Guimarães Cidade Europeia do Desporto 2013 arranca este sábado
Ao longo do ano, serão mais de 100 as acções que vão ter lugar na cidade que, no ano passado, foi Capital Europeia da Cultura.
Tiago da Cunha Esteves
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
O programa oficial de Guimarães Cidade Europeia do Desporto 2013 arranca este sábado. Ao longo do ano, serão mais de 100 as acções que vão ter lugar na cidade que, em 2012, foi Capital Europeia da Cultura.
Com o objectivo de “celebrar o desporto europeu, nacional e local, a partir de Guimarães”, serão vários os eventos de grande dimensão, à escala internacional, que vão acontecer. Exemplos disso são o Festival Ibérico de Natação Sincronizada (9 de Fevereiro), Torneio Internacional de Polo Aquático (9 de Março), Final Four da Taça de Portugal de Futsal (11 e 12 de Maio) e o Campeonato Europeu de Boccia (de 15 a 23 de Junho), entre outros.
Ao todo, lembra a organização, “estarão envolvidas mais de 50 modalidades, contando com a participação activa de 45 clubes desportivos, 10 federações, 16 associações desportivas regionais, seis universidades e 20 escolas”.
Por outro lado, vão passar por Guimarães mais de 20 mil atletas, treinadores e dirigentes, apoiados por mais de sete mil horas de voluntariado. Serão ainda utilizadas mais de 50 instalações desportivas e equipamentos públicos.
Este sábado, a abertura oficial vai ter lugar no Multiusos de Guimarães, pelas 18h30. “Guimarães não pára!” é o nome do espectáculo de fusão que convida a assistência a realizar uma viagem ao mundo do desporto e das modalidades desportivas, através da dança, artes circenses, acrobacia e ginástica. “Ao longo de 150 minutos, sobem ao palco mais de 600 pessoas – entre atletas, ginastas, bailarinos, músicos e figurantes –, para celebrar o desporto e a sua história no concelho vimaranense. Os bilhetes estão já praticamente esgotados”, informa a organização.