Guimarães Cidade Europeia do Desporto ‘já mexe’
O espectáculo de abertura oficial do programa decorreu no passado sábado. É a primeira vez que uma cidade portuguesa detém este título.
Tiago da Cunha Esteves
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
O programa Guimarães Cidade Europeia do Desporto arrancou oficialmente no passado sábado. A primeira cidade portuguesa a receber esse título assistiu a um espectáculo de fusão que juntou 600 pessoas em palco, sob o mote “Guimarães não pára!”.
A programação dedicada a essa iniciativa visa celebrar o desporto local e nacional, mas também o europeu. “Destacam-se vários eventos de escala internacional, como o Festival Ibérico de Natação Sincronizada (9 de Fevereiro), o Torneio Internacional de Polo Aquático (9 de Março) ou o Campeonato Europeu de Boccia (de 15 a 23 de Junho)”, enumera a organização.
Ao longo deste ano, no total, estarão envolvidas mais de 50 modalidades, contando com a participação activa de 45 clubes desportivos, 10 federações, 16 associações desportivas regionais, seis universidades e 20 escolas.
Por outro lado, passarão pela também ex-Capital Europeia da Cultura mais de 20 mil atletas, treinadores e dirigentes, apoiados por mais de sete mil horas de voluntariado. Serão ainda utilizadas mais de 50 instalações desportivas e equipamentos públicos.