Parque temático sobre os Descobrimentos vai atrair 250.000 visitantes por ano
De acordo com o projecto World of Discoveries, desenvolvido por uma empresa do grupo Douro Azul, o volume de negócios anual deverá ser superior aos dois milhões de euros.

Tiago da Cunha Esteves
Estado de São Paulo vai ganhar novo aeroporto internacional
Páscoa deverá acelerar recrutamento na hotelaria de acordo com a Eurofirms
KLM celebra 85 anos em Portugal com oferta a crescer 23% este verão
CEAV Protour 2025 no Porto acentua relacionamento com a APAVT
Euroairlines assina acordo de interline com Azores Airlines
28ª edição da Intur de 13 a 16 de novembro em Valladolid
Majestic Princess apresenta-se com novos e renovados espaços
Wine Workshop Experience tem 1ª edição dia 16 de abril no Palácio Chiado
Governo de Cabo Verde de olhos postos no desenvolvimento turístico de Santo Antão
Algarve dá a conhecer as linhas de financiamento e Programa Empresas Turismo 360º
Aquele que será o primeiro parque temático nacional dedicado aos Descobrimentos Portugueses deverá receber 250.000 visitantes por ano, 60% dos quais estrangeiros, de acordo com o projecto World of Discoveries, desenvolvido por uma empresa do grupo DouroAzul. O investimento supera os seis milhões de euros.
Esta nova atracção turística do Porto vai ganhar vida nas antigas instalações da Real Companhia Velha, em Miragaia, recriando as rotas dos portugueses que se aventuraram à descoberta do mundo. A sua abertura ao público está agendada para o final deste ano, “a tempo das celebrações dos 600 anos do início da campanha de conquista de Ceuta, em 1414, que marca o começo da expansão marítima portuguesa e a epopeia dos Descobrimentos, tendo como mentor o Infante Dom Henrique, filho pródigo da cidade do Porto”.
Ao longo de mais de 4.000 m2, em instalações contíguas ao Centro de Acolhimento a Turistas da DouroAzul, o espaço vai proporcionar aos visitantes equipamentos multimédia para conhecerem a fundo a epopeia portuguesa, embarcando em “réplicas de pequenos barcos que vão ‘navegar’ através de um canal de água onde estão recriados os caminhos marítimos desbravados pelos conquistadores portugueses à descoberta de novas rotas de comércio”.
A ideia, refere a Douro Azul, é que os visitantes possam ter uma experiência interactiva num ambiente o mais fiel possível à época, com “toda a envolvente das viagens dos portugueses, das tempestades que suportaram, das dificuldades que experimentaram, da descoberta de novas gentes e novas terras, dos ataques dos piratas ou dos naufrágios que sofreram”.
Por ano, os estudos realizados apontam para “um impacte significativo em termos do volume de negócios estimados em mais de dois milhões de euros por ano”.
No total, o projecto World of Discoveries deverá criar 14 postos de trabalho directos e “adicionalmente tenderá a fomentar muitos outros de forma indirecta”.