Aviação

Azores Express lança pacote sénior

SATA fomenta turismo sénior nos EUA.

Patricia Afonso
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Patricia Afonso
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O grupo açoriano SATA, através do Azoes Express – o seu operador nos EUA -, um pacote tur´stico dedicado ao mais velhos, fomentando, desta forma, o turismo sénior nos Açores.

Assim, sob o nome ‘Sénior Especial’, este pacote para visitar os Açores é dedicado a pessoas com idades superiores aos 65 anos e estará disponível já o próximo Inverno IATA.

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Este produto, comercializado em exclusivo através do número de telefone 800-762-9995, incluiu uma viagem Boston/Açores/ Boston, estadia de seis noites em hotel com pequeno-almoço incluído e de um passeio pela Ilha a visitar e dos respetivos transferes.

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Desta forma, a SATA “dá mais um contributo no sentido de fomentar fluxos turísticos para os Açores, ao mesmo tempo que procura atenuar os efeitos críticos da sazonalidade no sector turístico açoriano. O lançamento deste pacote turístico é, por outro lado, um esforço no sentido do estreitamento dos laços com a diáspora açoriana nos Estados Unidos e o seu desenvolvimento permitirá, mais uma vez, contribuir para a estratégia de desenvolvimento do turismo açoriano, no contexto das economias de todas e cada uma das ilhas da Região, fortalecendo também a visibilidade e notoriedade deste sector junto do mercado norte-americano.”

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“O que o turismo precisa e quer hoje é celeridade na avaliação, rapidez na execução, cumprimento de metas e objetivos”, diz SET

Partindo da premissa que o Turismo do Centro de Portugal “tem uma marca muito forte”, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, salientou, durante a tomada de posse do novo presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, Rui Ventura, que, “o que o turismo precisa e quer hoje é celeridade na avaliação, rapidez na execução, cumprimento de metas e objetivos”. Em resposta ao desafio e/ou recado deixado por Rui Ventura relativamente à Lei 33, Pedro Machado considerou que o “quem me suceder à frente da Secretaria de Estado do Turismo pode e deve ir mais longe”.

Victor Jorge

Na cerimónia de tomada de posse do novo presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, Rui Ventura, realizada esta terça-feira, 15 de abril, em Aveiro, Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo (SET), começou por destacar os três pilares fundamentais para o sucesso da Turismo Centro de Portugal: “a equipa, o território e a comissão executiva”.

Pedro Machado também aproveitou a ocasião para referir que “o caminho que estávamos a trilhar reforçava não só o peso do crescimento da indústria do turismo em Portugal, mas procurava também responder a três grandes desafios: o desafio da qualidade e da qualificação da experiência, o desafio do crescimento, bem como o desafio da capacidade que temos de podermos alimentar e alavancar o grau de felicidade daqueles e daquelas que recebem turistas”.

Enumerando as diversas medidas lançadas ao longo do último ano por parte do XXIV Governo, Pedro Machado considerou que “estávamos, no fundo, a procurar acrescentar valor à oferta, a corresponder à expectativa de um crescimento que o país está a ter, mas que, cada vez mais e todos os dias, somos desafiados a responder ao que é esperado por aqueles que recebemos”.

E numa região que ultrapassou a fasquia das oito milhões de dormidas, em 2024, Pedro Machado admitiu que “essa mesma região tem todas as condições para continuar esse caminho do crescimento. Não só porque se posicionou, mas porque tem hoje o seu ADN, tem a sua estrutura base nessa ligação território-empresa, tem diversificação, singularidade, oferta, tem todos os ingredientes para poder continuar o caminho do crescimento, tendo presente aquilo que são as expectativas criadas, nomeadamente com nos novos mercados”.

O SET lembrou, igualmente, o tema da sustentabilidade, assumindo que “esta merece atenção redobrada, do ponto de vista daquilo que é a pressão que temos sobre os nossos recursos e que precisamos de lidar e gerir com parcimónia, mas sobretudo aquilo que ela pode e deve influenciar, nomeadamente, a procura dos mercados emissores”.

Por isso, considerou que “temos um conjunto de fluxos turísticos em que o tema da sustentabilidade já não é apenas uma preocupação à chegada, é uma preocupação à partida” e, por isso, “define muitas vezes aquilo como, onde e o que os turistas querem pagar”.

