Autenticidade e gastronomia é o que mais cativa no Alentejo
Segurança, experiência com vinhos e acessibilidades são também dos aspectos mais positivos. No sentido oposto está a falta de eventos e de animação nocturna.

Tiago da Cunha Esteves
28ª edição da Intur de 13 a 16 de novembro em Valladolid
Majestic Princess apresenta-se com novos e renovados espaços
Wine Workshop Experience tem 1ª edição dia 16 de abril no Palácio Chiado
Governo de Cabo Verde de olhos postos no desenvolvimento turístico de Santo Antão
Algarve dá a conhecer as linhas de financiamento e Programa Empresas Turismo 360º
Arcos de Valdevez apresenta plano de posicionamento e desenvolvimento turístico sustentável
“Vinho da Casa” vai apresentar 100 vinhos, 20 produtores, durante 3 dias, em Lisboa
SET destaca a importância de “distribuir os eventos por todo o território”
“Este é um setor de soluções e não de problemas”, assume presidente da APECATE
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
A segurança, a experiência com vinhos, a autenticidade, a experiência gastronómica, as acessibilidades, a hospitalidade e tranquilidade são os aspectos os visitantes e turistas do Alentejo mais apreciam. No sentido oposto, a falta de eventos atractivos e de animação nocturna são as questões que mais deixam a desejar. Estas conclusões foram apresentadas pela Turismo do Alentejo no relatório do Estudo do Perfil do Visitante e Turista do Alentejo, com base em dois inquéritos feitos durante o Inverno e o Verão.
Descanso (17,1%), visitas culturais (16,9%), experiências gastronómicas (13%), visitas ao património natural (9,6%), passeios pedestres (8,7%) e frequência das praias (7,3%) são as actividades mais procuradas pelos visitantes.
97% dos inquiridos ficou satisfeito com o destino, depois de visitá-lo, sendo que 55,5% disse ter ficado muito ou extremamente satisfeito. 89,1% disse que pretende voltar, enquanto 78,8% pretende recomendar o destino a familiares ou amigos.
A maioria dos visitantes do Alentejo é do sexo masculino (53,2%) e tem entre 35 e 44 anos (28,4%), uma faixa etária que predomina no Inverno, sendo que no Verão há um reforço de uma componente mais jovem. A Turismo do Alentejo registou ainda uma “elevada preponderância dos visitantes internos, com proveniências dominantes de Lisboa e Setúbal, com mais de 35% dos fluxos. Nos mercados externos, Espanha domina, com 13,8% dos inquiridos.