Portos nacionais zarpam a caminho de Hamburgo
É um dos poucos segmentos de mercado em expansão, apesar de todos os sustos provocados pela gripe A, mas o facto é que o mundo acordou para a realidade dos […]
João Luz
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É um dos poucos segmentos de mercado em expansão, apesar de todos os sustos provocados pela gripe A, mas o facto é que o mundo acordou para a realidade dos grandes resorts flutuantes. Portugal não é excepção. Nos últimos tempos as infraestruturas portuárias nacionais apetrecharam-se de forma a fazer valer as possibilidades costeiras do país. Assim sendo, o Publituris foi aferir quais as expectativas dos Portos de Lisboa, Portimão, Leixões e São Miguel para o o evento a realizar em solo germânico na próxima semana. Este ano, o Seatrade Europe deverá acolher “250 participantes oriundos de mais de cinquenta países, e 3000 delegados para os congressos”, revela fonte da organização do Seatrade.
Leixões viu partir no passado dia 2, pela primeira vez, o primeiro cruzeiro com princípio e fim no seu porto.
Passadas menos de duas semanas estará a promover-se entre os players do sector, pela segunda vez. Segundo fonte do Porto de Leixões, esta é uma oportunidade de ouro para “diversificar contactos com as diversas companhias e operadores de cruzeiros que participam no Seatrade”. O momento não podia ser mais crucial para o porto nortenho.
Este mês iniciam-se as obras de construção do novo cais do Terminal de Cruzeiros de Leixões, que terá um comprimento de 340 metros. Segundo previsão da administração do porto, a obra deverá estar concluída no início de 2011, o que possibilitará dar as boas-vindas a navios até 300 metros.
Feira de oportunidades
Este ano a incidência do certame será muito abrangente, com conferências e oportunidades de negócio nas áreas dos cruzeiros, ferrys, cruzeiros fluviais e, pela primeira vez, um espaço dedicado a superyacht. As quatro principais modalidades do turismo flutuante, em discussão no Seatrade Europe 2009. Todas elas interessam ao Porto de Portimão, que tem ambições elevadas, empurradas pelo sucesso crescente da sua infraestrutura de cruzeiros.
“Este ano vamos fechar com o dobro das escalas do ano passado, e esperamos de novo um óptimo resultado em 2010, pelo menos é o feedback que recebemos do trade e das participações em feiras”, explica o Comandante Graco Trindade. O responsável do IPTM, uma das entidades com tutela sobre o porto de cruzeiros algarvio, adianta que “as reservas para 2010, em termos de escalas já são equivalentes ao exercício esperado até ao final deste ano”. Em sequência, é esperado que o próximo ano seja o melhor de sempre para o Porto de Portimão. É, aliás, algo paradigmático para retratar o sector das viagens de cruzeiro, que segundo Chris Hayman, managing director do certame, “já mostrou no passado que é um segmento turístico que resiste bastante bem aos períodos de crise económica”.
Graco Trindade explicou ao Publituris, que todas as valências do Seatrade Europe interessam à estrutura portuária algarvia. “Queremos atrair navios de maiores dimensões, assim como aproveitar a promoção em termos de cruzeiros fluviais”, explica o Comandante Graco Trindade.
Mas a grande feira de Hamburgo não é sedutora só para Algarve e Leixões. O Porto de Lisboa pretende “divulgar as condições que oferece para a recepção de tráfego de cruzeiros, tanto a nível das instalações portuárias, como ao nível do que a cidade tem para oferecer ao turista”, adianta fonte da administração do Porto de Lisboa. Para o segundo semestre de 2009 os objectivos do porto da capital passam por “aumentar o segmento turnaround, à semelhança do que aconteceu nos primeiros seis meses do ano”, acrescenta fonte da APL. A expectativa é justificada com a intenção do operador Pullmantur continuar a embarcar e desembarcar turistas em Lisboa, até meados de Novembro.
Um por todos
Também os portos dos Açores vão tentar capitalizar com o evento. Ainda para mais, com o novo plano de promoção das marinas de portos de cruzeiros, que levará até ao Seatrade a carácter exótico do arquipélago. Nesse aspecto, Ricardo Batista do Porto de São Miguel explica que os objectivos passam por “aumentar a notoriedade das infraestruturas portuárias, melhorar a qualidade da informação turística para divulgação interna (navios), e externa (cidade, feiras, site de internet), assim como aumentar a estadia média dos cruzeiros em porto”. Este plano de promoção “foi pensado e elaborado tendo em vista os diversos canais de divulgação, incluindo o Seatrade Europe, pretendendo-se atingir sobretudo os mercados americano, inglês e alemão”, explica Ricardo Batista.
Os açorianos têm na manga trunfos de vulto para se promoverem, mas o principal reflecte-se no lema do plano de promoção “Açores, porto seguro entre três continentes”. Ou seja, pretende-se aproveitar a localização estratégica do arquipélago, na intersecção de rotas entre o Velho Continente, o Brasil e os EUA, e torná-lo “porto” obrigatório para as escalas inter-continentais.
Os portos nacionais estarão reunidos no mesmo stand, apostando numa promoção conjunta. A APL fala na”perspectiva nacional” e na importância estratégica do destino Portugal, e na inclusão dos portos portugueses nas principais rotas de cruzeiros. A tónica do discurso de unidade é comum aos restantes portos portugueses que estarão na Seatrade Europe 2009. Caso para dizer que entre os portos portugueses a união faz a força.