Estrangeiros colocam Lisboa no ‘top ten’ dos destinos a conhecer
Inquérito de Satisfação e Imagem do Observatório do Turismo de Lisboa revela que 91% parte com a intenção de regressar à capital portuguesa.

Tiago da Cunha Esteves
Agência de Viagens El Corte Inglés já está em Guimarães
Lusanova promove formação sobre o Brasil em parceria com a TAP
Incerteza global não impacta viagens na Europa e Portugal continua a ser um dos destinos preferidos
Turismo sustentável e economia circular em análise na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Celebrity Cruises apresenta novo restaurante e opções de entretenimento do Celebrity Xcel
KIPT CoLab lança Barómetro Estatístico para o setor do Turismo a 26 de maio
LovelyStay celebra 10 anos de operação com bons resultados e acelera expansão internacional
CPLP apoia candidatura do Campo do Tarrafal a Património da Humanidade
Maior Legoland do mundo abre em Xangai em julho
Turismo no Porto confirma crescimento em 2024
Setenta e oito por cento dos turistas estrangeiros coloca Lisboa no ‘top ten’ dos destinos a conhecer, de acordo com dados publicados no Inquérito de Satisfação e Imagem, do Observatório do Turismo de Lisboa. Por outro lado, 91% parte com a intenção de regressar à capital portuguesa, sendo que o grau de satisfação global com a visita é de 88%.
Um clima ameno ao longo de todo ano, a hospitalidada, uma boa relação qualidade/preço e a segurança são os aspectos que mais agradam aos turistas estrangeiros que visitam Lisboa.
A cidade é caracterizada como sendo um destino com história (96%), que deve ser apreciado ao ar livre (95%), com uma oferta variada (92%), passível de causar sensações (92%) e reconhecido pela sua capitalidade (90%).
Para mais de 80% dos inquiridos, trata-se “um destino humano, multicultural e tolerante, único na sua cultura e romântico”, destaca o Turismo de Lisboa. Mais de 70% afirma que a cidade é tranquila, pacífica e agradável, mas também agitada e animada, moderna, bem conservada, criativa e ‘trendy’.
“Quanto ao que distingue o destino dos restantes, as opiniões são unânimes ao destacar a autenticidade da capital portuguesa, a par da sua relação singular com o rio, o mar e a praia”, sublinha o Turismo de Lisboa.
A análise, que incidiu sobre nove mercados – Alemanha, Bélgica/ Holanda, Brasil, Espanha, Escandinávia, EUA, Itália, França, Reino Unido/ Irlanda –, identifica os turistas brasileiros e os norte-americanos como os mais satisfeitos, seguidos dos italianos, alemães, britânicos e irlandeses, que também avaliam a visita com uma nota superior à média geral da amostra. Já o mercado espanhol é aquele que apresenta uma maior experiência prévia com o destino Lisboa.
O Inquérito foi feito em Abril, Junho, Agosto e Outubro do ano passado, num total de 2.838 entrevistas a turistas estrangeiros provenientes de nove mercados, de visita à região de Lisboa.