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Joaquim Robalo de Almeida, secretário-geral da ARAC

Transportes

ARAC lança Guia de Boas Praticas das Atividades de rent-a-car e rent-a-cargo

Segundo a ARAC, este guia “desempenha um papel crucial em várias frentes dentro do setor de locação de veículos, tanto de passageiros como de mercadorias”.

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Joaquim Robalo de Almeida, secretário-geral da ARAC

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ARAC lança Guia de Boas Praticas das Atividades de rent-a-car e rent-a-cargo

Segundo a ARAC, este guia “desempenha um papel crucial em várias frentes dentro do setor de locação de veículos, tanto de passageiros como de mercadorias”.

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A ARAC – Associação Nacional dos Locadores de Veículos lançou na passada quarta-feira, 22 de maio, o Guia de Boas Praticas das Atividades de rent-a-car e rent-a-cargo, lançamento que decorreu no Auditório da AMT – Autoridade da Mobilidade e dos Transportes.

Num comunicado enviado à imprensa, a ARAC explica que este guia “desempenha um papel crucial em várias frentes dentro do setor de locação de veículos, tanto de passageiros como de mercadorias”.

“Trata-se de um Guia desenvolvido com o intuito de promover padrões elevados de serviço, garantir a satisfação dos clientes e contribuir para um mercado moderno e eficiente, o qual foi elaborado com a participação de especialistas conhecedores da atividade desenvolvida por estas empresas de Mobilidade (entidade reguladora, órgão de defesa e representação dos consumidores e associação nacional de locadores de veículos)”, refere a ARAC na informação enviada à imprensa.

A apresentação deste novo Guia de Boas Praticas das Atividades de rent-a-car e rent-a-cargo contou com a presença de representantes das três entidades envolvidas na elaboração do documento, nomeadamente Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), Direcção-Geral do Consumidor (DGC) e da Associação Nacional dos Locadores de Veículos (ARAC).

Logo na abertura da cerimónia de lançamento, Ana Paula Vitorino, presidente da AMT, sublinhou a importância deste documento “para todas as empresas que pretendem exercer esta atividade de grande importância económica, constituindo o mesmo um
precioso documento de trabalho”.

Para a ARAC, este guia representa “um documento abrangente que cobre as áreas da operação de um serviço de rent-a-car e rent-a-cargo, desde a reserva até à devolução do veículo”, com foco em temas como a “Transparência e Clareza nos Contratos, Manutenção e Segurança dos Veículos”, “Tecnologia de pagamento e Contratos Digitais”, “Atendimento ao cliente”, “Tecnologia e Inovação”, “Plataformas de Reservas Online”, “Tecnologia de Mobilidade e Conectividade”, “Chaves Digitais e Aplicativos Móveis”, “SelfService e Quiosques digitais”.

“Não é apenas um conjunto de recomendações, é um compromisso com a excelência, pelo que entendemos que todos os operadores de aluguer de veículos sem condutor deverão adotá-lo como padrão mínimo para o exercício da sua atividade”, acrescenta a ARAC.

Além deste novo guia, a colaboração entre a ARAC, a AMT e a GDC deu também origem a uma minuta de cláusulas contratuais gerais, a uma minuta de cláusulas contratuais particulares e a um modelo de ficha de verificação da viatura alugada no check-out e
check-in.

“Certamente não ficaremos por aqui. Estamos certos de que sempre que seja necessária consultoria e elaboração de documentação útil às atividades de rent-a-car e rent-a-cargo,
estas três entidades responderão Presente”, afirma Joaquim Robalo de Almeida, secretário-geral da ARAC.

 

 

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Destinos

Revolut expande presença no aeroporto do Porto

A Revolut quer tornar-se um parceiro estratégico para os principais aeroportos europeus, expandindo a sua presença no aeroporto do Porto, num conjunto de parcerias que está a implementar com vários aeroportos europeus.

A Revolut, um banco licenciado com mais de 35 milhões de clientes na Europa e mais de 1,3 milhões em Portugal, anuncia novas parcerias com importantes aeroportos internacionais para fornecer o seu novo serviço aos passageiros que partem de Roma Ciampino, Milão Malpensa, Porto, Helsínquia e Bruxelas.

Este é um novo passo na estratégia mais ampla da Revolut para se tornar a conta principal dos seus clientes ao mesmo tempo que os acompanha em qualquer lugar – como nos grandes centros de viagens em toda a Europa, com a sua aplicação bancária que torna mais fácil a gestão do dinheiro em qualquer lugar.

