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Spanair voa Barcelona/Berlim e Hamburgo em 2011

A Spanair vai começar a voar a partir de Barcelona para Hamburgo e Berlim, na Alemanha, em 2011, aumentando, desta forma, a sua presença no mercado alemão. A rota Barcelona-Hamburgo […]

Patricia Afonso
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Spanair voa Barcelona/Berlim e Hamburgo em 2011

A Spanair vai começar a voar a partir de Barcelona para Hamburgo e Berlim, na Alemanha, em 2011, aumentando, desta forma, a sua presença no mercado alemão. A rota Barcelona-Hamburgo […]

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A Spanair vai começar a voar a partir de Barcelona para Hamburgo e Berlim, na Alemanha, em 2011, aumentando, desta forma, a sua presença no mercado alemão.

A rota Barcelona-Hamburgo é inaugurada dia 04 de Abril de 2011 e terá, inicialmente, três frequências semanais : segundas, quartas e sextas. Já a ligação a Berlim começa a 05 de Abril, quatro vezes por semana: terças, quintas, sábados e domingos.

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Com estas duas novas cidades, a Spanair, representada em Portugal pela Select Aviation, passa a servir quatro destinos naquele país. As ligações a partir de Lisboa e do Porto estão garantidas através de uma parceira de code-share.

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Dino Parque Lourinhã ganha novos “habitantes”

Dois dos maiores dinossauros que alguma vez pisaram a Terra – Giganotosaurus e Gigantoraptor – acabam de chegar ao Dino Parque Lourinhã, prometendo impressionar e despertar a curiosidade de visitantes de todas as idades.

Estes modelos, em tamanho real estão agora integrados no trilho do Cretácico do parque. Com dimensões comparáveis às do famoso Tyrannosaurus rex, o Giganotosaurus é o maior dinossauro carnívoro descoberto na América do Sul. A cabeça deste imponente exemplar do período Cretácico, com um comprimento equiparável à altura de um homem adulto, exibe uma impressionante dentição serrilhada, própria de um predador letal, sendo mesmo um dos maiores predadores terrestes que já existiram.

Já o Gigantoraptor, proveniente da Mongólia, combina uma aparência curiosa com um tamanho surpreendente: oito metros de comprimento e um bico afiado e poderoso, capaz de se defender ferozmente, sobretudo na proteção dos seus ovos, ao ponto de arrancar um membro a visitantes não desejados com apenas uma investida.

A chegada destas duas novas espécies, que se juntam às mais de duas centenas de habitantes permanentes do Dino Parque Lourinhã, proporciona aos visitantes a possibilidade de conhecer, de perto, com um nível de detalhe e precisão científica, dois dos maiores dinossauros que habitaram o planeta.

Ao longo de cinco trilhos ao ar livre, é possível observar mais de 200 modelos à escala real, distribuídos pelos principais períodos da história dos dinossauros, com uma experiência totalmente imersiva que alia ciência, natureza e entretenimento, num espaço pensado para todas as idades.

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Disneyland Paris está cheia de novidades

A Disneyland Paris, que abriu as suas portas em abril de 1992 e contabiliza mais de 375 milhões de visitas desde a sua inauguração, está cheia de novidades, apostando em novos investimentos que passam, nomeadamente pela transformação do que foi durante tanto tempo conhecido como Walt Disney Studios, a Disney Adventure World, novas atrações e grande remodelação de um dos seus sete hotéis, o Disney Sequoia Lodge.

Para assinalar a passagem dos seus 33 anos de existência, o lugar onde os sonhos se tornam realidade revelou imagens inéditas e novos detalhes sobre a sua transformação. O segundo Parque do resort está a passar por uma grande expansão e a adotar uma nova visão criativa. E quando a sua nova área temática, World of Frozen, abrir portas em 2026, o parque — que durante tanto tempo foi conhecido como Walt Disney Studios — passará a chamar-se Disney Adventure World.

