ERT-RL defende “coerência e unidade” na promoção turística
Vítor Costa, presidente da comissão executiva, realçou a cooperação estratégica entre a ERT-RL e a ATL nos próximos anos na promoção da cidade e região de Lisboa.

Raquel Relvas Neto
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
Os corpos sociais da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa tomaram posse, esta quinta-feira, no Lisboa Welcome Centre, que irá também ser a sede da entidade nos próximos cinco anos (2013-2018).
Na ocasião, Vítor Costa, presidente da comissão executiva da ERT-RL, destacou que o objectivo inicial da entidade regional passa por afirmar um projecto regional, que vai englobar uma cooperação entre a ERT-RL e a Associação de Turismo de Lisboa, que “actuarão articuladamente, sem duplicações e com unidade de comando”.
“O que pretendemos é unificar a promoção, interna e externa, aproveitando a capacidade da ATL, que é a entidade especializada nesta matéria e tem provas dadas, e os meiso técnicos e humanos da ATL e ERT, para uma actuação coerente em todos os mercados, dirigida aos nossos produtos e utilizando os meios mais indicados para cada caso”, clarifica o responsável.
Vítor Costa garantiu que não “se repetirá a presença de duas “Lisboas” com stands diferentes na BTL ou em feiras no mercado espanhol ou francês, confundindo os consumidores, nem a duplicação de materiais e sites promocionais”.
Plano Regional de Turismo
A primeira “prioridade estratégica” que a entidade vai encarar será a criação de um Plano Regional de Turismo, cujo início, em 2015, coincide com o término do TLx 14 da ATL, que irá também adoptar este plano que entra agora em desenvolvimento. Esta “plataforma de consenso” visa discutir a visão para a região, a estratégia, oferta e procura, pontos fortes e fracos, oportunidades, ao equilíbrio regional, qualificação urbana, a melhoria da experiência dos turistas, as marcas, produtos, mercados, bem como os programas estratégicos e os programas de acção.
O resultado final previsto será “um instrumento amplamente consensualizado que constitua a plataforma de intervenção regional, tornando a região mais forte, mais coesa e mais competitiva e que seja um estímulo e um guia para a acção”.
Para além da sede em Lisboa, a ERT-RL vai continuar a ter uma delegação em Setúbal.