ERT-RL defende “coerência e unidade” na promoção turística
Vítor Costa, presidente da comissão executiva, realçou a cooperação estratégica entre a ERT-RL e a ATL nos próximos anos na promoção da cidade e região de Lisboa.
Raquel Relvas Neto
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
Os corpos sociais da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa tomaram posse, esta quinta-feira, no Lisboa Welcome Centre, que irá também ser a sede da entidade nos próximos cinco anos (2013-2018).
Na ocasião, Vítor Costa, presidente da comissão executiva da ERT-RL, destacou que o objectivo inicial da entidade regional passa por afirmar um projecto regional, que vai englobar uma cooperação entre a ERT-RL e a Associação de Turismo de Lisboa, que “actuarão articuladamente, sem duplicações e com unidade de comando”.
“O que pretendemos é unificar a promoção, interna e externa, aproveitando a capacidade da ATL, que é a entidade especializada nesta matéria e tem provas dadas, e os meiso técnicos e humanos da ATL e ERT, para uma actuação coerente em todos os mercados, dirigida aos nossos produtos e utilizando os meios mais indicados para cada caso”, clarifica o responsável.
Vítor Costa garantiu que não “se repetirá a presença de duas “Lisboas” com stands diferentes na BTL ou em feiras no mercado espanhol ou francês, confundindo os consumidores, nem a duplicação de materiais e sites promocionais”.
Plano Regional de Turismo
A primeira “prioridade estratégica” que a entidade vai encarar será a criação de um Plano Regional de Turismo, cujo início, em 2015, coincide com o término do TLx 14 da ATL, que irá também adoptar este plano que entra agora em desenvolvimento. Esta “plataforma de consenso” visa discutir a visão para a região, a estratégia, oferta e procura, pontos fortes e fracos, oportunidades, ao equilíbrio regional, qualificação urbana, a melhoria da experiência dos turistas, as marcas, produtos, mercados, bem como os programas estratégicos e os programas de acção.
O resultado final previsto será “um instrumento amplamente consensualizado que constitua a plataforma de intervenção regional, tornando a região mais forte, mais coesa e mais competitiva e que seja um estímulo e um guia para a acção”.
Para além da sede em Lisboa, a ERT-RL vai continuar a ter uma delegação em Setúbal.