As construções estão em pleno andamento para a chegada do Disney Adventure World como segundo parque. O primeiro grande marco acontece já no próximo dia 15 de maio com a abertura do World Premiere, que transportará os visitantes para o coração de uma glamorosa estreia de um filme em Hollywood. A decoração exclusiva, os espaços renovados e a nova narrativa irão mergulhar visitantes de todas as idades num verdadeiro boulevard de Hollywood, reconhecível pelas palmeiras, estilos arquitetónicos variados, as icónicas estrelas no chão e referências aos seus famosos cinemas. No World Premiere, os visitantes poderão desfrutar de uma grande variedade de experiências, como o restaurante Hollywood Gardens, um novo espaço de restauração com deliciosas opções de serviço rápido. Também estarão disponíveis snacks e bebidas para levar no quiosque Searchlight. E para os fãs de compras, a Mickey’s of Hollywood Boutique será uma paragem obrigatória, inspirada nos clássicos grandes armazéns americanos dos anos 1920.

Ao saírem do edifício, os visitantes chegarão ao coração da World Premiere Plaza, uma zona que reúne vários teatros, como o Studio Theater, o Studio D e o Animagique Theater, onde são apresentados diariamente inúmeros espetáculos que celebram as histórias da Disney Animation e da Pixar.

“Como parte do plano de investimento de 2 mil milhões de euros anunciado em 2018, continuamos a reinventar este Parque com uma nova visão criativa. No final deste percurso de expansão – que inclui a abertura de Adventure Way, Adventure Bay e World of Frozen em 2026, e mais tarde uma área temática dedicada a “O Rei Leão” – teremos reinventado mais de 90% da oferta do Parque desde a sua inauguração em 2002, e quase duplicado a sua área, tornando-o numa experiência imperdível”, declarou Natacha Rafalski, presidente da Disneyland Paris.

Foram também revelados novos detalhes sobre a futura área temática dedicada ao filme O Rei Leão, dos Walt Disney Animation Studios, e será ainda adicionada ao Adventure Way uma nova atração familiar inspirada no filme Up – Altamente, dos Pixar Animation Studios, elevando a experiência dos visitantes a um novo patamar.

E as novidades não ficam por aqui. O resort anunciou também uma grande remodelação de um dos seus sete hotéis, o Disney Sequoia Lodge, inspirado pela admiração de Walt Disney pela natureza –, além de revelar a data de abertura de reservas dos novos bungalows do Disney Davy Crockett Ranch, que estarão disponíveis após o verão de 2025. Por fim, no Disney Village, estão prestes a abrir as portas uma LEGO Store totalmente reinventada e uma nova loja inteiramente dedicada à decoração Disney para o lar.

Atualmente, complexo Disneyland Paris, que celebrou o seu 33º aniversário, inclui dois grandes parques temáticos, sete Hotéis Disney temáticos, o complexo de lazer Disney Village e um dos principais locais para a realização de eventos corporativos na Europa. Emprega 18 mil colaboradores, que desempenham mais de 500 funções diferentes e representam 124 nacionalidades.

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Receitas turísticas crescem 3,7% em fevereiro e já somam mais de 3MM€ em 2025

As receitas turísticas voltaram a crescer em fevereiro, somando 1481,90 milhões de euros, aumento de 3,7% face a fevereiro de 2024 que contribuiu para que, no acumulado de 2025, este indicador ultrapasse já os três mil milhões de euros, na primeira vez em que este resultado é alcançado nos dois primeiros meses do ano, segundo dados do Banco de Portugal (BdP).

As receitas provenientes da atividade turística voltaram a crescer em fevereiro, somando 1481,90 milhões de euros, valor que corresponde a um aumento de 3,7% ou 52,62 milhões de euros face ao resultado de fevereiro de 2024, segundo dados do Banco de Portugal (BdP).

Os números divulgados pelo BdP esta quarta-feira, 16 de abril, mostram que as receitas turísticas de fevereiro, que se encontram pelos gastos dos turistas estrangeiros em Portugal, ficaram 3,9% abaixo do valor registado em janeiro, que tinha sido de 1542,15 milhões de euros, ainda que apresentem um crescimento de 3,7% comparativamente a mês homólogo do ano passado.

