Modelo de promoção turística aguarda parecer do Conselho Económico e Social
O CES recebeu esta terça-feira as Grandes Opções do Plano, e terá de enviar o respectivo parecer até 15 de Outubro.
Publituris
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
O Governo quer definir um novo modelo de promoção turística que seja “segmentado, ágil e eficaz” através de uma lógica descentralizada, referem as Grandes Opções do Plano (GOP) para 2014, a que a Lusa teve acesso.
Para além do novo modelo de promoção, o Governo quer criar “novos instrumentos, em colaboração com as associações de ‘business angels’ e outros investidores privados, para a promoção do empreendedorismo e para recapitalização e consolidação do sector do turismo”, pretendendo também “rever e reestruturar” as participações financeiras do Turismo de Portugal.
“Em 2014 será ainda definido um novo modelo de promoção turística segmentado, ágil e eficaz, que permita articular a promoção da marca Portugal e do destino, com os produtos turísticos regionais, e com a comercialização. Este novo modelo permitirá realizar uma promoção assente numa definição descentralizada e participada do posicionamento do destino turístico e na execução articulada e focada nos resultados”, escrevem os autores do texto.
O objectivo da redefinição da estratégia é “garantir uma maior articulação e concertação do turismo com outros sectores, como o agroalimentar, a cultura, a indústria, os transportes e o mar”.
Segundo a Lusa, o Governo aprovou a 5 de Setembro o anteprojecto das Grandes Opções do Plano com as grandes linhas orientadoras para o próximo ano e enviou-o esta terça-feira ao Conselho Económico e Social (CES) para que este órgão emita o respectivo parecer. No próximo dia 23 de Setembro, a Comissão Especializada Permanente de Política Económica e Social (CEPES) dará início à elaboração do parecer do CES sobre as Grandes Opções do Plano para 2014. O relator deste parecer é o conselheiro Francisco Maria Calheiros, presidente da Confederação Portuguesa de Turismo.
Após o parecer do CES, o Governo aprovará a proposta final de GOP para 2014 e, juntamente com a proposta de Orçamento do Estado, enviá-las-á para a Assembleia da República até 15 de Outubro.