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Modelo de promoção turística aguarda parecer do Conselho Económico e Social

O CES recebeu esta terça-feira as Grandes Opções do Plano, e terá de enviar o respectivo parecer até 15 de Outubro.

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O CES recebeu esta terça-feira as Grandes Opções do Plano, e terá de enviar o respectivo parecer até 15 de Outubro.

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O Governo quer definir um novo modelo de promoção turística que seja “segmentado, ágil e eficaz” através de uma lógica descentralizada, referem as Grandes Opções do Plano (GOP) para 2014, a que a Lusa teve acesso.

Para além do novo modelo de promoção, o Governo quer criar “novos instrumentos, em colaboração com as associações de ‘business angels’ e outros investidores privados, para a promoção do empreendedorismo e para recapitalização e consolidação do sector do turismo”, pretendendo também “rever e reestruturar” as participações financeiras do Turismo de Portugal.

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“Em 2014 será ainda definido um novo modelo de promoção turística segmentado, ágil e eficaz, que permita articular a promoção da marca Portugal e do destino, com os produtos turísticos regionais, e com a comercialização. Este novo modelo permitirá realizar uma promoção assente numa definição descentralizada e participada do posicionamento do destino turístico e na execução articulada e focada nos resultados”, escrevem os autores do texto.

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O objectivo da redefinição da estratégia é “garantir uma maior articulação e concertação do turismo com outros sectores, como o agroalimentar, a cultura, a indústria, os transportes e o mar”.

Segundo a Lusa, o Governo aprovou a 5 de Setembro o anteprojecto das Grandes Opções do Plano com as grandes linhas orientadoras para o próximo ano e enviou-o esta terça-feira ao Conselho Económico e Social (CES) para que este órgão emita o respectivo parecer. No próximo dia 23 de Setembro, a Comissão Especializada Permanente de Política Económica e Social (CEPES) dará início à elaboração do parecer do CES sobre as Grandes Opções do Plano para 2014. O relator deste parecer é o conselheiro Francisco Maria Calheiros, presidente da Confederação Portuguesa de Turismo.

Após o parecer do CES, o Governo aprovará a proposta final de GOP para 2014 e, juntamente com a proposta de Orçamento do Estado, enviá-las-á para a Assembleia da República até 15 de Outubro.

 

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Posto de Informação e Promoção Turística da Madeira em Lisboa conquista prémio

O Posto de Informação e Promoção Turística da Madeira em Lisboa acaba de ser distinguido com o Prémio Cinco Estrelas Regiões 2025, na categoria “Projetos de Promoção Turística” no distrito, reconhecimento que surge após rigoroso processo de avaliação que envolveu 4.407 consumidores e a análise de duas marcas concorrentes.

O Prémio Cinco Estrelas Regiões é um sistema de avaliação que mede o grau de satisfação dos utilizadores com produtos, serviços e marcas, identificando e distinguindo o que Portugal tem de melhor, região a região. A metodologia de avaliação é completa e rigorosa, utilizando diferentes técnicas de testes e estudos de mercado, adaptados a cada categoria e implementados por empresas especializadas.

No caso da categoria “Projetos de Promoção Turística”, os testes realizados consistiram em inquéritos de satisfação a clientes, complementados por estudos de mercado à marca, que avaliaram a confiança e inovação. O Posto de Informação e Promoção Turística da Madeira em Lisboa destacou-se pela sua excelência, alcançando uma classificação global de 8,24, superando a concorrência.

Eduardo Jesus, presidente da Associação de Promoção da Madeira e secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura, realçou que “este reconhecimento é o reflexo do nosso compromisso em promover a Região como um destino turístico ímpar, oferecendo serviços de alta qualidade e informações precisas para garantir uma experiência enriquecedora a todos os visitantes”.

 

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Emprego e Formação

“O Turismo é Feito de Pessoas” é mote de campanha para valorização das profissões turísticas

O Turismo de Portugal apresenta, esta sexta-feira, dia 9 de abril, às 11h00, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, uma campanha que visa promover e valorizar as profissões turísticas e as pessoas que estão no centro desta atividade.

Com o tema “O Turismo é Feito de Pessoas”, a campanha, que tem como protagonistas alunos dos vários cursos da rede das 12 Escolas do Turismo de Portugal, visa destacar o papel essencial dos profissionais que, com dedicação e talento, fazem do turismo uma das principais atividades económicas do país.

Da hotelaria à restauração, dos guias aos animadores turísticos, esta ação é também um tributo às pessoas reais que com o seu profissionalismo e paixão, diariamente acolhem e criam experiências memoráveis, refere o Turismo de Portugal em nota de imprensa.

