CET destaca performance “resiliente” do turismo europeu
Relatório da Comissão Europeia de Turismo salienta os bons resultados alcançados pelas companhias aéreas europeias e pelos destinos no que diz respeito ao turismo internacional e à ocupação hoteleira.

Tiago da Cunha Esteves
SET destaca a importância de “distribuir os eventos por todo o território”
“Este é um setor de soluções e não de problemas”, assume presidente da APECATE
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”
O turismo europeu demonstrou “resiliência” na primeira metade do ano, apesar da incerteza vivida em termos económicos, revelou a Comissão Europeia de Turismo (CET), no seu relatório “European Tourism in 2012 – Trends & Prospects”. Numa lista de 20 países, o turismo internacional decresceu em apenas dois (Bulgária e Malta).
Por outro lado, informa a CET, o transporte aéreo continua a subir e a registar “sinais encorajadores”, tendo as companhias aéreas transportado, em média, mais 6% de passageiros.
Uma outra boa notícia para o turismo europeu é o facto de, até agora, a incerteza económica que se vive ainda não ter atingido a procura, embora a tendência seja de abrandamento do crescimento.
No que diz respeito aos resultados alcançados na hotelaria, a CET explica que, nas regiões Central e Oriental, a maior parte dos destinos conseguiu boas performances. No entanto, “um número significativo de destinos do Sul do continente registaram quedas na ocupação durante a primeira parte do ano”. Foi o caso de Portugal, por exemplo, onde a ocupação desceu 0,9%. Ainda assim, um resultado mais positivo do que em países como a Grécia (-5,2%), Itália (-3,3%) e Espanha (-2,3%), por exemplo.
As dormidas efectuadas por turistas internacionais também aumentaram em quase todos os países analisados pela CET, à excepção da Suíça, que registou uma queda de 7,4%. Em Portugal, o crescimento foi de 2,6%.