Os passageiros prontos para viajar poderão obter cartões de débito Revolut gratuitamente em máquinas de venda automática instaladas em áreas estratégicas dos aeroportos. Os cartões Revolut beneficiam da vasta aceitação da rede Visa e podem ser usados em 200 países e por mais de 100 milhões de comerciantes em todo o mundo. As máquinas de venda automática da Revolut ficaram disponíveis e operacionais em Roma Ciampino e Milão Malpensa em julho, m Helsínquia em agosto, agora em setembro no Porto e em Bruxelas daqui a umas semanas. O objetivo é adicionar mais hubs na Europa nos próximos meses.

A Revolut começou a testar esta forma inovadora de distribuir cartões em Roma Fiumicino em julho de 2023 e, durante o último ano, mais de 100 mil cartões foram retirados pelos passageiros gratuitamente, mesmo antes da descolagem. Um ano depois, e após o sucesso desta iniciativa, a Revolut decidiu alargar esta ativação a outros aeroportos como Roma Ciampino, Milão Malpensa, Helsínquia e Porto, e até ao final do ano, irão juntar-se a outras grandes cidades europeias como Manchester e Bruxelas.

A Revolut oferece muitas funcionalidades que tornam a vida das pessoas mais fácil enquanto estão no estrangeiro: os cartões podem ser bloqueados e desbloqueados a qualquer momento com um único toque e, em caso de roubo ou perda do cartão, os clientes podem receber um novo cartão dentro de poucos dias, em qualquer parte do mundo. Os seus clientes também recebem até 10% de cashback (dependendo do seu plano) ao reservar alojamentos e experiências, enquanto os clientes Premium, Metal e Ultra também podem beneficiar de seguro de viagem, com cobertura médica, de atrasos de voos e de bagagem perdida. Além disso, os clientes Premium e Metal podem comprar acesso a lounges de aeroportos a preços reduzidos, enquanto os clientes Ultra têm acesso ilimitado a lounges.

Disponível no nosso país está também o RevPoints, um programa de fidelidade que permite aos clientes transformar os seus gastos diários em recompensas, incluindo milhas aéreas e descontos exclusivos em viagens, alojamentos e experiências.

 

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Summit Go4Travel leva a Porto Santo a sua convenção anual de 18 a 20 de outubro

Com o mote “The Golden Summit, a convenção da Go4Travel 2024 terá lugar no Porto Santo durante os dias 18, 19 e 20 de outubro, regressando assim ao arquipélago da Madeira, após o encontro de 2022.

Este ano, a “ilha dourada” de Porto Santo assumirá protagonismo ao longo dos dias de convenção, que decorrerá sob o mote “The Golden Summit”, através de um conjunto de experiências associadas à cultura local.

O Summit Go4Travel vai reunir profissionais das agências de viagens da rede de gestão, parceiros e fornecedores, criando o ambiente ideal para o desenvolvimento de parcerias estratégicas e discussão das tendências que moldam o futuro do setor. A adesão regular e significativa dos parceiros da Go4Travel à convenção, que se tem verificado ao longo dos anos, é, de acordo com nota de imprensa, ilustrativa do potencial deste encontro para a promoção de sinergias e para a construção de parcerias. Este é, por isso, “um dos principais eventos da agenda anual da indústria das viagens e do turismo”, refere o grupo.

Para a Go4Travel, a escolha do Porto Santo como destino para a convenção de 2024 sublinha o seu compromisso em promover as diversas regiões de Portugal, destacando as potencialidades turísticas e culturais de cada território ao incorporá-las na programação do evento.

Para João Matias, presidente do Conselho de Administração da Go4Travel, “este encontro é fundamental para fortalecer laços no setor das viagens e impulsionar o dinamismo do universo Go4Travel, que conta com 44 agências e 700 profissionais”, para realçar que “acreditamos que esta edição será uma oportunidade única para explorar novas sinergias e continuar a promover a excelência no serviço prestado pelas nossas agências de viagens”.

O grupo Go4Travel é composto por acionistas distribuídos por todo o país, com 100 balcões no continente, Açores e Madeira. Numa clara aposta na inovação tecnológica aplicada à indústria das viagens, tem apresentado um crescimento sustentado. Em 2023, a Go4Travel registou um crescimento de 25% no volume de Billing and Settlement Plan (BSP).

