Vinhos do Alentejo promove enoturismo na região
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana está a promover experiências enólogas com actividades culturalmente ligadas ao Alentejo.
Tiago da Cunha Esteves
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) está a promover experiências enólogas com actividades culturalmente ligadas ao Alentejo. Através de visitas e provas, o objectivo é “dar a conhecer herdades e adegas espalhadas pelo Alentejo, promovendo e potenciando o consumo de vinho alentejano e mostrando o que de melhor a região tem para oferecer”.
Os programas associam provas de vinhos, visitas a herdades e adegas com actividades como o birdwatching, a observação de estrelas, a fotografia e a gastronomia, “fazendo com que, ao visitar o Alentejo, o turista tenha uma experiência completa e única”.
Para a presidente da CVRA, Dora Simões, com estas actividades pretende-se “aumentar o enoturismo no Alentejo, através da integração de valores únicos da nossa região”.
A CVRA destaca que “o Alentejo representa 16,47% da produção total de vinho em Portugal, havendo oito sub-regiões aprovadas para produção de vinho DOC, designadamente Borba, Évora, Granja-Amareleja, Moura, Portalegre, Redondo, Reguengos e Vidigueira”.
Por outro lado, “os vinhos do Alentejo são ainda os que mais exportam, tendo em 2011 aumentado em 34,5% a exportações para fora da União Europeia”.