Ainda no tema da sustentabilidade e, fundamentalmente, na questão das alterações climáticas, Pedro Machado referiu ainda que “o país, a região, os municípios em que vivemos, pedimos emprestados aos nossos filhos. Se tivermos essa consciência de que pedimos aos nossos filhos aquilo que é hoje o ecossistema que todos os dias utilizamos, provavelmente muitos mudariam alguma das suas atitudes”.

Pedro Machado juntou às alterações climáticas as migrações, considerando-as “absolutamente cruciais”. “Os emigrantes representam, hoje, praticamente a 17% da nossa população”, disse o SET, admitindo que “precisamos saber quem são e, mais do que isso, criarmos as condições para termos cidadãos plenos de direitos”, saudando as medidas tomadas pela Confederação do Turismo de Portugal, Turismo de Portugal e AIMA com o plano de formação colocado no terreno.

Outro tema preocupante salientado por Pedro Machado foi o do “envelhecimento da população nos nossos territórios”. “Os números são estrondosos”, considerou o SET, referindo que, “em 2050, teremos 297 idosos por cada 100 jovens ativos”, considerando esta “uma cifra absolutamente crítica do ponto de vista daquilo que é o processo de envelhecimento desta Europa e da própria necessidade de olharmos também para os migrantes como fator decisivo e crítico para que a Europa também ela possa regenerar-se”.

Pedro Machado salientou, também, a necessidade da “valorização das profissões do turismo”, reforçando a “confiança nas empresas, nos empresários e nas pessoas”. E respondendo a algumas vozes que entendem que existe turismo a mais, Pedro Machado disse: “basta pensarmos nesta região e percebermos aquilo que são as taxas de ocupação numa indústria que representa hoje 14,4% do nosso Produto Interno [Bruto] em termos de exportações”, comparando-as com o 9% da indústria automóvel ou os 9,8% da maquinaria e equipamentos.

Para o final ficou a resposta ao desafio deixado por Rui Ventura, para a revisão da Lei 33. “Há, de facto, dossiers que não foram cumpridos e um deles foi a revisão da Lei 33”, recordando o único ano que o Governo esteve em funções. “Fui sempre adepto da Lei 33, no sentido de que dava mais capacitação ao território, a empresas e empresários, nos dava uma visão diferente, porque não ficávamos tão divididos, sobretudo no campeonato da internacionalização”, admitindo que “cada vez mais temos consciência que precisamos de músculo”.

“A lei não ficou perfeita”, disse Pedro Machado, “desde logo porque as universidades e os politécnicos nem sequer se podiam associar”, admitindo que “pensar numa estratégia de desenvolvimento regional ou local sem conhecimento, sem transferência de conhecimento, sem capacitação foi sempre uma aberração”.

Por isso, Pedro Machado admitiu, salientando o cuidado a ter com as palavras: “tenho consciência de que estamos, nesta data, às portas de eleições, mas o trabalho não fica perdido. Eventualmente temos este intervalo de tempo para nos ajudar a ir mais longe do que aquilo que já teria sido feito na revisão da [Lei] 33”.

E, em conclusão, o SET considerou que “a própria proposta da revisão da Lei 33, à data de hoje, pode ficar aquém daquilo que é a expectativa criada e parece-me quem me suceder à frente da Secretaria de Estado do Turismo pode e deve ir mais longe”, reforçando que “o que o turismo precisa e quer hoje é celeridade na avaliação, rapidez na execução, cumprimento de metas e objetivos”.

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Turismo da Alemanha está satisfeito com “muito boa recuperação” do mercado português

Segundo Ulrike Bohnet, diretora do Turismo da Alemanha para Portugal e Espanha, o mercado nacional apresentou, em 2024, “uma muito boa recuperação, com um crescimento de 105% face a 2019” e, apesar de uma pequena quebra nas dormidas depois de um “crescimento explosivo” em 2023, continua a dar bons indicadores, com a descoberta de novos destinos no país.

Inês de Matos

O Turismo da Alemanha está satisfeito com a “muito boa recuperação” do mercado português, uma vez que o número de turistas lusos no país já ultrapassou por completo o período pré-pandemia e, apesar de uma pequena descida nas dormidas em 2024, está a descobrir novos destinos no país, segundo Ulrike Bohnet, diretora do Turismo da Alemanha para Portugal e Espanha.