Tal como as receitas turísticas, também as importações do turismo, que resultam dos gastos dos turistas portugueses no estrangeiro, cresceram em fevereiro, somando 331,24 milhões de euros, o que representa um crescimento de 1,7% face aos 325,72 milhões de euros apurados no mesmo mês do ano passado.

E também neste indicador o crescimento de fevereiro foi menor em comparação com o registado no primeiro mês do ano, verificando-se uma queda de 3,5% face aos 343,20 milhões de euros apurados nas importações turísticas de janeiro.

Já o saldo da rubrica Viagens e Turismo chegou aos 1150,65 milhões de euros em fevereiro, 4,3% acima dos 1103,56 milhões de euros contabilizados no mesmo mês de 2024, ainda que também este indicador reflita uma descida de 4% face aos 1198,95 milhões de euros apurados em janeiro deste ano.

Acumulado desde janeiro cresce 6,2% e já ultrapassa os 3MM€

Os números dos dois primeiros meses de 2025 indicam que as receitas turísticas estão a crescer e já ultrapassam os três mil milhões de euros, naquela que é a primeira vez na história em que este valor é alcançado nos dois primeiros meses do ano.

Os dados do BdP mostram que o valor das receitas turísticas dos dois primeiros meses do ano chega aos 3024,05 milhões de euros, já que os 1481,90 milhões de euros de fevereiro se somam aos 1542,15 milhões de euros de janeiro, o que resulta num crescimento de 6,2% face aos 2848,06 milhões de euros registados nos dois primeiros meses de 2024..

Tal como as receitas turísticas, também nas importações do turismo há um crescimento no acumulado dos dois primeiros meses de 2025, já que este indicador somou 656,96 milhões de euros em janeiro e fevereiro, o que traduz um ligeiro aumento de 0,6% face aos 653,09 milhões de euros apurados nos dois primeiros meses do ano passado.

A mesma tendência apresenta o saldo acumulado das Viagens e Turismo, que chega aos 2349,6 milhões de euros, o que representa um aumento de 7% comparativamente aos 2194,97 milhões de euros de janeiro e fevereiro de 2024.

O BdP destaca o crescimento do saldo da rubrica Viagens e Turismo como fundamental para o excedente da balança de serviços nos dois primeiros meses de 2025, que chegou aos 504 milhões de euros e foi “justificado maioritariamente pela evolução do saldo dos serviços técnicos, relacionados com o comércio e outros serviços fornecidos por empresas (+176 milhões de euros), e das viagens e turismo (+155 milhões de euros)”.

 

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TAP adota pagamentos flexíveis da Klarna

Com esta parceria, a TAP Air Portugal torna-se a primeira companhia aérea da Europa Ocidental a lançar os produtos BNPL da rede Klarna.

A TAP Air Portugal e a rede de pagamentos e comércio Klarna, baseada numa plataforma de Inteligência Artificial, estabeleceram uma parceria que vai permitir aos passageiros em Portugal reservar voos com mais flexibilidade.

A partir de agora, os clientes que comprem bilhetes em www.flytap.com podem optar pelo pagamento da viagem através da rede Klarna, escolhendo logo se preferem pagar em três vezes – dividindo o custo da sua reserva em três prestações iguais e sem juros – ou se preferem um pagamento único.

Alexandre Fernandes, diretor da Klarna para Portugal e Espanha, refere que este é “a uma forma mais inteligente de reservar a próxima viagem com a TAP”. O responsável da Klarna adianta ainda, em comunicado, que “como companhia aérea líder em Portugal, a TAP liga os viajantes ao mundo e a Klarna está aqui para os ligar a uma melhor forma de pagar, podendo agora escolher Klarna no checkout para pagamentos flexíveis e sem juros”.

