Espanha multa companhias low cost
A agência de defesa dos consumidores catalã multou cinco companhias de baixo custo – a Vueling, Clickair, Ryanair, easyJet e Transavia Airlines – por violar os direitos dos clientes, através […]

Patricia Afonso
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
Qatar Airways alarga instalação da Starlink aos aviões A350
Costa Deliziosa termina cruzeiro de Volta ao Mundo 2025 e regressa ao Mediterrâneo
Andersen Consulting diz que os gastos dos espanhóis com turismo devem chegar aos 55MM€
Táxis voadores autorizados na China
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
A agência de defesa dos consumidores catalã multou cinco companhias de baixo custo – a Vueling, Clickair, Ryanair, easyJet e Transavia Airlines – por violar os direitos dos clientes, através da cobrança de taxas por bagagem ou pagamento com cartão de crédito.
O total das coimas ascende aos 149.700 euros, sendo que as companhias têm ainda de devolver aos clientes o dinheiro cobrado indevidamente, no valor global de 4.483 euros, noticia o Hosteltur.
A Vueling e a Clickair foram acusadas de ter cláusulas abusivas nos seus contratos de serviço, tendo sido multadas em 40 mil e 56.400 euros, respectivamente. A Vueling terá de devolver 1.723,50 euros aos seus clientes, enquanto a Clickair tem de reembolsar 2.093 euros.
A easyJet terá de pagar uma multa de 17.800 euros por ter cobrado o pagamento com cartão de crédito ou débito, taxa superior ao preço máximo estabelecido para cada bagagem despachada e pela activação do seguro de viagem sem autorização. A low cost britânica tem de devolver aos passageiros prejudicados 23,99 euros.
Por sua vez, a Ryanair foi sancionada em 31.500 euros pela cobrança de uma taxa pelo pagamento com cartão de crédito e pela venda a preços superiores aos estabelecidos e anunciados. A companhia irlandesa vai ter de devolver aos clientes 643 euros.
Por último, a Transavia Airlines vai ter de pagar uma multa de quatro mil euros pela activação do seguro de viagem dos passageiros sem a permissão destes.