“O mercado português na Alemanha apresentou uma muito boa recuperação, com um crescimento de 105% face a 2019, apesar de termos tido uma pequena descida de 0,2% no ano passado”, afirmou a responsável esta terça-feira, durante o habitual almoço com a imprensa nacional que o Turismo da Alemanha promove anualmente, em Lisboa.

Ulrike Bohnet desvaloriza a pequena descida de 0,2% nas dormidas, que totalizaram 544,282 no ano passado, considerando que 2024 foi um “ano de ajustamento”, depois do “crescimento explosivo” que as dormidas do mercado português tinham apresentado em 2023.

“Em 2023 tínhamos tido um crescimento explosivo, houve um crescimento vertiginoso em 2023 e, por isso, penso que 2024 foi um ano de ajustamento. Foi um resultado muito positivo, com 544.282 mil dormidas”, defendeu.

A diretora do Turismo da Alemanha para Portugal e Espanha considerou também que positivo é o facto dos portugueses estarem a descobrir novos destinos na Alemanha, uma vez que, apesar da Bavária e da sua capital de Munique continuarem a liderar as preferências, seguidas de Berlim e da Renânia do Norte e Vestefália, onde se localizam cidades como Dusseldorf ou Colónia, há “crescimentos muito interessante” do mercado português também noutros estados alemães.

“Há performances muito positivas de Hamburgo (+12,8%) e da Saxónia (+17,1%), que têm um crescimento muito interessante, em especial a Saxónia-Anhalt (+51,1%), que é um destino muito cultural que parte de um nível baixo mas mostra como é interessante que as pessoas estejam a escolher este destino que é menos conhecido”, congratulou-se a responsável.

Ulrike Bohnet revelou ainda que, entre os portugueses, a estada-média no país ronda as sete noites, sendo 91% os turistas nacionais que ficam, pelo menos, quatro noites quando visitam a Alemanha.

Fundamental para o crescimento que o mercado português tem apresentado na Alemanha é o aumento das ligações aéreas, facto que a responsável salientou, considerando que “qualquer nova conexão que venha aumentar a capacidade para os passageiros é interessante”.

A diretora do Turismo da Alemanha para Portugal e Espanha destacou as novas rotas que vão ligar Lisboa a Hannover, assim como o Porto a Colónia/Bona, e Faro a Berlim, que considerou “muito interessantes” para o aumento dos fluxos turísticos entre os dois países.

Ulrike Bohnet referiu-se particularmente à Lufthansa que, este ano, conta com um total de 182 voos por semana ou 26 voos por dia entre Portugal e a Alemanha, num aumento de 13% face ao ano anterior, e que, por isso, passou a ser a companhia aérea preferencial do Turismo da Alemanha.

Mais promoção e eventos variados

Durante a apresentação para a imprensa portuguesa, Ulrike Bohnet falou também sobre as campanhas promocionais que o Turismo da Alemanha vai ter em vigor este ano, assim como sobre os muitos eventos que vão marcar a oferta turística alemã em 2025.

Quanto a campanhas, este ano, o Turismo da Alemanha tem previstas quatro campanhas promocionais que focam segmentos e ofertas distintas, concretamente o regresso da campanha Cultureland Germany, dedicada ao turismo cultural; a Embrace Germany Nature, para promover a oferta de natureza; e a manutenção da campanha Simply Feel Good, dedicada ao turismo sustentável; prevendo ainda lançar a Season’s Greetings from Germany na segunda metade do ano, para promover a oferta de Mercados de Natal.

Além das campanhas, 2025 vai ficar também marcado por diversas celebrações na Alemanha, a exemplo do 275.º aniversário do falecimento de Johann Sebastian Bach, que vai ser assinalado um pouco por todo o país, a exemplo da Bachfest, que decorre em junho e que vai contar com concertos e coros internacionais que vão interpretar obras do famoso compositor clássico.

Destaque também para o 50.º aniversário da Rota dos Contos de Fadas, que é inspirada na obra dos irmãos Grimm, ou para o 75.º aniversário da Rota Romântica, que também vão ser assinalados de diversas formas e que, segundo a responsável, constituem um bom pretexto para visitar a Alemanha em 2025.

 

 

 

 

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Promoção e apoio à qualificação da oferta são destaques no relatório de atividades de 2024 da RTA

O relatório de atividades da Região do Turismo do Algarve (RTA), que acaba de ser aprovado, juntamente com o de gestão e contas de 2024, destaca a concretização de dezenas de ações promocionais, a participação em feiras nacionais e internacionais no mercado interno alargado, campanhas de comunicação e ações conjuntas com parceiros regionais e nacionais.