Organizado desde 2017, o Summit Go4Travel é um espaço de discussão da indústria e de promoção de sinergias entre agências e parceiros, bem como a principal plataforma do grupo para oportunidades de networking e team building.

 

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Aviação

Air France anuncia 169 destinos em 73 países e aumento de oferta de 7% em Portugal para o inverno

Este inverno, a Air France vai voar para 169 destinos em 73 países e abrir várias novas rotas, prevendo-se que, em Portugal, haja um aumento de 7% na oferta desde Lisboa e Porto para Paris.

A Air France anunciou que, este inverno 2024-2025, vai operar voos para 169 destinos em 73 países, numa oferta que conta também com um aumento de 7% em Portugal, informou a companhia aérea, em comunicado.

De acordo com a companhia aérea, a oferta para este inverno, que arranca em novembro de 2024 e termina em março do próximo ano, inclui 85 destinos de longo curso e 84 de curto e médio curso.

No caso de Portugal, está previsto um crescimento de 7% face ao mesmo período do ano passado na oferta disponibilizada, com a Air France a explicar que este aumento recai sobre os “serviços entre Lisboa e Paris-CDG e o Porto e o hub da companhia em França”, num oferta complementada pela KLM, que é parceira da Air France e que vai manter os seus voos desde Lisboa e Porto para o hub da transportadora em Amesterdão-Schiphol.

Quanto aos restantes destinos, a Air France revela que, no longo curso, vão abrir quatro novos destinos exclusivos, concretamente Kilimanjaro (Tanzânia), cujos voos vão decorrer na continuação da rota de Zanzibar, contando com três ligações por semana, a partir de 18 de novembro, num avião A350-900.

Novidade será também a nova rota que a Air France vai abrir para Salvador da Baía (Brasil), que  vai contar também com três ligações por semana, a partir de 28 de outubro de 2024, num avião A350-900.

A Air France realça que “a antiga capital brasileira será o 5º destino da Air France no Brasil, depois do Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza e Belém (este último oferecido em continuação de Caiena, na Guiana)”, sendo que a companhia aérea está a planear ainda um aumento de frequências nas rotas do Rio e Fortaleza, que vão passar a até 10 e 5 voos/semana, respetivamente.

“No total, a Air France vai oferecer até 32 voos/semana de/para o Brasil, com oportunidades de ligação a 40 destinos domésticos graças a uma parceria comercial com a companhia brasileira GOL”, acrescenta a companhia aérea.

Outro dos novos destinos que a Air France vai abrir este inverno é Manila (Filipinas), que vai contar igualmente com três voos por semana, a partir de 7 de dezembro de 2024, operados em Airbus A350-900.

“Manila é também servida pela KLM, com 4 voos/semana a partir de Amesterdão-Schiphol. A coordenação de horários entre as duas companhias permitirá oferecer um serviço diário para este destino. A abertura de Manila vai reforçar a rede da Air France na Ásia, onde a companhia serve também Tóquio-Haneda (até 15 voos/semana), Osaka (até 3 voos/semana), Pequim (até 7 voos/semana), Xangai (até 7 voos/semana), Hong Kong (até 7 voos por semana), Seul (até 7 voos/semana), Banguecoque (até 14 voos/semana, contra 7 no inverno de 2023-2024), Singapura (até 10 voos/semana) e Cidade de Ho Chi Minh (3 voos/semana)”, explica a Air France.

Malé (Maldivas) fecha a lista de novos destinos da Air France para este inverno, neste caso, contando com dois voos por semana, entre 20 de dezembro de 2024 a 5 de janeiro de 2025, operados num aparelho Boeing 777-300ER.

A Air France revela ainda que vai também reforçar o seu serviço para Saint-Martin, nas Caraíbas, que a partir de 20 de dezembro de 2024 passa a contar com dois voos diários, operados em Airbus A330-200.

A companhia aérea prevê continuar ainda a reforçar a sua rede na América do Norte, operando 235 voos/semana de/para 23 destinos este inverno, estando previsto que os serviços para Denver (Colorado) e Phoenix (Arizona) a partir de Paris-CDG seja aumentados para três voos por semana, em cada cidade.

A Air France lembra que, no caso destas duas rotas, “a ligação para Denver era oferecida apenas no verão até agora, e a rota Paris-CDG – Phoenix, nova no verão de 2024, foi inaugurada a 23 de maio”.