Do lado da TAP, Renato Inácio, diretor Sénior de Corporate Finance da companhia aérea, considera que, “mais uma vez, a TAP está a liderar o caminho da inovação, oferecendo aos clientes soluções de pagamento de viagens de ponta, fiáveis e sem falhas. Esta parceria com a Klarna aumenta a nossa flexibilidade de pagamento, permitindo que os clientes escolham a opção que melhor se adapta às suas necessidades”.

Renato Inácio destaca ainda o facto de a TAP estar “entre as primeiras companhias aéreas europeias a integrar os serviços da Klarna, reafirmando a posição da TAP como pioneira na transformação digital no sector aéreo e o nosso compromisso contínuo em proporcionar uma experiência de viagem mais acessível e centrada no cliente”.

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Guia de Turismo Industrial do Alentejo e Ribatejo reúne 29 recursos turísticos e experiências

O Guia de Turismo Industrial do Alentejo e Ribatejo, que acaba de ser lançado dá a oportunidade de descobrir o saber-fazer da região, reunindo 29 recursos e múltiplas experiências.

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo apresentou, no Lagar Casa Relvas, na Vidigueira, o novo Guia de Turismo Industrial do Alentejo e Ribatejo, instrumento que reúne 29 recursos turísticos ligados à indústria viva e ao património industrial da região. A sessão contou com a presença de diversos parceiros e assinalou ainda a assinatura da Declaração de Colaboração para a Dinamização do Turismo Industrial em Portugal por seis entidades.

Este novo guia dá a conhecer empresas que abrem as portas aos visitantes para mostrar como e o que produzem, bem como museus e centros interpretativos que preservam a memória do passado industrial, e disponibiliza informação detalhada sobre 19 recursos de indústria viva e 10 de património industrial, integrando recursos dos setores agroalimentar, indústria extrativa, moda e têxtil, entre outros.

Cada recurso é apresentado com dados completos: endereço, contactos, georreferenciação, site e redes sociais, texto de apresentação, condições de visita, acessibilidades e programas especiais. As versões digitais (PDF e EPUB) oferecem uma experiência interativa, com acesso direto a sites, contactos telefónicos, redes sociais e email, bem como funcionalidades de leitura personalizada, marcação de favoritos, anotações e leitura em voz alta – tornando o guia acessível a diferentes públicos e dispositivos, como e-readers, smartphones e tablets.

O Guia de Turismo Industrial do Alentejo e Ribatejo está disponível em português e inglês, estando prevista a sua edição em papel e a tradução para castelhano.

Para José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, este é um guia “fundamental para diversificar e enriquecer a nossa oferta turística, concedendo mais argumentos aos operadores para a construção de novos itinerários e novos fatores de atração aos turistas, destacando que “no passado tínhamos feito algum trabalho de organização da oferta, mas faltava-nos dar o salto para a estruturação da comercialização e promoção. É o que estamos a fazer agora com este guia”.

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TACO é o novo espaço de enoturismo da Tapada de Coelheiros

O TACO é um novo espaço exclusivo na Tapada de Coelheiros dedicado às provas de vinhos, nozes e experiências gastronómicas, com vista privilegiada para a propriedade localizada no concelho de Arraiolos.

O novo espaço, resulta da recuperação de um antigo retiro de caça – onde habitualmente se fazia uma pausa para um “taco” ou “bucha” (uma refeição ligeira) – tendo sido transformado num local de celebração e contemplação da natureza e do que ela nos oferece. O ’TACO’ é agora, um novo lugar de convívio e degustação.  Uma casa onde a paisagem e os sabores da região se unem num ambiente acolhedor para criar novas memórias e vivências, perante o cenário do mosaico da Tapada de Coelheiros, ideal para eventos privados, provas e almoços especiais.

As lareiras no interior e exterior garantem o conforto em qualquer época do ano, criando um ambiente acolhedor e sofisticado. O espaço exterior, integrado na paisagem, é ideal para relaxar com um copo de vinho.

