Portugal é o 20º destino turístico mais competitivo do mundo
No entanto, o País desceu duas posições em relação a 2011, de acordo com um relatório bianual do Fórum Económico Mundial. Suíça lidera o ranking.

Tiago da Cunha Esteves
SET destaca a importância de “distribuir os eventos por todo o território”
“Este é um setor de soluções e não de problemas”, assume presidente da APECATE
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”
Portugal é o 20º destino turístico mais competitivo do mundo, tendo descido duas posições em relação a 2011, de acordo com um relatório bianual divulgado pelo Fórum Económico Mundial e relativo a 140 países.
A política de preços, os recursos naturais e as infra-estruturas relativas ao transporte aéreo são os indicadores onde Portugal teve classificações mais baixas e que contribuíram para esta descida. Por outro lado, a saúde e higiene, a segurança e os aspectos e recursos culturais são os aspectos nacionais mais competitivos.
O topo da tabela é liderado pela Suíça, que ocupava a mesma posição em 2011, seguida da Alemanha, que também manteve o seu lugar, e Áustria, que subiu uma posição. Espanha ficou no quarto lugar, tendo subido quatro posições, e o Reino Unido no quinto (em 2011, estava em sétimo).
Sob o tema “Reduzir Barreiras para o Crescimento Económico e Criação de Emprego”, o relatório analisa as formas como os países estão a impulsionar o desenvolvimento do turismo e revela o peso que o sector tem no crescimento económico. Por outro lado, utiliza uma combinação de dados de fontes publicamente disponíveis e de instituições e especialistas internacionais do sector de viagens e turismo.
De acordo com o Fórum Económico Mundial, a análise transversal sobre os motores da competitividade no sector dos vários países proporciona uma informação comparativa que é útil para a tomada de decisões por parte das empresas e em apoio à formulação de políticas públicas orientadas para o turismo.