Curto e médio curso com mais de 630 voos diários no inverno

Além do longo curso, a Air France vai também reforçar a sua oferta no curto e médio curso, que vai contar com mais de 630 voos diários, com destaque para o reforço previsto para a Escandinávia, que vai contar com uma nova rota para para Kiruna (Suécia), que será “o 5º destino da Air France na Lapónia depois de Rovaniemi (Finlândia), Kittilä (Finlândia), Tromsø (Noruega) e Narvik Lofoten (na Noruega; destino servido apenas no verão)”.

“Kiruna será servida uma vez por semana em Airbus A319, de 21 de dezembro de 2024 a 8 de março de 2025”, acrescenta a Air France, na informação divulgada esta sexta-feira, 20 de setembro.

A Air France lembra ainda que, “no âmbito da cooperação comercial com a companhia SAS, em vigor desde 1 de setembro de 2024, os clientes da Air France beneficiam agora de acesso privilegiado a 33 novos destinos no Norte da Europa como Kristiansund (Noruega), Aarhus (Dinamarca), Turku (Finlândia), ou Luleå (Suécia) através dos hubs da SAS em Copenhaga, Oslo e Estocolmo”.

A companhia aérea vai ainda voar para Tânger (em Marrocos) durante o fim do ano, disponibilizando até 3 voos/semana de 22 de dezembro de 2024 a 3 de janeiro de 2025, num destino que, anteriormente, a Air France servia apenas no verão.

A oferta da Air France é também complementada pela da Transavia France, subsidiária low-cost do Grupo Air France-KLM, que vai oferecer 172 ligações para 102 destinos em 20 países este inverno, sendo, uma vez mais, a primeira companhia aérea low-cost a partir dos aeroportos de Paris.

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Destinos

Receitas turísticas sobem 9,1% em julho e somam 3.374MM€

No acumulado desde o início do ano, as notícias são igualmente positivas, uma vez que as receitas turísticas já estão perto dos 15 mil milhões de euros, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira, 19 de setembro, pelo Banco de Portugal (BdP).

As receitas provenientes da atividade turística registaram um aumento de 9,1% no passado mês de julho, somando 3.374,65 milhões de euros, de acordo com os dados revelados esta quinta-feira, 19 de setembro, pelo Banco de Portugal (BdP).

Os dados do BdP indicam que as receitas provenientes da atividade turística, que se encontram pelos gastos dos turistas estrangeiros em Portugal, apresentaram um aumento de 282,65 milhões de euros comparativamente aos 3.092,00 milhões de euros apurados em julho de 2023.

Face a julho de 2019, antes da pandemia da COVID-19, o crescimento das receitas turísticas é ainda mais assinalável, uma vez que traduz um aumento de 1.091,09 milhões de euros, o que corresponde a um crescimento de 47,8%.

O BdP destaca o contributo das exportações do turismo para o excedente da balança de serviços, que “passou de 3086 milhões de euros para 3423 milhões de euros”, num crescimento que “foi transversal à grande maioria das componentes da balança de serviços” e que contou com “o contributo positivo de 283 milhões de euros das viagens e turismo, que totalizaram 3375 milhões de euros”.

Tal como as receitas turísticas, também as importações do turismo, que correspondem aos gastos dos turistas portugueses no estrangeiro, apresentaram um comportamento positivo no passado mês de julho, somando 879,53 milhões de euros, num acréscimo de 70,77 milhões de euros, ou seja, um aumento de 8,7%.

Comparativamente aos resultados de julho de 2019, o crescimento chega aos 46,1%, o que traduz uma subida de 277,46 milhões de euros face aos 602,07 milhões de euros apurados no sétimo mês do último ano antes da pandemia.

A subir esteve ainda o saldo da rubrica Viagens e Turismo, que chegou aos 2.495,11 milhões de euros em julho, o que traduz um aumento de 9,3% ou mais 211,87 milhões de euros face ao mesmo mês do ano passado.

Na comparação com julho de 2019, a subida do saldo das Viagens e Turismo chega aos 48,4%, o que indica mais 813,62 milhões de euros arrecadados neste indicador.

Acumulado até julho já está perto dos 15MM€

No acumulado desde o início do ano, as notícias são igualmente positivas, uma vez que as receitas turísticas já estão perto dos 15 mil milhões de euros, de acordo com os dados divulgados pelo BdP.

Até julho, as receitas turísticas somam 14,970,5 milhões de euros, o que traduz um aumento de 11,1% face aos 13.476,22 milhões de euros apurados no mesmo período do ano passado, num aumento que chega aos 1.494.28 milhões de euros.

