“PENT vai contribuir para captar mais visitantes para Portugal”
Na sessão de abertura oficial da BTL 2013, esta quarta-feira, o ministro da Economia e do Emprego defendeu o Plano Estratégico Nacional de Turismo, porque “vai servir para travar os erros do passado”.

Tiago da Cunha Esteves
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
Qatar Airways alarga instalação da Starlink aos aviões A350
Costa Deliziosa termina cruzeiro de Volta ao Mundo 2025 e regressa ao Mediterrâneo
Andersen Consulting diz que os gastos dos espanhóis com turismo devem chegar aos 55MM€
Táxis voadores autorizados na China
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
O ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, acredita que o novo Plano Estratégico Nacional de Turismo (PENT) vai contribuir para captar mais visitantes para Portugal. Lembre-se que o documento está actualmente em revisão e o processo de consulta pública terminou recentemente.
“Vai servir para travar os erros do passado e para corrigir planos desajustados”, disse o ministro, na sessão de abertura oficial da BTL 2013, que abriu as suas portas esta quarta-feira, em Lisboa.
Apesar das várias críticas ao documento por parte de entidades importantes do sector, Álvaro Santos Pereira pensa que “o novo PENT irá redefinir objectivos para patamares mais realistas e aumentar a eficácia da promoção e do apoio à venda”. Em suma, resumiu, “com a sua revisão pretende-se acelerar o crescimento do turismo” em Portugal.
Em termos de outras apostas que serão prioritárias para o Governo, este ano, o ministro enumerou o turismo residencial, cujo programa estratégico foi apresentado recentemente em Lisboa e também promovido em Londres, esta semana.
O governante destacou ainda produtos como o turismo religioso, para o qual estão a ser criados roteiros denominados “Caminhos da Fé”.