Farol Design poderá ser vendido se ampliação não obtiver “luz verde”
Diniz Rodrigues admite a possibilidade de venda do Farol Design Hotel, se não vir aprovado o projecto de ampliação até ao final do ano. Avenida da Liberdade e Bruxelas […]

Patricia Neves
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
Qatar Airways alarga instalação da Starlink aos aviões A350
Costa Deliziosa termina cruzeiro de Volta ao Mundo 2025 e regressa ao Mediterrâneo
Andersen Consulting diz que os gastos dos espanhóis com turismo devem chegar aos 55MM€
Táxis voadores autorizados na China
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Diniz Rodrigues admite a possibilidade de venda do Farol Design Hotel, se não vir aprovado o projecto de ampliação até ao final do ano. Avenida da Liberdade e Bruxelas são possíveis localizações para novas unidades
O proprietário do Farol Design Hotel, Diniz Rodrigues, está a preparar um novo projecto de ampliação da unidade que espera apresentar à autarquia de Cascais no próximo mês, depois de seis anos de tentativas. O responsável avança que se não conseguir obter uma aprovação até ao final do ano, poderá vender o hotel, revelou durante um almoço com jornalistas.
“Tenho conseguido fazer com que esta unidade seja rentável, mas com esta rentabilidade não justifica ficar aqui mais 20 anos”, defende Diniz Rodrigues.
O novo projecto abrange uma ampliação do Farol Design Hotel de 31 para 53 quartos, a criação de um Spa com talassoterapia, a ser explorado pela própria unidade, e de um bar que irá substituir o actual Coconuts. Estas renovações irão englobar um investimento de sete milhões de euros.
“Se não conseguir levar esta ampliação avante até ao final do ano, vendo o hotel”, afirma Diniz Rodrigues. “É necessário aumentar a capacidade do Farol Design para que possa concorrer com os outros hotéis da região”, acrescenta, referindo ainda que “gostaria de ir mais além das expectativas dos clientes e com o produto que tenho não consigo fazê-lo”.
O responsável afirma que, com a ampliação do Farol Design Hotel, irá efectuar-se um upgrade da unidade para a categoria de “urban resort cinco estrelas”, mantendo a vocação de design hotel.
“Desde 1988 que estamos para cumprir este objectivo de expansão. Apresentámos em 2001 o projecto para ampliação do hotel que foi chumbado pelo pelouro da cultura da autarquia de Cascais e pelo Parque Natural Sintra-Cascais, que argumentaram que o Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POC) ainda não estava terminado (saíu em 2003). Na altura o projecto estava dentro do que estava previsto no Plano Director Municipal (PDM)”, explica ao Publituris Diniz Rodrigues.
Ampliação concluída até 2011
O responsável está a reformular o projecto e irá sujeitá-lo à aprovação no próximo mês. Se conseguir “luz verde” para avançar, Diniz Rodrigues prevê arrancar com a construção em 2009, para depois abrir portas entre 2010 e 2011.
“Temos condições para vir a criar uma escala económica que rentabilize o hotel. Pretendemos com esta expansão combater a sazonalidade, captando mais turistas no Inverno, nomeadamente com a oferta de um espaço de wellness com oferta de actividades”, sustenta.
O projecto de ampliação abrange um terreno com uma área de 10 mil metros quadrados onde se pretende construir 22 novas suites com 45 metros quadrados, decoradas por estilistas internacionais, como Jean-Paul Gautier, um Spa com talassoterapia, onde será utilizada a água do mar e tratamentos com algas. A actual discoteca Coconuts seria demolida para dar origem a um bar com música ao vivo e seria ainda criada uma nova sala de eventos com capacidade para 150 pessoas e uma piscina interior.
Diniz Rodrigues defende que “se há evolução dos consumidores, tem de haver evolução da oferta hoteleira, nomeadamente para a modernidade e lifestyle”.
O Farol Design Hotel dispõe actualmente de 31 quartos, uma suite e duas júniores, um restaurante, o “Rosa Maria”, um bar, piscina de água salgada, três salas de conferência e um business center. Esta unidade integra a rede Design Hotels AG, sediada em Berlim, que conta com 154 hotéis em 43 países. O proprietário do Farol Design Hotel refere que está muito satisfeito por pertencer a esta rede, na medida em que “dá à unidade uma grande cobertura mediática”. Em 2006, cerca de 10% dos hóspedes do hotel chegaram através desta rede.
Receitas aumentam 15% em 2006
O Farol Design Hotel registou um total de 2.600 milhões de euros de proveitos no ano passado, mais 15% face a 2005, indica o proprietário Diniz Rodrigues. No mesmo período, a unidade teve uma taxa de ocupação de 74%, o que representa um acréscimo de cinco pontos percentuais face ao ano anterior e prevê atingir este ano os 76%.
Em 2006, a receita média por quarto disponível (RevPAR) do Farol Design Hotel foi de cerca de 80 euros, com uma tarifa média diária de 142 euros.
O mercado nacional representa 17% do total e provém essencialmente do Norte do país. Espanha e Reino Unido seguem-se como os principais mercados daquela unidade.
“Em 2006, cerca de 35% das reservas do Farol Design foram realizadas através de motores de busca, como a Expedia, ARTEH, Époque Hotels e Rusticae, que vieram substituir os operadores turísticos, 30% são reservas directas e 12% foram efectuadas através de agências de viagem”, explica Diniz Rodrigues.
inco anos de operação
O Farol Design Hotel festeja no sábado, 30 de Junho, o seu quinto aniversário, data que será marcada por uma “mega festa” que contará com um concerto da banda The Human League. Esperam-se cerca de duas mil pessoas.
O proprietário da unidade, Diniz Rodrigues, refere que está “muito satisfeito com estes cinco anos de operação”. “Tenho tido melhores resultados do que esperava”, acrescenta.
As comemorações irão abranger a realização de um cocktail e jantar, com cerca de 250 convidados, a que se seguirá um espectáculo dos The Human League na discoteca Coconuts.
Hotel boutique para Av. Liberdade
Diniz Rodrigues em parceria com o arquitecto Miguel Câncio Martins, responsável pela decoração do Budha Bar, está em negociações com outros dois investidores para a aquisição de um edifício na Avenida da Liberdade, em Lisboa. A intenção é vir a inaugurar nesta localização um hotel boutique com 48 quartos, através de um investimento de 10 a 11 milhões de euros, estando incluídos os custos de aquisição do prédio, explicou ao Publituris o responsável.
Expansão para Bruxelas
O proprietário do Farol Design Hotel está em negociações para a aquisição de um edifício em Bruxelas, onde pretende abrir um hotel quatro estrelas sem restauração, com 54 quartos, onde iria investir cerca de nove milhões de euros.
“Pretendemos apresentar um produto com estilo, classe e design, o que não acontece em Bruxelas”, explica ao Publituris Diniz Rodrigues. “Se tudo correr bem as obras poderão arrancar até ao final do ano e a inauguração poderá ocorrer em Março de 2009”, acrescenta.