Para assinalar esta inauguração foi criada uma nova experiência com uma duração aproximada de três horas, que começa com uma visita guiada de jipe pela propriedade, seguida de um almoço tradicional. Os visitantes poderão saborear pratos e produtos típicos do Alentejo, acompanhados pelos vinhos mais exclusivos da Tapada de Coelheiros.

João Raposeira, diretor Agrícola e de Sustentabilidade da Tapada de Coelheiros, refere que “este novo lugar celebra o nosso compromisso em unir tradição e inovação, o nosso terroir e o respeito pela terra.”, para acrescentar que “a nossa ambição é que a casa do ‘TACO’ se torne mais um ponto de atracção deste território para quem procura uma experiência autêntica, profundamente ligada ao Alentejo.”

Já Diogo Costeira, diretor Comercial, acrescenta que “este novo espaço reflete o espírito da Tapada de Coelheiros. Os visitantes podem desfrutar de passeios e piqueniques entre as vinhas, caminhadas relaxantes, almoços na nossa loja e, agora, aproveitar esta nova casa para uma experiência imersiva e memorável. Aqui, temos a oportunidade de oferecer novas provas e visitas personalizadas ao longo do ano, num contexto único da propriedade.”

Os visitantes podem saborear pratos e produtos típicos do Alentejo, acompanhados pelos vinhos mais exclusivos da Tapada de Coelheiros. O preço por pessoa é de 130€ e a casa tem uma capacidade para comodar até 40 pessoas, funcionando para provas e visitas todos os dias da semana de segunda-feira a domingo mediante disponibilidade.

Para além dos vinhos, a Tapada de Coelheiros apresenta também uma variedade de programas de enoturismo, que dão a conhecer a propriedade e as suas práticas de gestão, desde passeios de jipe, a provas clássicas e especiais terroir, aos almoços tradicionais.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

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Festivais de música sobem ao palco como ativo para o turismo em Portugal

A Natureza, o Oceano, o Sol, o Património, a Cultura, os Sabores, o Bem-estar e a Diversidade são os “cabeças de cartaz” da nova campanha “Portugal Music Festivals Headliners” do Turismo de Portugal. Esta nova campanha pretende posicionar Portugal como um destino de eleição para os amantes de música, bem como, nas palavras do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, “distribuir os fluxos turísticos por todo o território”.  

Victor Jorge

Portugal sobe ao palco com o lançamento da campanha internacional “Portugal Music Festivals Headliners” numa iniciativa que pretende o país como um destino de eleição para os amantes de música.

Na apresentação da nova campanha, Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal (TdP), esta nova campanha “traz uma nova capacidade para mobilizar e distribuir os fluxos turísticos por todo o país, por todo o território”, salientando também que tem o propósito de “dinamizar as economias locais”. Além disso, salientou Carlos Abade, esta nova campanha “vem reforçar o programa Portugal Events, destinado a estimular a realização de eventos em todo o território, tornando o destino mais competitivo internacionalmente”.

Com um conceito visual e narrativo inspirado na linguagem dos festivais, a campanha destaca os “cabeças de cartaz” que Portugal possui, como sejam, a Natureza, o Oceano, o Sol, o Património, a Cultura, os Sabores, o Bem-estar e a Diversidade.

Lídia Monteiro, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, reforçou estes “cabeças de cartaz” com o facto de “existirem em todo o território nacional” e, por isso, fazer sentido destacá-los. “Quem viaja procura experiências irrepetíveis e os festivais de música proporcionam isso mesmo”, referindo ainda que, em Portugal, “temos festivais únicos”, admitindo, no entanto, que “temos de criar novas histórias e histórias diferentes e os festivais podem criar essas histórias”.

De resto, tanto Carlos Abade como Lídia Monteiro reforçaram a ideia de que os festivais de música contribuem para um “melhor turismo” além de “terem a capacidade de cativar novos e públicos diferentes”, salientando o presidente do TdP que o objetivo é de os turistas “ficarem mais tempo e aumentar a estadia média”, já que é “importante para a economia global, mas também e fundamentalmente para as economias locais”.

