Madeira prepara programa das Festas de Natal e Fim-de-Ano (com vídeo)
Entre 8 de Dezembro e 6 de Janeiro, o destino vai estar em festa e promete experiências inesquecíveis para os turistas que aproveitem esta época festiva para conhecer o melhor da região.
Tiago da Cunha Esteves
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
O programa das Festas de Natal e de Fim-de-Ano da Madeira vai assinalar-se este ano de 8 de Dezembro a 6 de Janeiro de 2013, arrancando com a inauguração das iluminações decorativas na baixa do Funchal.
“A Festa”, cognome que os madeirenses adoptaram para referir este período festivo, é uma das principais atracções turísticas da região e tem ganho uma projecção internacional crescente, tendo um impacto anual importante para a economia regional.
Os preparativos, informa o Turismo da Madeira, começam já no princípio de Dezembro, com a montagem da lapinha e/ou presépio e com a confecção de diversas iguarias e doces, como o bolo de mel, as broas e os licores caseiros, entre outros.
Outro dos destaques desta quadra é a celebração das 9 Missas do Parto, que acontecem de madrugada para anunciar o nascimento do Menino Jesus, acompanhadas de cânticos entoados por populares, habitualmente, no adro das igrejas.
No dia 23 de Dezembro realiza-se a tradicional festa da Noite do Mercado, onde os madeirenses aproveitam para fazer as últimas compras de Natal e onde se podem provar os diversos petiscos e bebidas tradicionais da época.
O fogo-de-artifício é talvez a principal ‘coqueluche’ do fim-de-ano na Madeira, reconhecida oficialmente pelo livro de recordes mundiais do Guiness, em 2006, como “o maior espectáculo de fogo-de-artifício do mundo”. A não perder, na noite de 31 de Dezembro.
Saiba mais sobre este programa de festas aqui.