Tráfego misto na Madeira
Se o Aeroporto da Madeira fechou o mês de Fevereiro com uma variação negativa de 3,7% no número de passageiros; a infra-estrutura de Porto Santo viu o tráfego aumentar 1%.

Patricia Afonso
Estado de São Paulo vai ganhar novo aeroporto internacional
Páscoa deverá acelerar recrutamento na hotelaria de acordo com a Eurofirms
KLM celebra 85 anos em Portugal com oferta a crescer 23% este verão
CEAV Protour 2025 no Porto acentua relacionamento com a APAVT
Euroairlines assina acordo de interline com Azores Airlines
28ª edição da Intur de 13 a 16 de novembro em Valladolid
Majestic Princess apresenta-se com novos e renovados espaços
Wine Workshop Experience tem 1ª edição dia 16 de abril no Palácio Chiado
Governo de Cabo Verde de olhos postos no desenvolvimento turístico de Santo Antão
Algarve dá a conhecer as linhas de financiamento e Programa Empresas Turismo 360º
Se, por um lado, o Aeroporto da Madeira, fechou o mês de Fevereiro com uma variação negativa de 3,7% no número de passageiros. Por outro, a infra-estrutura de Porto Santo viu a procura aumentar 1% face ao mesmo período de 2010.
Em comunicado, a ANAM indica que, “no seu conjunto, ambos os aeroportos obtiveram decréscimos menos significativos do que em Janeiro, tanto em número de movimentos de aeronaves (-114) como em passageiros (-5.079).”
A administração destaca que, no Funchal, “a TAP obteve um crescimento de 1,3% em relação ao período homólogo e o mercado francês atingiu um crescimento superior a 30%.”
No que respeita os operadores, ainda no Aeroporto da Madeira, “é de salientar a subida do número de passageiros transportados pela TAP (+1,3%), a TuiFly (+54%) e a Transavia France (+108,8%). Apenas através da soma destes três exemplos a Madeira recebeu, em Fevereiro, mais de 4.000 passageiros em relação ao mesmo período de 2011.”
Nos mercados, de salientar os crescimentos da Alemanha (+4%), da Dinamarca (+12.7%), da França (+30.2%), da Noruega (+119.5%), da Suécia (+17.3%), da Venezuela (+13.5%), de Espanha (+10.1%), da Bélgica (+23.7%), da Suiça (+14.1%) e da Áustria (+67.2%).
A ANAM explica ainda que a queda de 21,5% do mercado britânico é um resultado “é extremamente influenciado pelo cancelamento das operações da companhia aérea Easyjet a partir do aeroporto de Stansted (aeroporto a partir do qual a companhia deixou mesmo de operar). No presente mês, e no que concerne ao mercado nacional verificou-se um comportamento negativo de 1,3%, o que significa alguma recuperação em relação ao mês anterior (-8,3%).”