Presente no evento de apresentação desta nova campanha, Álvaro Covões, Fundador e diretor-geral da Everything Is New, dinamizadora, entre outros, do NOS Alive, reforçou a “importância a dar aos festivais de música”, dando como exemplo o festival que se realiza em Algés e que atrai entre 80 a 90 nacionalidade diferentes todos os anos.

“A campanha é importante para o país todo”, reforçando Álvaro Covões a relevância dos “conteúdos em tudo o que é cultura”, considerando-os “fundamentais para o destino”.

No final, Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, destacou o facto de “o turismo é uma indústria de pessoas para pessoas, com pessoas. Ora, os festivais de música são isso mesmo, um produto feito de pessoas para pessoas, com pessoas”.

Pedro Machado reconheceu, no entanto, que “os locais mais remotos onde se realizam os festivais também têm a responsabilidade de dar a conhecer e promover o seu território junto de quem já os conhece, mas, principalmente, quem os desconhece”.

Focada no público internacional, a campanha será promovida nos principais mercados estratégicos, que registam simultaneamente maior afinidade e interesse com Portugal e com os Festivais de música, com destaque para o Reino Unido, Espanha, Alemanha e Países Baixos.

Os meios digitais são o veículo de difusão da campanha, estando também previstas ativações em Connected TV e em plataformas de música como o Spotify. Na plataforma Spotify a campanha contará com uma playlist “VisitPortugal”, onde se podem ouvir os sons mais simbólicos dos ativos turísticos naconais. Serão também utilizados testemunhos de músicos e artistas que vivem em Portugal para reforçar e amplificar as histórias sobre o cartaz de experiências turísticas.

Sobre o autorVictor Jorge

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Globalis vai usar a Atriis para transformar a gestão de viagens corporativas

A Atriis, empresa de soluções tecnológicas para o setor de viagens, e a Globalis Viagens e Eventos Corporativos Portugal, TMC (Travel Management Company) especializada na gestão de viagens e eventos corporativos, acabam de firmar uma parceria estratégica com vista a transformar a gestão de viagens corporativas.

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Esta colaboração com a Globalis reforça a missão da Atriis de revolucionar a gestão de viagens corporativas através de uma plataforma que promove mais eficiência, poupança e qualidade de serviço para clientes empresariais em todo o mundo.

Com a integração da Atriis, a Globalis fortalece a sua capacidade de oferecer aos viajantes corporativos uma solução que otimiza o acesso a conteúdos, o controlo de custos e a conformidade com políticas corporativas.

A plataforma da Atriis equipa a Globalis com funcionalidades robustas de gestão de viagens, concebidas para melhorar a eficiência e impulsionar poupanças significativas para os seus clientes empresariais.

Entre os principais benefícios desta adesão contam-se a agregação de conteúdo e integração NDC através do acesso a uma gama mais ampla de tarifas para além das soluções tradicionais baseadas em GDS, garantindo opções de viagem mais competitivas, a autonomia de reserva e controlo de políticas com ferramentas intuitivas de self-booking que mantêm a conformidade com as políticas de viagem das empresas, poupança e negociação com fornecedores, que permite controlo de custos mais eficaz através do contacto direto com fornecedores e oportunidades acrescidas de poupança, bem como a gestão de viagens orientada por dados, com relatórios avançados e análises que apoiam decisões mais inteligentes e maior conformidade com políticas internas.

Há ainda outras vantagens como a colaboração global e acessibilidade multimercado, através de uma solução escalável que facilita a gestão de viagens em vários mercados, possibilitando ganhos de produtividade e eficiência, possibilitando processos de reserva mais rápidos e fluxos de trabalho automatizados para uma experiência de viagem superior.

Kai-Gordon Weiland, CSO da Atriis, destacou que “ao adotar a tecnologia da Atriis, a Globalis vai proporcionar aos seus clientes empresariais uma experiência de reserva mais fluida, maior controlo de políticas e uma capacidade inédita de gerar poupança”.

