GuestReady: JMJ já está a provocar um aumento de preços superior a 100% no AL em agosto
A GuestReady, empresa de gestão do Alojamento Local (AL) em Portugal, revela que, para além dos festivais de música, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa, de 1 a 6 de agosto deste ano trará estadias longas a este tipo de alojamento, de sete dias, estando já a provocar um aumento de 100% nos preços.

Publituris
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
A empresa acaba de anunciar, em nota de imprensa, os momentos mais rentáveis para o AL em 2022 e previsões para 2023, enumerando os eventos que ajudam a equilibrar o calendário da procura ao longo do ano.
A Web Summit foi o evento com maior impacto no AL português em 2022, seguido do Primavera Sound, com recordes que se deverão repetir em 2023, refere a GuestReady, destacando a Jornada Mundial da Juventude que terá lugar este verão, em Lisboa, e que já está a provocar um aumento de preços em agosto superior a 100%.
A encabeçar o top dos eventos com maior impacto no AL em 2022, surge a cimeira tecnológica da Web Summit, em Lisboa, que levou a um aumento da procura em toda a cidade, especialmente nas zonas do Parque das Nações e da Baixa. A cimeira arrecadou estadias com uma média de quatro noites, tendo a GuestReady registado um aumento de preços superior a 80%, elevando os preços por noite até aos 500 euros na capital.
No mesmo ano, seguiu-se o Primavera Sound, concentrando portugueses e estrangeiros no Porto, o que levou a cidade a atingir uma ocupação de praticamente 100% durante o fim de semana do festival, com preços cerca de 50% mais caros. A empresa de gestão do Alojamento Local prevê um impacto semelhante no mercado da invicta em 2023, com o festival a decorrer no início de junho, no fim de semana de 7 a 10.
Já o Rock in Rio ocupou o terceiro lugar no top dos eventos de 2022. Gerou uma semana inteira de elevada ocupação, provocando um aumento geral de preços na ordem dos 35%.
Apesar de o Rock in Rio não se repetir em Lisboa em 2023, os festivais NOS Alive, MEO Kalorama, SuperBock Super Rock e MEO Marés Vivas já têm datas marcadas, e a GuestReady também prevê um impacto semelhante na procura e ocupação de alojamentos.
Além destes eventos pontuais, há ainda momentos-chave recorrentes em todo o território nacional que também levam a um aumento da procura e a um aumento generalizado dos preços dos alojamentos. Nesta categoria, contam-se os feriados nacionais e fins de semana prolongados e também as celebrações e festas locais, realça a empresa.