Vinhos do Alentejo promove enoturismo na região
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana está a promover experiências enólogas com actividades culturalmente ligadas ao Alentejo.

Tiago da Cunha Esteves
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) está a promover experiências enólogas com actividades culturalmente ligadas ao Alentejo. Através de visitas e provas, o objectivo é “dar a conhecer herdades e adegas espalhadas pelo Alentejo, promovendo e potenciando o consumo de vinho alentejano e mostrando o que de melhor a região tem para oferecer”.
Os programas associam provas de vinhos, visitas a herdades e adegas com actividades como o birdwatching, a observação de estrelas, a fotografia e a gastronomia, “fazendo com que, ao visitar o Alentejo, o turista tenha uma experiência completa e única”.
Para a presidente da CVRA, Dora Simões, com estas actividades pretende-se “aumentar o enoturismo no Alentejo, através da integração de valores únicos da nossa região”.
A CVRA destaca que “o Alentejo representa 16,47% da produção total de vinho em Portugal, havendo oito sub-regiões aprovadas para produção de vinho DOC, designadamente Borba, Évora, Granja-Amareleja, Moura, Portalegre, Redondo, Reguengos e Vidigueira”.
Por outro lado, “os vinhos do Alentejo são ainda os que mais exportam, tendo em 2011 aumentado em 34,5% a exportações para fora da União Europeia”.