Por sua vez, Fátima Silva, CEO e diretora-geral da Globalis, sublinhou os benefícios da tecnologia da Atriis realçando que “sempre colocámos a excelência nas viagens corporativas no centro da nossa missão”, por isso, com esta parceria com a Atriis “os nossos clientes passam a contar com uma tecnologia de ponta que promove maior controlo, eficiência de custos e uma gestão de viagens orientada pela inovação”, reforçando que “esta colaboração garante que continuamos na linha da frente dos serviços de viagens empresariais.”

 

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AHP: Hotéis da Madeira, Lisboa e Algarve são os mais procurados para a Páscoa

De acordo com o mais recente inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), a Madeira apresenta-se como o destino mais procurado para o período da Páscoa, com uma taxa de ocupação prevista de 83%, seguida pela Grande Lisboa e o Algarve. Para o fim-de-semana de Páscoa, a ocupação média nacional prevista é de 73%.

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A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) indica que as perspectivas para o fim de semana de Páscoa, de 18 a 21 de abril, apontam para uma ocupação média prevista de 73%, após recolher dados junto de 307 empreendimentos turísticos associados.

Até 13 de abril, data em que a associação encerrou a recolha de dados, as reservas “on the books” apontavam para uma taxa de ocupação nacional de 64% no fim de semana de Páscoa, com o preço médio por quarto (ARR, na sua sigla em inglês) a situar-se nos 161 euros.

Já para o período das férias escolares, que decorrem de 7 a 21 de abril, a taxa de ocupação nacional prevista é de 73%, sendo que o preço médio poderá fixar-se nos 152 euros, de acordo com as reservas pendentes.

Madeira lidera preferências para a Páscoa

Segundo os dados recolhidos pela AHP, a Madeira afirma-se como o destino mais procurado para esta época, com uma taxa de ocupação prevista de 83% e um ARR “on the books” de 152 euros.

Segue-se a Grande Lisboa, para onde está prevista uma ocupação de 78% e o preço médio mais elevado do país, de 210 euros. O Algarve revela uma previsão de ocupação na ordem dos 72%, com um ARR de 138 euros.

A AHP indica ainda em nota de imprensa que regiões como o Norte (71%) e Açores (70%) “apresentam igualmente boas perspetivas de ocupação, embora com valores médios mais moderados”.

Já regiões como o Centro (56%) e o Alentejo (61%), “apesar de registarem crescimentos em reservas, apresentam níveis de ocupação abaixo da média nacional” – com o Alentejo a “compensar com valores mais elevados no ARR previsto”.

Nacionais lideram nos principais mercados

Tanto no período de férias escolares como no fim-de-semana de Páscoa, os nacionais encabeçam o TOP 3 dos principais mercados emissores para os hotéis em Portugal.

Para a época das férias escolares, o mercado nacional é apontado por 77% dos hoteleiros inquiridos como um dos seus principais três mercados. Segue-se o Reino Unido (indicado por 51% dos inquiridos) e os Estados Unidos (44% dos inquiridos).

Em algumas regiões, destaque para os Estados Unidos – apontado por 69% dos inquiridos em Lisboa – e para o Reino Unido – apontado por 98% dos inquiridos do Algarve e 91% da Madeira.

No fim de semana de Páscoa, Portugal mantém a percentagem de respondentes, seguida por Espanha, um mercado mencionado por 47% dos inquiridos como o seu TOP 3 de mercados para esta época, uma percentagem semelhante à do Reino Unido.

Os Estados Unidos e a Alemanha “mantêm-se como mercados internacionais relevantes”, com presença significativa em várias regiões do país, de acordo com a associação.

Booking mantém-se como principal canal de reserva

De acordo com os dados apurados pela AHP, a Booking mantém a posição de liderança nos principais canais de reserva, representando 95% das reservas para a época.

À plataforma seguem-se os websites próprios dos hotéis (90%) e a Expedia (38%). Nos destinos onde os Estados Unidos têm “particular relevo”, especialmente em Lisboa, a AHP refere que a Expedia faz parte dos três principais canais de reserva para 51% dos inquiridos.