Tal como as receitas turísticas, também as importações do turismo subiram nos sete primeiros meses de 2024, fixando-se nos 3.685 milhões de euros, valor que fica 7,5% acima do registado no mesmo período do ano passado, o que traduz um acréscimo de 258,06 milhões de euros.

A subir esteve ainda o acumulado do saldo das Viagens e Turismo, que está já nos 11.285,5 milhões de euros, o que traduz uma subida de 12,3%, ou seja, mais 1.236,23 milhões de euros.

 

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Transportes

ACI World estima tráfego de 9,5 mil milhões passageiros, em 2024

Depois de, em 2023, o tráfego de passageiros ter atingindo os 8,7 mil milhões, a ACI World prevê um crescimento de 10% para 2024, representando 104% do nível de 2019. O tráfego doméstico continuará a ter um peso maior que o tráfego internacional.

O Airports Council International (ACI) World projeta um crescimento de 10% para o tráfego de passageiros em 2024, atingindo os 9,5 mil milhões, no seu mais recente Relatório Anual sobre o Tráfego Aeroportuário Mundial.

Com base em dados de mais de 2.700 aeroportos em mais de 180 países e destinos, o relatório oferece a visão geral mais abrangente da indústria aeroportuária global e dos mercados de aviação para o ano operacional de 2023 e o primeiro semestre de 2024. Inclui classificações completas para o tráfego de passageiros, carga e aeronaves.

Os dados recolhidos mostram que o tráfego global de passageiros, em 2023, atingiu 8,7 mil milhões em 2023, representando um aumento de 30,6% em relação a 2022 ou uma recuperação de 95% em relação aos resultados pré-pandémicos (2019).

“O ACI World Airport Traffic Forecast 2023-2052, publicado em fevereiro de 2024, estimava que o tráfego global de passageiros atingiria 8,7 mil milhões. O total global real para 2023, confirmado em julho de 2024, correspondeu a esta projeção com 99,99% de precisão”, salienta a organização.

Já para o tráfego global de passageiros em 2024, as projeções atuais estimam que o total de passageiros atingirá aproximadamente 9,5 mil milhões, representando 104% do nível de 2019 e refletindo um crescimento anual de 10% a partir de 2023.

Relativamente ao tráfego de passageiros acumulado no primeiro semestre de 2024 (janeiro-junho), os números apontam para um aumento de 11% em relação ao ano anterior, atingindo 102% do nível de junho de 2019. O mercado internacional, maior impulsionador da recuperação, registou um aumento de 17% em relação ao ano anterior, enquanto o mercado doméstico cresceu 6% em relação ao ano anterior.

Na “luta de forças” entre internacional e doméstico, os dados da ACI World prevê que o tráfego internacional de passageiros, em 2024, atinja 4,1 mil milhões, representando 43% do total de passageiros, enquanto o tráfego doméstico de passageiros atingirá os 5,4 mil milhões, representando 57% do total, no final de 2024

“Apesar da evolução macroeconómica positiva, como o abrandamento das pressões inflacionistas, as perspectivas a médio e longo prazo continuam sujeitas a riscos negativos, como conflitos geopolíticos, estrangulamentos no mercado de trabalho e restrições à entrega de aeronaves. No entanto, a recuperação gradual do número de passageiros internacionais e o regresso à rentabilidade das companhias aéreas assinalam uma dinâmica positiva no setor”, refere o documento da ACI World.

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EHTC lançam nova formação em Gastronomia Histórica

O objetivo desta formação passa por promover o estudo, recriação e reinterpretação de preparados culinários portugueses, oferecendo aos participantes a oportunidade de conhecer e replicar receitas históricas.

A Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e a licenciatura em Gastronomia da Escola Superior de Educação de Coimbra lançam uma nova iniciativa formativa gratuita: as Oficinas de Gastronomia Histórica.

Trata-se de um ciclo de sessões teórico-práticas tendo como objetivo promover o estudo, recriação e reinterpretação de preparados culinários portugueses, oferecendo aos participantes a oportunidade de conhecer e replicar receitas históricas, analisar as suas variações ao longo dos séculos e compará-las com as versões contemporâneas mais conhecidas.

As oficinas serão conduzidas pelos formadores Eduardo Vicente, João Pedro Gomes e Luís Gomes e decorrerão na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, com quatro sessões já programadas até ao final de 2024.