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A Assembleia Geral da Região de Turismo do Algarve (RTA) aprovou por unanimidade, na reunião ordinária realizada esta terça-feira, 15 de abril, o Relatório de Atividades, o Relatório de Gestão e a Prestação de Contas relativos ao exercício de 2024.

Apesar de constrangimentos relacionados com as cativações orçamentais e pelas exigências legais aplicáveis às entidades públicas integradas no perímetro da Administração Central, a RTA assegurou a execução do seu plano de atividades, com foco na promoção do destino, no apoio à qualificação da oferta turística e no desenvolvimento de projetos estratégicos para a região.

O Relatório de Atividades destaca a concretização de dezenas de ações promocionais, a participação em feiras nacionais e internacionais no mercado interno alargado, campanhas de comunicação e ações conjuntas com parceiros regionais e nacionais, em linha com os objetivos definidos para o turismo na região.

Em termos de resultados, a RTA voltou a registar um desempenho financeiro equilibrado e sustentável, o que permitiu cumprir os compromissos assumidos com o Turismo de Portugal, nomeadamente no âmbito da execução do contrato-programa e do plano de marketing da agência regional de promoção turística.

“O ano de 2024 foi de continuidade e consolidação”, afirmou André Gomes, presidente da RTA, que destaca que, “apesar das limitações impostas à gestão da entidade, conseguimos manter o foco estratégico, executar com eficiência e reforçar a valorização do destino Algarve em Portugal e Espanha”.

No período de “Antes da ordem do dia”, foi ainda aprovado por unanimidade e aclamação um voto de louvor e congratulação a Reinaldo Teixeira, atual presidente da Assembleia Geral da RTA em representação da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), pela sua recente eleição como presidente da Liga Portugal.

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Rui Ventura toma posse como presidente da Turismo do Centro de Portugal assumindo “compromissos” e “ambição”

Rui Ventura tomou posse como presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, numa cerimónia realizada em Aveiro, assumindo um “inabalável compromisso de continuar ligado ao que nos une, o Turismo do Centro de Portugal”. Como desafio e/ou recado à tutela, dirigindo-se ao secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, presente no ato de tomada de posse, Rui Ventura deixou “a revisão da Lei 33” que considera “ultrapassada”.

Victor Jorge

A Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP) tem um novo presidente a partir desta terça-feira, 15 de abril. Rui Ventura tomou posse, numa cerimónia realizada em Aveiro, sucedendo, assim, a Raul Almeida, cuja memória e trabalho foi lembrado durante o evento.

Assumindo “um inabalável compromisso de continuar ligado ao que nos une, o Turismo do Centro de Portugal”, Rui Ventura começou por recordar “a eleição expressiva”, tendo ficado apenas nove dos 159 associados por exercer o seu voto, salientando o “amplo envolvimento das duas candidaturas”, bem como “o interesse dos associados em querer estar presente na vida ativa da Entidade de Turismo do Centro de Portugal”.

“A partir de hoje”, frisou o novo presidente da Turismo do Centro, “é agarrar as oportunidades para atrair e agregar todos aqueles que se reveem na nossa diversidade turística, que é única”. “Este é um território ímpar, de mulheres e de homens notáveis”.

De resto, as pessoas estiveram sempre presentes ao longo do discurso de tomada de posse de Rui Ventura, admitindo que “não há turismo sem pessoas, não há turismo sem empresários, não há turismo sem o cuidado de cada autarca, em cada um dos seus conselhos, em conservar o melhor que existe em cada um desses territórios”.

“O setor mede-se pela sua capacidade de saber receber bem e ter competência para intermediar com sucesso, produtos, espaços e experiências”, sem esquecer que “o sucesso destas interações humanas tem impactos positivos nos ambientes económico, social e cultural”.

Não deixando de lado o fator segurança, Rui Ventura afirmou que “temos de ter a força e a coragem de continuar a trabalhar sem descanso no turismo de sustentabilidade ambiental. Temos de saber acompanhar os novos tempos e a necessária prosperidade com a inegável e importante agenda da descarbonização”.

Salientando ainda o compromisso “em tudo fazer para manter a identidade deste território, criando plataformas intermédias, onde, de forma regular, teremos de discutir, temos de nos complementar, criando âncoras que sejam sedutoras o suficiente para fazer despertar a curiosidade e, como consequência, proporcionar uma permanência mais prolongada do turista”.