A sessão de apresentação contará com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, e das vogais do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, Lídia Monteiro e Catarina Paiva.

 

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Guerin investe meio milhão de euros em nome da sustentabilidade

A rent-a-car Guerin reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade ao implementar um inovador sistema de lavagem de viaturas que recicla a água reduzindo em 80% o consumo deste recurso, num investimento que ascende o meio milhão de euros.

Depois de uma fase piloto de sucesso no Algarve, a empresa prepara-se agora para expandir a solução a outras nove estações, um investimento que ascende a 500 mil euros, numa primeira fase do projeto. Lisboa e Porto recebem o novo sistema já no início do ano, seguindo-se as estações dos aeroportos, onde a necessidade de eficiência operacional e sustentabilidade é ainda maior.

Atualmente, a lavagem de um automóvel ligeiro, com pouco uso, que chegue a uma estação Guerin, consome, em média, entre 16 e 18 litros de água e dura aproximadamente 20 minutos. Com uma média de 250 a 300 reservas diárias apenas na estação do Aeroporto de Faro, por exemplo, a Guerin consome cerca de 4.500 litros de água por dia.

No novo sistema de lavagem de viaturas Guerin a água é aplicada diretamente com o champô e, em seguida, recolhida para um depósito de 2.000 litros, onde é tratada e transformada em água limpa para reutilização. Além da poupança hídrica, esta abordagem também reduz a utilização de produtos químicos, uma vez que a dosagem de sabão é calibrada para ser aplicada diretamente com a água.

A implementação deste sistema exige obras estruturais nas estações, incluindo a instalação de depósitos e grelhas no chão, canalização e as novas unidades de reciclagem e sabão.

 

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Hahnair adiciona oito companhias aéreas à sua rede

Nos primeiros três meses de 2025, a Hahnair, empresa que atua no mercado de distribuição no setor de aviação, juntou oito novas companhias aéreas à sua rede.

Air Rarotonga (Ilhas Cook), EuroAtlanticAirways (Portugal), Eurowings (Alemanha), My Freighter (Uzbequistão), Wideroe (Noruega), Aero Dili (Timor Leste), LIAT 20 (Antígua e Babuda) e BermudAir (Bermudas), são as novas oito companhias aéreas que a Hahnair, especialista em distribuição, adicionou à sua lista de mais de 350 companhias aéreas no primeiro trimestre de 2025.

Com esta extensa infraestrutura de tecnologia, a Hahnair permite que suas companhias aéreas parceiras vendam bilhetes através de mais de 100.000 agências de viagens em 190 mercados.

“Este crescimento é uma prova do valor que as companhias aéreas podem obter com uma parceria com a Hahnair”, refere Adriana C. Carrelli, vice-presidente de negócios para companhias aéreas.

Kimberley Long, vice-presidente de distribuição de agências da Hahnair, destaca ainda “uma variedade de opções adicionais de emissão de bilhetes” que a empresa, pertencente 100% ao Grupo Hahnair, uma corporação internacional com sede em Dreieich, perto de Frankfurt (Alemanha), disponibiliza. “Com acesso fácil a milhões de voos no stock de bilhetes HR-169 da Hahnair, garantimos o crescimento dos negócios para as agências de viagens parceiras, ao mesmo tempo em que os apoiamos por meio da nossa central de atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, serviço de reembolso gratuito e proteção contra insolvência gratuita em cada bilhete”, acrescenta Long.

Assim, Air Rarotonga (Ilhas Cook), EuroAtlanticAirways (Portugal), Eurowings (Alemanha), My Freighter (Uzbequistão), Wideroe (Noruega), estarão disponíveis em GDSs selecionados com seu próprio código IATA, enquanto Aero Dili (Timor Leste), LIAT 20 (Antígua e Babuda) e My Freighter (Uzbequistão) estarão disponíveis em todos os principais GDSs com o código X1. Já BermudAir (Bermudas) estará disponível em todos os principais GDSs com o código H1.

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easyJet assinala 10 anos da sua base no Aeroporto do Porto com descontos especiais

Para assinalar os 10 anos da sua base no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, a companhia aérea easyJet oferece 10% de desconto em todos os voos de e para o Porto, para reservas até 16 de abril e para viagens a realizar nos meses de abril e maio.

Desde a inauguração da base no Porto, há 10 anos, a easyJet tem desempenhado um papel fundamental na conectividade da cidade com diversos destinos europeus, contribuindo para o crescimento do turismo e da economia local. Com esta campanha, a companhia pretende agradecer a confiança dos seus passageiros e reforçar o compromisso com a região.

