CET destaca performance “resiliente” do turismo europeu
Relatório da Comissão Europeia de Turismo salienta os bons resultados alcançados pelas companhias aéreas europeias e pelos destinos no que diz respeito ao turismo internacional e à ocupação hoteleira.
Tiago da Cunha Esteves
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Pipadouro ganha prémio como melhor experiência inovadora em enoturismo a nível mundial
Mercado canadiano está em “franco crescimento nos Açores”, diz Berta Cabral
Boost Portugal leva Spinach Tours para Espanha, Países Baíxos, EUA e América do Sul
Filme promocional do Centro de Portugal premiado na Grécia
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
O turismo europeu demonstrou “resiliência” na primeira metade do ano, apesar da incerteza vivida em termos económicos, revelou a Comissão Europeia de Turismo (CET), no seu relatório “European Tourism in 2012 – Trends & Prospects”. Numa lista de 20 países, o turismo internacional decresceu em apenas dois (Bulgária e Malta).
Por outro lado, informa a CET, o transporte aéreo continua a subir e a registar “sinais encorajadores”, tendo as companhias aéreas transportado, em média, mais 6% de passageiros.
Uma outra boa notícia para o turismo europeu é o facto de, até agora, a incerteza económica que se vive ainda não ter atingido a procura, embora a tendência seja de abrandamento do crescimento.
No que diz respeito aos resultados alcançados na hotelaria, a CET explica que, nas regiões Central e Oriental, a maior parte dos destinos conseguiu boas performances. No entanto, “um número significativo de destinos do Sul do continente registaram quedas na ocupação durante a primeira parte do ano”. Foi o caso de Portugal, por exemplo, onde a ocupação desceu 0,9%. Ainda assim, um resultado mais positivo do que em países como a Grécia (-5,2%), Itália (-3,3%) e Espanha (-2,3%), por exemplo.
As dormidas efectuadas por turistas internacionais também aumentaram em quase todos os países analisados pela CET, à excepção da Suíça, que registou uma queda de 7,4%. Em Portugal, o crescimento foi de 2,6%.