No discurso de tomada de posse de Rui Ventura também houve tempo para alguns recados à tutela, nomeadamente, no “desafio para a criação do Hotel Escola, dando uma resposta especializada para que as diversas áreas do turismo não se percam, dotando o território de recursos humanos qualificados, atraindo-os para o território ou fazer com que permaneçam no nosso território”.

Além disso, Rui Ventura expressou a vontade de “alterar velhos paradigmas na mobilidade dentro do território e para o território”, até porque considera que “o Centro de Portugal tem condições únicas para ser uma alavanca de desenvolvimento para todo Portugal”, destacando a “aposta no nosso mercado principal [Espanha]”.

Por isso, o novo presidente da Turismo do Centro de Portugal deixou a pergunta: “Tentem descobrir qual é o país que os nossos irmãos espanhóis mais gostam de conhecer”. A resposta surgiu de seguida: “Asseguro-vos que vão deparar-se com a resposta e o desejo de conhecer Portugal e aí o Turismo do Centro ganhou um renovável reconhecimento nacional e internacional e tem sabido aproveitar as oportunidades para explorar e dar a conhecer o seu potencial de desenvolvimento turístico”.

Com a plena convicção que “este projeto ainda pode e deve ir muito mais além”, Rui Ventura destacou ainda “a articulação que deve existir entre a Entidade e a Agência [de Promoção Externa], sob pena de estarmos a duplicar recursos humanos e financeiros”. O presidente da TCP salientou ainda que “a estratégia de posicionamento da marca turística associada à região, tem diferentes variáveis sobre as quais importa refletir”, apontando a “comunicação do destino” como uma delas e, neste caso, “podemos e devemos centrar a nossa atenção numa das ferramentas em que tem assentado essa comunicação, o mapa turístico para o mercado nacional e internacional”.

Resumindo, nas palavras de Rui Ventura “a Entidade e a Agência devem estar mais articuladas”, considerando ser “importante e decisivo, pois garante a uniformidade e a redução na duplicação de trabalho e esforços entre as duas organizações”.

No final e dirigindo-se ao secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, Rui Ventura afirmou que “precisamos trabalhar na reforma da Lei 33, bem como o regime jurídico das organizações e funcionamentos das Entidades Regionais de Turismo”, considerando que “é uma lei ultrapassada”.

Até porque, considerou Rui Ventura, “as regiões têm provado que podem percorrer um caminho de maior autonomia administrativa e financeira, sem colocar em risco o alinhamento com a tutela do Turismo de Portugal”, concluindo que “todas as regiões, sem exceção, já provaram que sabem assegurar e manter esse alinhamento. Sabemos que juntos somos mais fortes e que há uma marca que a todos nos une, a marca Portugal”.

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Mais de 11 mil visitantes na XIV Grande Mostra de Vinhos de Portugal em Albufeira

A XVI Grande Mostra de Vinhos de Portugal, que decorreu no Espaço Multiusos de Albufeira, superou todas as expectativas e consolidou-se como um dos principais eventos de promoção vitivinícola do país, diz a organização, que avança que a iniciativa acolheu mais de uma centena de produtores e cerca de mil vinhos em prova, bem como mais de 11 mil visitantes.

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Este é um evento de carácter não lucrativo, promovido com o propósito de valorizar e divulgar os vinhos portugueses, de todo o país e dando visibilidade às regiões vitivinícolas emergentes, como o Algarve. Desde os vinhos clássicos das grandes casas até às produções exclusivas de pequenos produtores, muitas das quais não se encontram em loja, a Mostra destaca-se ainda por dar visibilidade a pequenos produtores e quintas familiares de todo o território nacional. Entre o público visitante, contaram-se numerosos turistas e residentes estrangeiros, cada vez mais interessados na qualidade dos vinhos nacionais.

Integrado na programação, o 10.º Concurso de Vinhos de Portugal, promovido pela Confraria do Bacchus de Albufeira, decorreu nos dias 5 e 6 de abril, com os vencedores anunciados durante o jantar oficial no dia 11 de abril, no Restaurante Verde Minho de Vale Paraíso. O evento coincidiu com a celebração do 18.º aniversário da Confraria.

O concurso premiou 33 vinhos, entre os quais cinco Medalhas de Excelência, 11 Medalhas de Ouro e 17 Medalhas de Prata. Os produtores algarvios estiveram em grande destaque.