Para o verão de 2025, a easyJet prevê quase 30 rotas de e para o Porto, com capacidade para mais de dois milhões de passageiros, ligando a cidade Invicta a destinos atrativos como Palma de Maiorca, Split, Menorca, Palermo, Porto Santo, Nice, Nápoles e Ibiza

De recordar que, em outubro do ano passado, a companhia aérea iniciou também as ligações à ilha do Sal em Cabo Verde, tanto a partir do Porto como de Lisboa, sendo a primeira ligação da easyJet na África Ocidental e a primeira rota para além do Sahara.

“Ao longo da última década, reforçámos a nossa presença na região, ligando os nossos passageiros a destinos atrativos e contribuindo para o dinamismo do turismo e da economia local” refere José Lopes, diretor-geral da easyJet Portugal, para realçar que “queremos agradecer a confiança dos nossos clientes e continuar a oferecer-lhes viagens acessíveis e convenientes”.

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Tanque Termal do Parque Terra Nostra reabre renovado

O Tanque Termal do Parque Terra Nostra reabre renovado, após obras de valorização da envolvente, sistema de recirculação de água e revestimentos, com o objetivo de proporcionar uma experiência termal ainda mais enriquecedora aos visitantes.

A renovação do espaço foi pensada com base na importância histórica do Parque Terra Nostra, considerando a sua beleza natural, o ambiente e o seu interesse turístico.

O interior do Tanque também foi alvo de intervenção com um novo revestimento concebido para otimizar o conforto e o bem-estar dos utilizadores. Também, e para melhoria da experiência dos visitantes, foram adicionadas quatro novas bicas de entrada de água, às duas previamente existentes.

A modernização incluiu, ainda, um sistema de manutenção por recirculação forçada de todo o volume de água termal, para promover uma gestão mais eficiente e sustentável, sem alterar a idiossincrasia das águas.

 

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Pestana e Emirates: marcas com melhor reputação nas “Viagens e Lazer” em Portugal

Pestana e Emirates são as marcas que atuam no mercado português com melhor reputação no setor das Viagens e Lazer, segundo o estudo anual da OnStrategy.

De acordo com o estudo anual “Reputação de Marca em Portugal”, da OnStrategy, o grupo Pestana e a Emirates são as marcas com melhor reputação, em Portugal, no setor “Viagens e Lazer”.

No estudo referente ao ano consolidado de 2024, desenvolvido em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira), consolidando a informação referente à dimensão emocional de reputação (Relevância, Consideração, Confiança, Admiração, Intenção de Compra, Preferência, Recomendação e Defesa), o grupo Pestana ocupa o primeiro lugar com 71,7 pontos, logo seguido pelo grupo Vila Galé com 71,6 pontos. O pódio é fechado, no terceiro lugar, com a Booking.com que apresenta 71,5 pontos.

No ranking “Travel&Leisure” aparecem ainda Viagens Abreu (71,2 pontos), Tivoli Hotels&Resorts e Top Atlântico (ambos com 71 pontos), Ritz Four Seasons / Ritz Carlton (70,9 pontos), Sheraton (70,8 pontos), Pousadas de Portugal (70,4 pontos) e Melia (70,1 pontos).

No que diz respeitos às companhias aéreas, a liderança pertence à Emirates com 75 pontos, seguindo-se no segundo e terceiro lugar a British Airways (73,7 pontos) e TAP (73,5 pontos), respetivamente.

O Top 10 é ainda composto pela Air France (72,8 pontos), Lufthansa (72,6 pontos), Turkish Airlines (72,1 pontos), SATA (71,9 pontos), Iberia (71,6 pontos), KLM (71,4 pontos) e, finalmente, Vueling (70,8 pontos).

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ANAV lança programa de formação certificada para agências de viagens

A ANAV – Associação Nacional de Agências de Viagens vai lançar um novo programa de formação certificada direcionado para agentes de viagem, que visa dotar os profissionais do setor de novas competências técnicas e, em simultâneo, garantir às empresas o cumprimento de pressuposto legal das 40 horas de formação obrigatórias para todos os colaboradores.

O programa de formação da ANAV para agentes de viagens, sem datas ainda reveladas, será totalmente gratuito, e conta com o apoio da Euroceg, entidade de referência na área da formação certificada. Adicionalmente, todos os participantes poderão ainda ganhar até 40 euros após a conclusão da formação.

A formação será realizada através de uma plataforma online, garantindo acessibilidade e flexibilidade para os participantes, e estará disponível em dois formatos: Síncrono, que permite a participação em tempo real, com interação direta com os formadores; ou assíncrono, possibilitando o acesso às sessões gravadas para que os profissionais possam acompanhar a formação ao seu próprio ritmo.

