e ANAV para discutir se vale a pena duas figuras de Provedor do Cliente das agências de viagens
Turismo do Centro quer saber o impacto do turismo na região
“O cliente português é mais exigente que o espanhol”, admite José Luis Lucas (Hyatt Inclusive Collection)
Espanha multa cinco low cost em 179M€ por cobrança indevida de bagagem de mão [Atualizada]
600 aeroportos certificados na gestão do carbono a nível mundial
Museus e monumentos com novos preços de entrada a partir de 1 de janeiro
Ryanair ameaça retirar voos de dez aeroportos em França
São Tomé e Príncipe aumenta taxas aeroportuárias a partir de 1 de dezembro
‘Sol e Férias num Brasil Exótico’ foi o nome do workshop da Solférias e da Exoticoonline, que passou pelo Porto, Coimbra e Lisboa, promovendo o “destino e a marca” Brasil.
Em declarações ao Publituris, Sónia Regateiro, directora comercial da Solférias, afirmou: “Em Coimbra contámos com 110 agentes de viagens; no Porto tivemos 212; e para hoje [quinta-feira] temos 207 confirmados para Lisboa.”
Por sua vez, Miguel Ferreira, quando questionados sobre o objectivo desta iniciativa conjunta, salientou ter sido “única e exclusivamente promover a marca e o destino Brasil.” “Independentemente de sermos concorrentes, somos apologistas de que a concorrência é saudável, o mercado é que escolhe a quem compra. Porém, o destino que temos que promover, aqui, é o Brasil.”
“A presença que temos é basicamente Nordeste do Brasil e o lançamento de um novo destino na região, que foi a Paraíba, que tivemos uma boa adesão de hoteleiros e da secretaria de Estado da Paraíba”, revelou Sónia Regateiro, indicando que a Solférias “tem vários produtos.” “Organizamos basicamente estadas de praia, temos pacotes à medida, fazemos circuitos no Brasil, estamos muito vocacionados na parte Nordeste, essencialmente Fortaleza, Salvador, Natal, Recife, agora João Pessoa [Paraíba], que é o novo destino que vamos lançar no Inverno. E depois temos o Rio de Janeiro, com extensões a Angra, Búzios e Paraty.”
Sobre o número de passageiros que a Solférias deverá levar até ao Brasil no decorrer dos 12 meses de 2013, a responsável comercial referiu que “em geral e falando pelos dois operadores [Solférias e Exoticoonline] estimamos dez mil passageiros.”
Também Miguel Ferreira explicou que o seu produto é “maioritariamente o Nordeste e a região do Sudeste. O Nordeste pela sua qualidade de resorts e oferta e diversidade de praias, destinos, cultura. O Sudeste é o Rio com o seu litoral, os circuitos do litoral carioca. A grande novidade para o ano que vem será a entrada da rota da TAP para Manaus e o Belém, mais o primeiro, que já está na brochura. É interessante como porta de entrada para toda a floresta amazónica. Esperamos, eventualmente, que com a Copa [Mundial de futebol] haja um tipo de produto que é o desporto, vamos ver o que vai acontecer.”
Sobre os produtos para o Ano Novo, em que os operados têm como um dos destinos fortes o Brasil, ambos os responsáveis mostraram-se satisfeitos com as vendas e indicaram o Brasil como um caso de sucesso.
“Acho que a redução de oferta para as Caraíbas e este produto estar no mercado agora ao preço justo, e não abaixo, levou a que o mercado voltasse a despertar para o Brasil”, apontou Sónia Regateiro.
INICIATIVA “A REPETIR”
Afirmando peremptoriamente que o workshop conjunto “ultrapassou as expectativas”, que inicialmente apontavam para 300 agentes de viagens no total das três cidades e superou os 500, Sónia Regateiro e Miguel Ferreira disseram que a iniciativa é algo a repetir, “sem dúvida nenhuma” e “garantidamente.”
“As parcerias quando são saudáveis são boas e quando são boas são saudáveis”, reiterou o director-geral da Exoticoonline.