Organizada desde a primeira edição pela Confraria do Bacchus de Albufeira, a Mostra conta com a parceria da Câmara Municipal de Albufeira e o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve e da APAL – Agência de Promoção de Albufeira

A XV Grande Mostra de Vinhos de Portugal já tem data marcada: irá realizar-se nos dias 17, 18 e 19 de abril de 2026, prometendo mais novidades, mais produtores e ainda mais motivos para brindar aos vinhos portugueses.

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Loft Marvila: Lisboa ganha novo espaço de eventos

O Loft Marvila promete ser um palco para experiências inesquecíveis. Com a assinatura, “A warehouse of possibilities”, o novo espaço com 1500m2, situado no centro de Marvila, em Lisboa, é um convite aberto à inovação, à versatilidade e à liberdade criativa.

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Construído em 1891 e com um passado ligado ao património comercial da cidade, o espaço manteve o seu espírito industrial, agora reinventado para acolher os mais diversos tipos de eventos — desde lançamentos de produto a convenções, festas corporativas, ativações de marca, ou eventos de música, um espaço com identidade, flexível e onde os eventos se podem efetivamente tornar únicos.

Com arcos laterais imponentes, com cerca de 14m2 cada, que conferem identidade ao espaço e reforçam o seu charme industrial, o Loft Marvila conta ainda com um palco estruturado, infraestrutura elétrica de elevada qualidade, acessos facilitados, zonas de apoio para catering e estacionamento nas imediações.

“Lisboa está a viver um momento único e sentimos que Marvila é o reflexo disso — um ponto de encontro entre tradição e inovação”, explica Tomás Mendes dos Santos, um dos responsáveis do Loft Marvila, para avançar que o projeto nasce precisamente dessa energia e pensado como um espaço onde cada evento pode ganhar uma identidade própria. Assim, “queremos ser o palco de experiências únicas que espelhem o dinamismo desta cidade,”, realça.

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In Sure Broker integra o “Top 10 Melhores PME” do setor da mediação de seguros

Pelo segundo ano consecutivo, a In Sure Broker integra o “Top 10 Melhores PME” do setor da mediação de seguros, uma certificação atribuída pela SCORING a apenas 0,5% das pequenas e médias empresas.

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O “Top 10 Melhores PME do Setor” assenta num princípio essencial: mais que vender é fundamental garantir um volume de negócios sustentável e financeiramente sólido, e para José Carlos Viseu, Executive Manager da In Sure Broker, “isso exige consistência”, para destacar que “todos os dias damos o nosso melhor para que clientes, colaboradores e parceiros saibam que podem contar connosco – hoje e no futuro”.

O responsável observa que, esta distinção, pelo segundo ano consecutivo, “reforça o reconhecimento do nosso percurso e das boas práticas que temos implementado na In Sure Broker para garantir padrões de qualidade elevados” acrescentando que “o nosso objetivo é consolidar, ano após ano, a posição de referência no setor da mediação de seguros”.

O Executive Manager da In Sure Broker assegura, por outro lado, que “continuaremos a trabalhar para oferecer um serviço de excelência e superar as expectativas dos nossos clientes e parceiros”.

Refira-se que nesta avaliação, certificada pela ASOFT e auditada pela BUREAU VERITAS, é calculado o indicador Qualidade Económica das Vendas (QEV), que resulta da fórmula QEV = iDS x VN (Índice de Desempenho e Solidez Financeira x Volume de Negócios Anual). As 10 empresas com os valores mais elevados de QEV em cada categoria são distinguidas como TOP 10 Melhores PME do Setor.

O QEV reflete a capacidade de as empresas de combinar um volume de negócios significativo com um desempenho económico sólido e uma forte estabilidade financeira (Notação 5 – Excelente).

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HBX Group lança nova solução de pagamento B2B para o setor das viagens

A nova solução foi desenvolvida em parceria com a FinPay e consiste numa plataforma que vai estar disponível em Espanha já a partir de abril de 2025, chegando posteriormente aos restantes mercados da OCDE, a partir de junho.

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O HBX Group, o grupo que detém a Bedsonline, Hotelbeds e Roiback, lançou a HBX Group eWallet, uma nova solução de pagamentos B2B, que se destaca pela inovação e que foi “projetada especificamente para o setor de viagens”.