A primeira sessão terá lugar no dia 23 de setembro, das 15h às 18h, e terá como foco o estudo do doce “Toucinho do Céu”. Durante esta sessão, serão recriadas duas receitas datadas do século XVIII e XIX, onde se dará a conhecer a importância da História da Alimentação como agregador de valor a produtos alimentares, bem como destacar os desafios que a replicação e reinterpretação de receitas antigas apresentam.

A participação nas oficinas é gratuita e confere certificado de participação.

A inscrição na sessão desejada deve ser efetuada na Academia Digital Turismo de Portugal

Para mais informações, os interessados devem entrar em contato através do e-mail [email protected]

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Start-up Turneo obtém financiamento de 2M€ e abrange Portugal nos planos de expansão

O investimento da Bessemer Venture Partners vai permitir o alargamento dos serviços da Turneo a nível global e Portugal é um dos mercados onde a empresa planeia “investir significativamente”.

A Turneo obteve, recentemente, um investimento de dois milhões de euros da Bessemer Venture Partners que vai permitir o alargamento dos serviços da Turneo a nível global, planeando a start-up investir “significativamente” em Portugal.

Com um crescimento exponencial a nível turístico na última década, Portugal será abrangido pela expansão da Turneo, que reconhece no país “um enorme potencial para o mercado do turismo de experiência”. Com a presença da start-up, o país poderá diferenciar-se de outros destinos, apostando na promoção da cultura local através de experiências como passeios gastronómicos e históricos, provas de vinho e atividades de aventura na natureza.

Os Açores foram a porta de entrada para a start-up no país, com a cadeia Azoris Hotels & Leisure, que conta com três unidades de quatro estrelas no arquipélago, a estabelecer uma parceria com a Turneo, passando a oferecer uma gama diversificada de experiências de wellness e atividades ao ar livre. No leque de ofertas disponíveis incluem-se massagens no spa do hotel, picnic boxes para desfrutar enquanto exploram a ilha, partidas de golfe ou passeios de bicicleta pela cidade.

No comunicado que anuncia este investimento, a start-up refere que “o país poderá diferenciar-se de outros destinos, apostando na promoção da cultura local através de experiências como passeios gastronómicos e históricos, provas de vinho e atividades de aventura na natureza”.

Fundada em 2022, a start-up faculta aos hóspedes a possibilidade de navegarem e reservarem atividades no site ou na aplicação do estabelecimento. Ao mesmo tempo, fornece, aos hotéis, uma plataforma única onde toda a oferta de atividades internas e de parceiros é gerida. Isto inclui a criação e publicação de novas experiências e de parcerias com fornecedores locais, bem como a análise de dados de atividades, informações e comentários dos seus hóspedes.

Os dados obtidos na época de verão de 2024 na Europa apresentam resultados interessantes: os hóspedes que reservaram atividades atribuíram aos hotéis, em média, classificações 8% mais elevadas nos sites de avaliação. Nos últimos anos, assistiu-se a um crescimento significativo do mercado do turismo experiencial, prevendo-se que atinja os 463 mil milhões de dólares até 2030. Destes, a Turneo prevê que 172 mil milhões serão gerados através de unidades hoteleiras.

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Emprego e Formação

Turismo de Portugal atribui Bolsas Luís Patrão

Estão atribuídas as primeiras 10 Bolsas Luís Patrão pelo Turismo de Portugal. O valor total soma 500 mil euros.

O Turismo de Portugal (TdP) atribuiu, a 10 bolseiros, as primeiras Bolsas Luís Patrão, num apoio à formação no valor global de 500 mil euros.

Esta iniciativa marca a prioridade dado pelo Turismo de Portugal ao processo contínuo de formação e valorização das pessoas e dos profissionais do setor.

Recorde-se que esta bolsa, apresentada a 11 de dezembro de 2023, é destinada a apoiar a vertente académica, técnica e executiva de nível superior para jovens em início de carreira profissional, concretizando o objetivo do Turismo de Portugal em proporcionar a jovens de elevado potencial uma formação de excelência em escolas nacionais e internacionais.

Tendo em vista a formação das futuras gerações de líderes e gestores do turismo nacional, estas 10 bolsas segmentam-se em duas tipologias distintas: cinco bolsas de estudo pós-graduado, mestrado e MBA (categoria A) e cinco bolsas de especialização no estrangeiro (categoria B).

