Airbus termina A350XWB para testes
Novo modelo do frabricante prestes a entrar em ensaios de voo.

Patricia Afonso
Estado de São Paulo vai ganhar novo aeroporto internacional
Páscoa deverá acelerar recrutamento na hotelaria de acordo com a Eurofirms
KLM celebra 85 anos em Portugal com oferta a crescer 23% este verão
CEAV Protour 2025 no Porto acentua relacionamento com a APAVT
Euroairlines assina acordo de interline com Azores Airlines
28ª edição da Intur de 13 a 16 de novembro em Valladolid
Majestic Princess apresenta-se com novos e renovados espaços
Wine Workshop Experience tem 1ª edição dia 16 de abril no Palácio Chiado
Governo de Cabo Verde de olhos postos no desenvolvimento turístico de Santo Antão
Algarve dá a conhecer as linhas de financiamento e Programa Empresas Turismo 360º
A Airbus anunciou esta quinta-feira que já deu início à montagem final do primeiro avião do modelo A350 XWB, em Toulouse, na nova linha de montagem dedicada a este aparelho.
“A última fase da construção do A350 XWB começa com a ligação da fuselagem central, de 19,7 metros de comprimento, com a fuselagem da parte frontal do aparelho, de 21 metros”, indica a fabricante em comunicado, acrescentando que esta estrutura “será usada para os ensaios estáticos estruturais a que são submetidos os aviões novos, e que fazem parte do seu processo de certificação. A montagem do primeiro A350 XWB, que servirá para a fase de voo (MSN1) só terá início no próximo Verão.”
O avião A350 XWB é a nova família da fabricante Airbus de fuselagem larga e tamanho médio. “Estas aeronaves eficientes combinam os últimos desenvolvimentos em design aerodinâmico com tecnologias avançadas, de modo a aumentar a eficiência de consumo de combustível em 25%, em comparação com os seus concorrentes actuais em longas distâncias. Graças à utilização dos materiais mais avançados – que combinam materiais compósitos (53%), titânio e ligas aperfeiçoadas de alumínio – conseguiu-se aumentar a eficiência no peso da sua estrutura em mais de 70%. A fuselagem inovadora em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) reduz o consumo de combustível e facilita a manutenção. O A350 XWB já beneficia da vasta experiência da Airbus na incorporação de materiais compósitos”, explica o comunicado.
Com três versões de passageiros, o A350 XWB tem autonomia para 8.500 milhas náuticas (15.580 km) e uma configuração típica de três classes: o A350-800 dispõe de 270 lugares, o A350-900 de 314 lugares, e o A350-1000 de 350 lugares.