Num comunicado enviado à imprensa, o grupo explica que a nova solução foi desenvolvida em parceria com a FinPay e consiste numa plataforma que vai estar disponível em Espanha já a partir de abril de 2025, chegando posteriormente aos restantes mercados da OCDE, a partir de junho.

A nova solução é, segundo o HBX Group, “semelhante a uma carteira digital para consumidores”, consistindo numa “solução digital que permite às empresas armazenar e gerir pagamentos com segurança, rapidez e eficiência”.

“Projetada para facilitar transações instantâneas e internacionais entre empresas”, a HBX Group eWallet foi “desenvolvida especificamente para o setor de viagens” e integra “recursos avançados, como financiamento integrado, acesso a faturas e rastreabilidade completa de transações”.

“O seu objetivo é digitalizar e automatizar pagamentos B2B, reduzir custos de transação e melhorar a escalabilidade operacional do ecossistema das viagens”, acrescenta o grupo, explicando que para se registarem na plataforma, os utilizadores devem aceitar os termos e condições da FinPay, que é a entidade responsável pelos serviços de pagamento e financiamento integrados na solução.

“A carteira eletrónica do HBX Group representa um passo decisivo para a modernização dos pagamentos B2B no ecossistema de viagens. Queremos estabelecer um novo padrão de eficiência e segurança no setor, e esta parceria com a FinPay permite-nos alcançar isso com uma solução adaptada às necessidades do setor”, afirma Daniel Nordholm, diretor de Produtos e Novos Negócios do HBX Group.

 

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Já é oficial: São 6 os candidatos à liderança da ONU Turismo

Seis candidatos estão oficialmente a concorrer ao cargo de Secretário-Geral da ONU Turismo, de acordo com comunicação irigida aos estados-membros da organização: Muhammad Adam do Gana, Shaikha Al Nowais dos Emirados Árabes Unidos, Habib Ammar da Tunísia, Gloria Guevara do México, Harry Theoharis da Grécia e o atual Secretário-Geral, Zurab Pololikashvili da Geórgia.

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O Conselho Executivo da ONU Turismo fará a sua recomendação à Assembleia Geral de novembro, após a seleção que terá lugar nos dias 29 e 30 de maio durante a sua reunião na sede da organização em Madrid. O sucesso do novo mandato a Secretário-Geral para o período de 2026-2029 exige o apoio de 18 dos 35 países votantes.

O atual líder, Zurab Pololikashvili, que concorre a um terceiro mandato consecutivo, enfrenta fortes candidatos, incluindo o ex-ministro grego do Turismo, Haris Theocharis, e a ex-ministra mexicana do Turismo, Gloria Guevara, atual presidente e CEO do WTTC, que conquistou o apoio público de mais de 100 representantes de grandes cadeias hoteleiras internacionais, como Hilton e Hyatt. Os outros três são o tunisiano Habib Ammar, ex-ministro do Turismo, o diplomata ganês Mohammed Adam e Saiha Al Nowais, dos Emirados Árabes Unidos, que vem do setor privado e cuja família é proprietária de hotéis.

Antes de assumir o comando da agência especializada das Nações Unidas, em janeiro de 2018, Zurab Pololiskashvili ocupou diversos cargos de liderança nos setores público e privado. Formado em direito bancário, adquiriu vasta experiência no setor privado, ocupando um cargo de destaque num dos maiores bancos da Geórgia e como CEO do principal clube de futebol do país, o FC Dinamo Tbilisi.

As suas propostas para a ONU Turismo nos próximos quatro anos incluem – além de aprofundar os programas já em andamento, como ‘Melhores Vilas Turísticas’ ou Concurso de Startups – aplicar medidas para o desenvolvimento sustentável de ambientes rurais e naturais; promover e estabelecer novas áreas de desenvolvimento, como turismo urbano, de compras e ‘setorial’; abrir novas Academias em África e na Ásia; promover novos Guias de Investimento de diferentes países; abrir novos escritórios regionais em África e na Ásia; e continuar a promover congressos sobre turismo enoturístico, desportivo e gastronómico, que estão a produzir excelentes resultados.

Gloria Guevara, secretária de Turismo do governo mexicano durante o mandato de Felipe Calderón, é formada em Ciência da Computação pela Universidade Anáhuac e possui MBA pela Kellogg School of Management da Universidade Northwestern. Em 2017, assumiu a presidência do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).

