Guimarães Cidade Europeia do Desporto ‘já mexe’
O espectáculo de abertura oficial do programa decorreu no passado sábado. É a primeira vez que uma cidade portuguesa detém este título.

Tiago da Cunha Esteves
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
O programa Guimarães Cidade Europeia do Desporto arrancou oficialmente no passado sábado. A primeira cidade portuguesa a receber esse título assistiu a um espectáculo de fusão que juntou 600 pessoas em palco, sob o mote “Guimarães não pára!”.
A programação dedicada a essa iniciativa visa celebrar o desporto local e nacional, mas também o europeu. “Destacam-se vários eventos de escala internacional, como o Festival Ibérico de Natação Sincronizada (9 de Fevereiro), o Torneio Internacional de Polo Aquático (9 de Março) ou o Campeonato Europeu de Boccia (de 15 a 23 de Junho)”, enumera a organização.
Ao longo deste ano, no total, estarão envolvidas mais de 50 modalidades, contando com a participação activa de 45 clubes desportivos, 10 federações, 16 associações desportivas regionais, seis universidades e 20 escolas.
Por outro lado, passarão pela também ex-Capital Europeia da Cultura mais de 20 mil atletas, treinadores e dirigentes, apoiados por mais de sete mil horas de voluntariado. Serão ainda utilizadas mais de 50 instalações desportivas e equipamentos públicos.