A Bolsa Luís Patrão promove, assim, a criação de uma rede de jovens profissionais do setor, promovendo a formação de gestores de topo com competências em áreas estratégicas para o turismo nacional. Os 10 estudantes selecionados apresentam não só talento, como percursos formativos de excelência e de elevado potencial, tendo assim a oportunidade de desenvolver novas ideias e projetos que façam a diferença no universo do turismo.

Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, salientou que “a Bolsa concretiza a visão e ambição do Turismo de Portugal de tornar a formação em turismo numa plataforma de criação de projetos com efetivo impacto económico e social. Hoje, o contributo do turismo une-se à preparação dos profissionais que pensam, inovam e lideram o futuro do país.”

Saiba quem são os 10 primeiros bolseiros:

Para as bolsas de estudo pós-graduado, mestrado e MBA, com um valor máximo de 60.000 euros por aluno foram selecionados:

  • António Martins Jerónimo no Excecutive Master in Finance – Universidade Católica Lisbon;
  • Júlia Pires de Campos no Mestrado Ciências Empresariais – Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG);
  • Lucas Firmino Melo no Mestrado em Finanças – Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG);
  • Mafalda Burmester Mello no Lisbon MBA – Universidade Católica Nova;
  • Miguel Ferreira Cabral no Lisbon MBA – Universidade Católica Nova.

Relativamente às bolsas de estudo de formação profissional especializada no estrangeiro, com um valor máximo de 40.000 euros por aluno foram selecionados:

  • António Allen Valente – Postgraduate Diploma in F&B Entrepreneurship and Management em Les Roches, Marbella;
  • Débora Gomes de Sá – Culinary Arts em Alain Ducasse, Paris;
  • Diogo Tempera Alexandre no GDC-T Gran Diploma Chef – Culinary Institute of Barcelona;
  • Jorge Pina Baptista – Postgraduate Diploma in F&B Entrepreneurship and Management em Les Roches, Crans Montana;
  • Marco Soares Ferreira – Culinary Arts em Alain Ducasse, Paris.
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Lusanova: Circuitos Europeus e Grandes Destinos crescem, mas falta o 4º trimestre

A Lusanova, especialista em circuitos e viagens culturais, apesar de ter destinos de praia, não tem, necessariamente, um verão forte. Tiago Encarnação, diretor operacional do operador turístico, revelou que, a nível de Circuitos Europeus “continuamos a crescer e com novos destinos face ao ano passado, e nos Grandes Destinos aumentámos significativamente”, mas “agora vamos ver o quarto trimestre”.

Tiago Encarnação, diretor operacional da Lusanova, declarou aos jornalistas, à margem da ação que o operador turístico levou a cabo, em Lisboa, de apresentação, a um grupo de agentes de viagens, da sua programação para a Madeira, que “o verão até agora correu-nos bem, vamos a ver agora o quarto trimestre”, revelando que “as reservas estagnaram um pouco, mas o mercado saiu agora do agosto e do setembro, e ainda faltam três meses até ao final do ano”. Acentuou que “o mercado está tão volátil que, há última da hora, pode sempre haver surpresas”

O responsável recorda que o “boom” das Grandes Viagens “é antes do verão e depois nesta altura do ano, com destaque para a Argentina e o Chile que se vende muito a partir de agora e até março, e ainda temos as passagens de ano na Madeira e São Miguel, para além de alguns circuitos e city breaks europeus, bem como os Mercados de Natal, e os circuitos ibéricos que serão lançados nas próximas semanas”.

O diretor operacional da Lusanova está confiante que “vamos atingir os valores do ano passado, uma questão é de saber se superamos ou não”, sublinhando, em relação à Madeira, que este é um destino que sai completamente fora do verão, já que o operador turístico tem circuitos o ano inteiro e ainda o Final do Ano, a Festa da Flor, sem esquecer que a região está a apostar noutros festivais e outros eventos ao longo do ano, ou seja, “o verão já não é tudo e o turismo já não é tão sazonal”, evidenciou.

Por sua vez, Francisco Álvares, coordenador do departamento comercial do operador turístico, anunciou que “vamos ter agora uma campanha que começa dia 23 de setembro e vai até 22 de outubro, para alavancar as vendas dos Grandes Destinos ao longo do ano. É um cliente que não olha a preços, quer qualidade, e um produto diferente e diferenciado, mas é agora que as pessoas marcam e querem viajar em novembro, dezembro, ou seja, na época mais baixa”.