A sua visão para a ONU Turismo centra-se em fortalecer a organização e maximizar o valor para os seus países-membros, promovendo o turismo como ferramenta para o crescimento sustentável e a criação de empregos, tendo declarado em entrevista recente que deseja resgatar o legado do ex-Secretário-Geral Taleb Rifai.

Harry Theoharis foi vice-ministro das Finanças da Grécia de junho de 2023 a junho de 2024. Anteriormente, de 2019 a 2021, foi ministro do Turismo, e entre 2013 e 2014, foi secretário-geral da Receita Pública no Ministério das Finanças grego. A sua proposta para o cargo de Secretário-Geral do organismo das Nações Unidas que trata de turismo, sob o lema “Reforma para a Transformação, Unidade para o Desenvolvimento”, inclui a incorporação de vários estados à organização – Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e países nórdicos -, o fortalecimento de políticas de turismo sustentável, o fomento da cooperação entre os países-membros e a promoção da digitalização e da inovação como ferramentas essenciais para enfrentar os desafios do setor.

Já Muhammad Adam foi, de 2020 até dezembro passado, embaixador de Gana em Espanha. Diplomata de carreira, foi cônsul-geral do seu país na Arábia Saudita e conselheiro na Embaixada em Espanha. Embora sua visão específica para a ONU Turismo ainda não tenha sido amplamente divulgada, o forte apoio do Gana sugere uma campanha focada em ampliar o potencial turístico da África no cenário global.

A candidata dos Emirados Árabes Unidos, Shaikha Nasser Al Nowais é atualmente diretora de Auditoria Interna da Rotana Management Corporation PJSC (Rotana), trabalhou anteriormente, e durante três anos, na KPMG em Abu Dhabi, e é formada em Administração de Empresas pela Universidade Zayed. Embora a sua experiência específica em turismo seja limitada em comparação a outros candidatos, a sua perspicácia financeira pode trazer uma nova dimensão à estratégia da organização, com foco em investimento e responsabilidade.

Habib Ammar é um especialista em turismo da Tunísia, e tem sido fundamental no desenvolvimento da indústria de viagens no seu país. Ex-ministro do Turismo da Tunísia, antes de presidir o Departamento de Cultura e depois de ter presidido os destinos do Escritório Nacional de Turismo da Tunísia, anunciou na sua página profissional na rede social LinkedIn, que através desta candidatura, “desejo transmitir uma visão comprometida de turismo responsável, um impulsionador do crescimento económico, do desenvolvimento inclusivo e da sustentabilidade ambiental”. Espera-se que sua campanha se concentre no crescimento sustentável do turismo, no aumento da cooperação entre os países africanos e mediterrâneos e no fomento da inovação digital no setor.

O candidato tunisino formou-se no Ciclo Superior da Escola Nacional de Administração de Tuness, Seção de Administração Geral (fevereiro de 1995) e possui mestrado em Ciências da Administração (opção Finanças Internacionais) — Universidade Paris IX Dauphine (1991) e diploma universitário geral em Economia — Universidade Paris IX Dauphine (1989).

 

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Turismo de Portugal lança campanha internacional para promover país junto dos amantes de música

A sessão de lançamento da nova campanha internacional do Turismo de Portugal para promover o país junto dos amantes de música decorre no MusicBox, esta quarta-feira, 16 de abril, a partir das 17h30.

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O Turismo de Portugal vai lançar esta quarta-feira, 16 de abril, uma nova campanha internacional que visa promover o país como destino de eleição para os amantes de música e que é inspirada nos cartazes dos festivais de música.

Numa nota informativa enviada à imprensa, o Turismo de Portugal indica que a campanha vai ser lançada durante um evento a decorrer no MusicBox, esta quarta-feira, 16 de abril, a partir das 17h30.

“Com um conceito visual e narrativo inspirado nos cartazes de festivais, a campanha destaca os verdadeiros «cabeças de cartaz» de Portugal: o Sol, a Natureza, o Oceano, o Património, a Cultura, os Sabores, a Diversidade e o Bem-estar”, explica o Turismo de Portugal, na informação divulgada.

A sessão de lançamento da campanha vai ser conduzida pela apresentadora Filomena Cautela, contando com a participação de Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, que intervém na sessão de abertura, assim como de Lídia Monteiro, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, e de Tomás Froes, CEO da Dentsu Creative Iberia.

Já o encerramento desta sessão de lançamento vai ser assegurado pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, seguindo-se um momento de networking com música de um DJ convidado.

 

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