Centenário do Turismo recria expedição à Serra da Estrela
A iniciativa remonta a 1881, quando a Sociedade de Geografia de Lisboa partiu numa expedição histórica até à região, a mesma que viria a impulsionar as expedições em território português europeu e a África.

Tiago da Cunha Esteves
SET destaca a importância de “distribuir os eventos por todo o território”
“Este é um setor de soluções e não de problemas”, assume presidente da APECATE
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”
A Comissão Nacional do Centenário do Turismo em Portugal vai organizar entre 28 de Abril e 1 de Maio a recriação da expedição científica à Serra da Estrela.
Para uma parte dos novos expedicionários, o percurso até à Serra da Estrela vai fazer-se de comboio desde Lisboa, tal como em 1881, “havendo uma surpresa na paragem em Abrantes”. Ao longo desses dias, a organização quer percorrer, a pé, os antigos trilhos explorados pelos expedicionários e experimentar um almoço-piquenique expedicionário, segundo a ementa da época, entre outras actividades.
No primeiro dia, abrirá em Manteigas a exposição “A Expedição Científica à Serra da Estrela: da Aventura ao Turismo Científico (1881-2012)”, organizada em três momentos: os antecedentes, a expedição e as consequências.
A organização informa que todas as actividades são gratuitas.
“Esta é uma das mais singulares iniciativas das comemorações, agora que estamos perto do fecho do ciclo comemorativo, já que ela revive um acontecimento verdadeiramente extraordinário ocorrido ainda antes da institucionalização do turismo em Portugal, mas determinante para o conhecimento da Serra da Estrela, como território com recursos turísticos”, sustenta o presidente da Comissão Nacional, Jorge Mangorrinha.