AICEP lança programa de apoio a exportações para os EUA
As PMEs interessadas podem candidatar-se até ao final do mês de Outubro.

Raquel Relvas Neto
Agência de Viagens El Corte Inglés já está em Guimarães
Lusanova promove formação sobre o Brasil em parceria com a TAP
Incerteza global não impacta viagens na Europa e Portugal continua a ser um dos destinos preferidos
Turismo sustentável e economia circular em análise na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Celebrity Cruises apresenta novo restaurante e opções de entretenimento do Celebrity Xcel
KIPT CoLab lança Barómetro Estatístico para o setor do Turismo a 26 de maio
LovelyStay celebra 10 anos de operação com bons resultados e acelera expansão internacional
CPLP apoia candidatura do Campo do Tarrafal a Património da Humanidade
Maior Legoland do mundo abre em Xangai em julho
Turismo no Porto confirma crescimento em 2024
A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) lançou uma nova iniciativa direccionada para pequenas e médias empresas (PME), o programa “Novos Exportadores”.
Este projecto piloto que pretende, por um lado, “contribuir para melhorar a gestão estratégica e operacional das PME” e, por outro, “contribuir para o alargamento da base exportadora nacional”.
De acordo com o regulamento da iniciativa, este programa visa especificamente “apoiar a internacionalização de um conjunto restrito de pequenas e médias empresas não exportadoras, exportadoras pontuais ou não exportadoras para o mercado alvo, os EUA, com elevado potencial de inovação e capacidade de internacionalização”.
Na prática, as empresas seleccionadas terão a oportunidade de ter “acompanhamento de consultoria especializado, por empresa, sobre os aspectos da internacionalização, assim como definir e planificar a sua estratégia de abordagem ao mercado alvo”.
Segundo o documento oficial da AICEP, no final do programa, será organizado um roadshow ao mercado, o qual integrará um encontro com agentes económicos, e uma sessão de trabalho sobre tendências dos sectores representados e respectivo comportamento de consumo”. Haverá também uma sessão para “discussão e avaliação das abordagens comunicacionais adequadas ao mercado alvo, por especialistas locais”.
A escolha das empresas será efectuada a partir do diagnóstico do “potencial de internacionalização”, que integra um conjunto de indicadores financeiros, de marketing, de vendas, de comunicação e de recursos humanos. Será ainda feita uma avaliação qualitativa levada a cabo por um “júri independente e qualificado”.
O programa irá decorrer num período máximo de seis meses a seguir à selecção das empresas, estando prevista a sua conclusão no primeiro semestre de 2014.
Pode candidatar-se a este incentivo qualquer PME sedeada em Portugal, que seja não exportadora, exportadora pontual ou não exportadora para o mercado visado, detentora de produtos e/ou serviços próprios. Cada empresa está limitada à apresentação de apenas uma candidatura, sendo que a mesma deverá ser submetida, exclusivamente, através de um formulário online, até às 24h00 do dia 31 de Outubro de 2013.
A lista de empresas seleccionadas será anunciada até dia 22 de Novembro de 2013, publicitada no sitio da AICEP e comunicada por e-mail a cada firma escolhida.