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Mundomar Cruzeiros apresenta Queen Anne em Lisboa e anuncia nova brochura da Cunard

A Mundomar Cruzeiros deu esta quinta-feira, 19 de setembro, a conhecer a um grupo de agentes de viagens portugueses os itinerários da Cunard para 2025 e 2026, assim como o Queen Anne, novo navio da companhia norte-americana, que vai estar em Lisboa mais quatro vezes até ao final do ano.

Inês de Matos

O Queen Anne, novo navio de cruzeiro que a Cunard inaugurou já este ano, esteve esta quinta-feira, 19 de setembro, em Lisboa, numa escala que motivou a visita de um grupo de agentes de viagens portugueses convidados pela Mundomar Cruzeiros, que representa a companhia norte-americana em Portugal e que deu também a conhecer os itinerários previstos para 2025.

De acordo com António Pinto da Silva, diretor Comercial da Mundomar Cruzeiros, o navio, que conta com capacidade para 2996 passageiros e 1225 tripulantes, está a realizar um itinerário pelas Canárias e Marrocos, no âmbito do qual vai realizar mais quatro escalas na capital portuguesa até ao final do ano.

“Ainda vamos ter este navio a passar em Lisboa mais quatro vezes até ao final do ano”, indicou o responsável, explicando que, atualmente, o Queen Anne está “a fazer um itinerário pelas Canárias e Marrocos, vai voltar para Southampton”, estando a próxima escala na capital portuguesa prevista para 8 de outubro.

António Pinto da Silva explicou que, apesar do produto da Cunard ser muito tradicional e, por isso, dirigido a um público específico, “há procura” pelo Queen Anne em Portugal, ainda que este não seja um “produto de massas”, nem exista, a nível nacional, a mesma tradição de cruzeiros que existe, por exemplo, no Reino Unido.

“Temos, efetivamente, algumas reservas no Queen Anne, em função de ser um navio novo e dos novos itinerários que ele vai fazer em 2025 e 2026. Mas, evidentemente, que não é um produto para um mercado de massas, é um produto para meia dúzia de passageiros e, realmente, é isso que temos. É preciso ver que estamos a falar do mercado português, mas há procura”, afirmou o diretor Comercial da Mundomar Cruzeiros.

Por isso, está previsto, para breve, o lançamento de uma nova brochura dedicada aos itinerários da Cunard para 2025 e 2026, com António Pinto da Silva a mostrar-se confiante de que essa ferramenta venha a “incentivar um pouco mais a procura”.

“A nossa ideia é lançar, em breve, uma brochura. Estamos a terminar a brochura e, em breve, ela vai ser distribuída pelas agências de viagens e esperamos que isso também incentive um pouco mais a procura”, revelou o responsável.

A nova brochura vai dar a conhecer os itinerários dos quatro navios da Cunard – Queen Anne, Queen Mary II, Queen Victoria e Queen Elizabeth – para 2025, incluindo já alguns para 2026, que foram revelados aos agentes de viagens que participaram nesta visita.

Previstas para o próximo ano estão viagens transatlânticas de oito dias no Queen Mary II, entre Southampton e Nova Iorque, além de vários cruzeiros no Mediterrâneo, Norte da Europa, Alasca, Canadá e Nova Inglaterra, Caraíbas, Japão e Ásia, e ainda Austrália, Nova Zelândia e Ilhas do Pacífico Sul.

Revelado foi também que, em 2026, o Queen Anne e o Queen Mary II vão realizar viagens de volta ao mundo de 110 dias, com partida de Southampton, a 11 de janeiro de 2026.

Essa será, aliás, uma das poucas ocasiões em que as Quatro Rainhas da Cunard vão estar reunidas, com António Pinto da Silva a revelar que não sabe quando será possível voltar a ter estes navios em simultâneo em Lisboa.

“Já tivemos no passado as três rainhas em Lisboa, não olhei para o calendário e isso deve estar no segredo dos deuses, mas, em Southampton, sempre que começam as voltas ao mundo, os navios estão todos juntos. Partem todos na mesma data e, por isso, a 10 ou 11 de janeiro, vamos ter as quatro rainhas juntas em Southampton. Em Lisboa, ainda vamos ver”, disse o responsável.

Além de capacidade para transportar 2996 passageiros e 1225 tripulantes, o Queen Anne conta com vários restaurantes, incluindo quatro de especialidade – asiático, japonês, mediterrânico e steakhouse – duas piscinas, Spa, ginásio, casino, teatro, galeria de arte, biblioteca, assim como vários bares e zonas exteriores.

 

 

 

 

 

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