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos com suporte dos principais fornecedores das agências de viagens, proporcionando um conhecimento aprofundado e prático sobre estas ferramentas essenciais do setor, refere a ANAV em nota de imprensa, que revela que os temas abordados têm como base a oferta dos produtos e serviços dos operadores turísticos, centrais hoteleiras, consolidadores, seguros de viagem e outros serviços de uso diário por parte das agências de viagens.

Miguel Quintas, presidente da ANAV comenta que “acreditamos que a qualificação contínua é essencial para a competitividade das agências de viagens e, com este programa, totalmente gratuito e acessível a todos, damos um passo decisivo nesse sentido”, especificando que “contamos com o apoio da Euroceg e dos principais fornecedores do setor para oferecer conteúdos práticos e aplicáveis ao dia-a-dia das agências”.

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Paris volta a seduzir esta primavera

Após uma desaceleração no início do ano, o turismo na região de Paris está a recuperar novamente, com um número cada vez maior de turistas estrangeiros neste início da primavera. As perspectivas para os próximos meses também são otimistas.

Após um ligeiro declínio entre o final de fevereiro e o início de março, o número de turistas na Grande Paris voltou a uma trajetória positiva.

De acordo com os últimos dados oficiais, as dormidas aumentaram 4,4% de 1 a 29 de março de 2025 em comparação com 2024, crescimento impulsionado principalmente por clientes estrangeiros (+7,4%), enquanto as dormidas dos franceses registaram uma queda de 6,3%.O alojamento turístico mobilado na região parisiense registou um aumento significativo de 12% no número de noites reservadas (até 26 de março), demonstrando a crescente atratividade deste tipo de alojamento.

Do lado da hotelaria, a evolução continua mais moderada, com uma taxa de ocupação a subir 2,5 pontos, atingindo os 81% no dia 23 de março, enquanto as chegadas aéreas internacionais aumentaram 3,1% entre 1 e 23 de março, totalizando 641.000 viajantes.

Segundo avança a imprensa local, estima-se que esta tendência de alta atinja 3,8% ao longo de toda primavera. Os Estados Unidos continuam a ser o principal mercado de origem, com 112 mil chegadas (+18%), seguidos pela Espanha, com 71 mil (+12%).

Os hotéis parisienses também estão a registar um bom momento, com taxas de ocupação estimadas de 72% para a semana de 14 de abril (+12 pontos), devido à mudança nas férias da Páscoa.

O maior evento musical do verão, a série de shows de Beyoncé no Stade de France (18, 19 e 21 de junho de 2025), também está a impulsionar as reservas aéreas internacionais, com aumentos de 37% em 18 de junho, +45% em 19 de junho, +25% em 20 de junho e +23% em 21 de junho .

A tendência deve continuar até julho de 2025, com as reservas aéreas a crescer 13% em comparação a 2024. Esse aumento varia de mês para mês, de +9% em maio e julho a +16% em abril. São esperadas cerca de 1,7 milhões de chegadas aéreas neste período, com aumento da demanda por classe executiva e primeira classe (+13%).

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Brussels Airlines regressa à Madeira com voos de Bruxelas

A Brussels Airlines acaba de regressar ao Funchal com voos desde Bruxelas, numa operação no seu Airbus A320neo com capacidade para 180 passageiros. Para assinalar o momento realizou-se a tradicional cerimónia de corte de fita e os passageiros foram recebidos em ambiente festivo.

O Aeroporto da Madeira é o quarto em Portugal a receber voos desta companhia aérea, depois de Lisboa, Porto e Faro. A rota Funchal – Bruxelas é semanal e a Madeira torna-se assim o 71º destino da Brussels Airlines, do Grupo Lufthansa.

Karen Strougo, diretora Comercial da ANA | VINCI Airports realçou, na ocasião que “com esta nova ligação regular a Bruxelas, a Madeira recebe mais uma companhia do Grupo Lufthansa, reforçando a sua presença neste destino”, para sublinhar que, esta operação é um reconhecimento do potencial da região e do trabalho contínuo das equipas da ANA | VINCI Airports no desenvolvimento de rotas, criando novas oportunidades para os passageiros e apoiando o crescimento económico do arquipélago.”

Já Jan Derycke, diretor de Rede e Planeamento da Brussels Airlines sublinha que “com um aumento significativo de capacidade planeado para o verão de 2025, a Brussels Airlines está a concentrar-se fortemente em Portugal e Espanha, tanto através da expansão da rede como de um aumento das frequências das rotas já existentes.”

 

 

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