Estrangeiros colocam Lisboa no ‘top ten’ dos destinos a conhecer
Inquérito de Satisfação e Imagem do Observatório do Turismo de Lisboa revela que 91% parte com a intenção de regressar à capital portuguesa.
Tiago da Cunha Esteves
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Setenta e oito por cento dos turistas estrangeiros coloca Lisboa no ‘top ten’ dos destinos a conhecer, de acordo com dados publicados no Inquérito de Satisfação e Imagem, do Observatório do Turismo de Lisboa. Por outro lado, 91% parte com a intenção de regressar à capital portuguesa, sendo que o grau de satisfação global com a visita é de 88%.
Um clima ameno ao longo de todo ano, a hospitalidada, uma boa relação qualidade/preço e a segurança são os aspectos que mais agradam aos turistas estrangeiros que visitam Lisboa.
A cidade é caracterizada como sendo um destino com história (96%), que deve ser apreciado ao ar livre (95%), com uma oferta variada (92%), passível de causar sensações (92%) e reconhecido pela sua capitalidade (90%).
Para mais de 80% dos inquiridos, trata-se “um destino humano, multicultural e tolerante, único na sua cultura e romântico”, destaca o Turismo de Lisboa. Mais de 70% afirma que a cidade é tranquila, pacífica e agradável, mas também agitada e animada, moderna, bem conservada, criativa e ‘trendy’.
“Quanto ao que distingue o destino dos restantes, as opiniões são unânimes ao destacar a autenticidade da capital portuguesa, a par da sua relação singular com o rio, o mar e a praia”, sublinha o Turismo de Lisboa.
A análise, que incidiu sobre nove mercados – Alemanha, Bélgica/ Holanda, Brasil, Espanha, Escandinávia, EUA, Itália, França, Reino Unido/ Irlanda –, identifica os turistas brasileiros e os norte-americanos como os mais satisfeitos, seguidos dos italianos, alemães, britânicos e irlandeses, que também avaliam a visita com uma nota superior à média geral da amostra. Já o mercado espanhol é aquele que apresenta uma maior experiência prévia com o destino Lisboa.
O Inquérito foi feito em Abril, Junho, Agosto e Outubro do ano passado, num total de 2.838 entrevistas a turistas estrangeiros provenientes de nove mercados, de visita à região de Lisboa.