Guimarães 2012 reinterpreta-se através da dança
O projecto “City Maquette” vai envolver 80 vimaranenses com experiências em diferentes géneros de dança que vão interpretar a cidade.

Tiago da Cunha Esteves
Estado de São Paulo vai ganhar novo aeroporto internacional
Páscoa deverá acelerar recrutamento na hotelaria de acordo com a Eurofirms
KLM celebra 85 anos em Portugal com oferta a crescer 23% este verão
CEAV Protour 2025 no Porto acentua relacionamento com a APAVT
Euroairlines assina acordo de interline com Azores Airlines
28ª edição da Intur de 13 a 16 de novembro em Valladolid
Majestic Princess apresenta-se com novos e renovados espaços
Wine Workshop Experience tem 1ª edição dia 16 de abril no Palácio Chiado
Governo de Cabo Verde de olhos postos no desenvolvimento turístico de Santo Antão
Algarve dá a conhecer as linhas de financiamento e Programa Empresas Turismo 360º
A cidade de Guimarães, Capital Europeia da Cultura, vai ser reinterpretada através da dança por 80 vimaranenses no âmbito do projecto “City Maquette”. A iniciativa vai decorrer nos próximos dias 16 e 17 de Maio, no Centro Cultural Vila Flor.
Criado há cinco anos pela coreógrafa francesa Mathilde Monnier, o “City Maquette” já foi apresentado em vários palcos europeus, moldando-se a sua narrativa à dinâmica local.
“Em Guimarães, os protagonistas, com idades compreendidas entre os oito e os 78 anos, são os representantes de diferentes organismos locais, como a Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, o Grupo Folclórico de S. Torcato, a Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, a Associação Juvenil de Karaté Portugal e a escola Asas de Palco”, pode ler-se, numa nota divulgada.
Os vimaranenses que vão participar neste projecto têm experiência em diferentes géneros de dança, desde o hip-hop até à dança contemporânea. Já os retratos criados pela coreógrafa apresentam dois pontos de vista: “o primeiro reflecte o imaginário infantil, enquanto que o segundo é preenchido com as interpretações de grupos da comunidade, que reflectem diferentes níveis e valores da sociedade”.