“A Páscoa é, tradicionalmente, uma época importante para a hotelaria nacional e os dados que recolhemos reforçam, mais uma vez, essa tendência. Registamos um crescimento sustentado nas reservas, um aumento moderado nos preços e uma variação no peso relativo dos mercados emissores, com destaque para o crescimento do peso do Reino Unido e dos Estados Unidos, e uma menor quota comparada de França”, afirma Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP.

A profissional aponta ainda para “o peso crescente das reservas de última hora, que têm vindo a ganhar expressão nos últimos anos”. Por essa razão, afirma ser “expectável” que, em algumas regiões e hotéis, a taxa de ocupação “venha a aproximar-se dos 100% à medida que nos aproximamos do fim de semana pascal”.

O inquérito da AHP decorreu de 2 a 13 de abril junto dos empreendimentos associados da AHP. A amostra do estudo incluiu 307 empreendimentos, dos quais 14% no Norte; 10% no Centro; 7% no Oeste e Vale do Tejo; 28% na Grande Lisboa; 3% na Península de Setúbal; 6% no Alentejo; 15% no Algarve; 5% nos Açores e 12% na Madeira.

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Eduardo Jesus junta Ambiente e Cultura ao Turismo no XVI Governo Regional da Madeira

Depois das eleições de 23 de março para a Região Autónoma da Madeira, Eduardo Jesus mantém-se à frente da Secretaria Regional do Turismo, juntando-lhe o Ambiente e a Cultura no XVI Governo Regional da Madeira.

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O setor do Turismo na Região Autónoma da Madeira continuará sob a liderança de Eduardo Jesus, que foi reconduzido no cargo de secretário Regional de Turismo, Ambiente e Cultura no XVI Governo Regional, confirmando esta nomeação a continuidade de uma estratégia integrada e sustentada que tem marcado os últimos anos de governação, consolidando a Madeira como um destino de excelência a nível nacional e internacional.

“A renovação da confiança política em Eduardo Jesus, agora à frente de uma secretaria que reúne as áreas do Turismo, Ambiente e Cultura, sinaliza a aposta do Executivo madeirense numa visão mais ampla para o desenvolvimento do setor. Esta junção reforça a sinergia entre a valorização ambiental, a riqueza cultural e o crescimento do turismo, pilares essenciais de uma oferta diferenciadora e autêntica”, pode ler-se numa nota de imprensa enviada às redações.

Com uma carreira consolidada na área do turismo e um profundo conhecimento das dinâmicas regionais, Eduardo Jesus é licenciado em Organização e Gestão de Empresas e possui uma vasta experiência no setor público e privado. Antes de assumir funções governativas, foi presidente da Delegação da Madeira da Ordem dos Economistas, membro do Conselho Económico e Social da Região e dirigente em várias instituições ligadas ao desenvolvimento económico e turístico do arquipélago. Assumiu pela primeira vez a pasta do Turismo em 2015, tendo desde então liderado a sua transformação e crescimento sustentável, mesmo perante os desafios impostos pela pandemia.

Eduardo Jesus sublinha que esta continuidade permite “dar seguimento a um trabalho que tem vindo a posicionar a Madeira como destino de referência, não apenas pelo seu produto turístico, mas pelo equilíbrio entre o que oferece e a forma como preserva os seus valores ambientais e culturais”.

“Assumir novamente a tutela do Turismo, agora integrada com o Ambiente e a Cultura, representa uma oportunidade extraordinária para reforçar uma abordagem transversal e coesa. Esta união permite não só enriquecer a experiência de quem nos visita, como também garantir que o desenvolvimento do turismo contribui efetivamente para a preservação dos nossos recursos naturais e património identitário. É esta visão de crescimento sustentado que queremos continuar a promover, com a Madeira no centro das boas práticas internacionais”, afirma o secretário Regional.

De referir que, em 2023, Eduardo Jesus recebeu o Prémio Personalidade do Ano nos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL”.

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