Rota turística ‘Descubriter’ promove património luso-espanhol
Um museu virtual, jornadas sobre o papel dos portugueses e andaluzes nas expedições marítimas e passeios a bordo de réplicas de embarcações são acções que vão acontecer até Julho.
Tiago da Cunha Esteves
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
O projecto “Descubriter – Rota Europeia dos Descobrimentos” foi apresentado em Sagres esta sexta-feira. Um museu virtual, jornadas sobre o papel dos portugueses e andaluzes nas expedições marítimas da época e passeios a bordo de réplicas de embarcações históricas são algumas das acções que vão ganhar vida no âmbito deste projecto.
De acordo com a Turismo do Algarve, todas essas acções serão postas em prática até ao final de Julho. O projecto une sete entidades do território ibérico: Fundación Nao Victoria, Prodetur (Diputación de Sevilla), Ayuntamiento de Palos de la Frontera, Turismo do Algarve, Direcção Regional de Cultura do Algarve, Câmara Municipal de Vila do Bispo e Promosagres.
O investimento é de 450 mil euros, cofinanciados a 75% pelo Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2007-2013 (POCTEP).
Com esta rota turística as entidades pretendem “promover a cultura, a história e o património das navegações do território de onde partiram as primeiras expedições marítimas do mundo”.
Para o presidente da Turismo do Algarve, Desidério Silva, trata-se de “um projecto lúdico de grande envergadura, e com rigor histórico, que está a ser desenvolvido por uma equipa transfronteiriça que inclui entidades algarvias. É uma iniciativa que vai certamente valorizar o património luso-espanhol”.